Aprenda como desbloquear o saldo do FGTS

37
29079
celular aberto na tela do fgts
4
(135)

Se você precisa desbloquear o saldo do FGTS, o primeiro passo é saber por qual motivo o valor está bloqueado. Isso porque, para cada situação, é necessário um procedimento um pouco diferente. 

Anúncios

Além disso, em casos específicos, como o saque-aniversário, por exemplo, pode haver um prazo ou regras próprias para realizar o desbloqueio.

Por isso, antes de ensinar como desbloquear o saldo do FGTS, vamos explicar quais são essas situações em que pode haver o bloqueio. Depois de identificar qual é seu caso, você saberá como desbloquear.

Anúncios

Vale destacar que quando o dinheiro do Fundo fica bloqueado, qualquer movimentação é inviabilizada, mesmo nos casos em que houver o direito assegurado – demissão sem justa causa, etc.

Por que o saldo do FGTS fica bloqueado?

Dependendo do motivo pelo qual foi bloqueado, a forma para desbloquear o saldo do FGTS é diferente. E existem várias situações que podem levar a esse bloqueio:

  • Saque-aniversário

Ao aderir ao saque-aniversário, por exemplo, o titular da conta pode sacar uma parte do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. Mas o valor total fica bloqueado em caso de demissão.

Anúncios

A antecipação do saque-aniversário – um tipo de empréstimo oferecido a quem optou por essa modalidade – também resulta no bloqueio.

Afinal, as parcelas são automaticamente repassadas ao banco que fez o empréstimo. 

  • FGTS como garantia de empréstimo

Ao usar o FGTS como garantia de empréstimo – contratar empréstimo consignado e oferecer 10% do saldo como garantia, além dos 40% da multa rescisória – o saldo também é reservado para o banco e o trabalhador não consegue utilizá-lo.

  • Pensão alimentícia atrasada

Quando o trabalhador paga pensão alimentícia por decisão judicial e atrasa as parcelas, o seu saldo do FGTS também pode ser bloqueado. O juiz pode emitir uma ordem de pagamento à Caixa para que o Fundo seja usado para quitar a pensão.

Afinal, pensão alimentícia é um auxílio fundamental para a sobrevivência ou manutenção do estilo de vida do beneficiado – muitas vezes, menor de idade. Então a prioridade é pagá-la e o saldo fica indisponível por ter sido gasto com ela.

  • Erro nas informações

Pode ocorrer do saldo de algumas contas aparecer como bloqueado ou sem saldo quando banco detecta divergências ou informações imprecisas na base de dados do beneficiário.

O motivo pode ser até mesmo um erro de digitação no cadastro, como o nome do trabalhador ou de sua mãe. 

Tela do celular e do computador com o FGTS
Em caso de saque-aniversário, é possível desbloquear o FGTS pelo aplicativo

Como desbloquear o saldo do FGTS?

A seguir, confira como desbloquear o saldo do FGTS em cada uma das situações. Certifique-se de qual é o seu caso para realizar o procedimento correto.

Em caso de saque-aniversário

Para desbloquear o saldo do FGTS novamente após optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa voltar para a modalidade saque-rescisão. Ou seja, aquele em que ele recebe o fundo ao ser demitido sem justa causa.

Porém ele deve aguardar dois anos, contados a partir da data de adesão ao saque-aniversário. Passados dois anos, o pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS ou site da Caixa Econômica Federal.

Em caso de decisão judicial para pagar pensão

Se o motivo do bloqueio for ordem judicial para pagar pensão alimentícia, para desbloquear o saldo do FGTS é necessário quitar a dívida primeiro. Ou seja, pagar o valor correspondente às parcelas atrasadas da pensão. 

Somente depois disso, ele pode fazer o pedido de desbloqueio por meio de um representante legal, diretamente ao juiz responsável pela ação.

Quando o FGTS foi garantia de empréstimo

Quando usado como garantia de empréstimo, todo o saldo comprometido no pagamento deste crédito fica bloqueado. Logo, o Fundo só volta a ficar disponível a partir da liquidação da dívida. 

Mas se o trabalhador quiser desbloquear esse saldo do FGTS antes da liquidação da dívida, ele pode quitar as parcelas pendentes. 

Basta notificar as instituições financeiras envolvidas – a Caixa e o banco com quem contratou o empréstimo – e realizar os pagamentos devidos.

Como desbloquear o saldo do FGTS em outras situações?

Em outros casos de bloqueio do saldo – seja quando as informações estão erradas ou qualquer outro caso excepcional que não tenha sido mencionado no artigo – o trabalhador deve comparecer à agência da Caixa mais próxima. 

Somente no banco ele poderá obter as informações corretas sobre como proceder no seu caso em específico. Se o motivo for informações incorretas na base de beneficiários, o próprio atendente irá informá-lo. 

Ao se dirigir ao banco, leve consigo um documento de identidade, a carteira de trabalho física ou digital e um comprovante de residência. 

Em casos específicos, outros documentos podem ser solicitados. Informe-se diretamente com o banco.

Por quanto tempo o saldo do meu FGTS pode ficar bloqueado?

Uma dúvida que muitos brasileiros possuem é por quanto tempo o saldo do FGTS pode ficar bloqueado. Essa resposta varia de acordo com o motivo que levou o seu benefício a estar bloqueado.

Por isso, não existe um prazo correto para que o saldo fique novamente disponível para o trabalhador. Vamos a um exemplo:

Caso o bloqueio seja por conta da adesão ao Saque-Aniversário, o prazo para voltar ao Saque-Rescisão e voltar a ter acesso total ao Fundo, no caso de demissão sem justa causa, é de 24 meses após a solicitação.

Porém, se o benefício estiver bloqueado por causa de determinação judicial o prazo é o que foi determinado pela justiça que emitiu a ordem.

Como usar o saldo do FGTS de forma adequada e com investimentos?

Agora que você já conseguiu desbloquear o saldo do seu FGTS deve estar com vários planos de como pode usar esse dinheiro, certo? Existem diversas formas de você utilizar o valor que tem direito de forma inteligente.

E para saber qual a melhor forma de você usar o seu FGTS é preciso ter conhecimento para tomar a decisão certa. Foi pensando nisso que o FinanceOne lançou o curso “Finanças e Investimentos Inteligentes”.

Neste curso você vai aprender sobre diversos temas de finanças pessoais e mercado financeiro. No total são 38 aulas divididos em 10 módulos, sendo cinco deles os seguintes assuntos:

  • Módulo 1: Introdução às Finanças Pessoais;
  • Módulo 2: Introdução ao Mercado Financeiro;
  • Módulo 3: Renda Fixa Pública;
  • Módulo 4: Renda Fixa Privada;
  • Módulo 5: Renda Variável Fundos.
  • E muito mais!

Todo o curso é ministrado pelo educador e assessor financeiro especializado em finanças pessoais e investimentos inteligentes, Daniel Garza. O profissional ministra palestras, workshops e cursos de educação financeira desde 2015, com o objetivo de ajudar as pessoas a organizar as finanças e investir com inteligência.

O curso é pago e você pode realizar o pagamento tanto à vista quanto parcelado em até 12 vezes. Quer saber mais sobre o curso? Clique no botão abaixo!

Gostou do conteúdo sobre como desbloquear o saldo do FGTS? Então compartilhe com outros amigos e deixe sua dúvida nos comentários!

*Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 135

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

37 COMENTÁRIOS

    • Meu FGTS foi bloqueado, eu já tinha programado 50% para Eletrobras, aí fiz nada e eles bloquearam, só recebi apenas o saque extraordinário

      • O seu saldo foi totalmente bloqueado? Pq o meu tb esta assim. E mesmo bloqueado recebe o saque extraordinário?

      • Eu tenho dinheiro no meu FGTS e não consigo tira porque está bloqueado quem pôde mim ajudar estou precisando muito desse dinheiro

    • Oi, Danilo! Tudo bem?
      Sugerimos que entre em contato com a instituição financeira. Além disso, consulte as cláusulas do empréstimo para saber o que ainda pode ser feito.

  1. Os 1000 reais que o governo liberou não foi depositado no caixa tem. Por causa de uma letra do meu nome está errado.. mas já acertei esse detalhe na agência mas mesmo assim não resolveu e estou sem receber meu fgts.. que era para o dia 30/04/2022

  2. Olá meu FGTS está bloqueado por decisão judicial por pensão alimentícia sendo que a parte em questão não fez o saque correspondente ao valor da pensão

  3. Olá,fiz o saque aniversário adiantado, só que agora eu me aposentei e não consegui sacar o meu FGTS.
    Como posso resolver?

    • Oi, Arcelino! Tudo bem?
      Optando pelo saque aniversário, o saldo fica bloqueado. Sugerimos que procure uma agência Caixa para esclarecer a dúvida.

    • Oi, Marcelo! Tudo bem?
      Você pode desistir da modalidade saque aniversário pelo aplicativo FGTS e, assim, voltar para a modalidade saque rescisão. Para mais informações, sugerimos que procure a Caixa.

  4. Fiz um empréstimo saque aniversáriodo fgts, todas parcelas está em dias somente as parcelas do ano 2023 está em aberta, agora me aposentei pedi o saque do fgts por aposentadoria, recebi algumas SMS que saúde dia agendado para dia 28 e informando algumas valores, esse dinheiro vai cair minha conta ou na conta do banco pan devido aos empréstimo?

    • Oi, Rodrigo! Tudo bem?
      Sugerimos que verifique por qual motivo seu saldo está bloqueado. Enquanto esse for o status, você não pode sacar.

  5. Boa noite estou na vigência do saque aniversário para o saque recisão q vai entrar em 2024 será q consigo solicitar a antecipação estando dessa forma no site

  6. Minha esposa bloqueio minha conta do FGTS, após colocar dados errado do banco. Já fui a caixa eles informa que são até 10 dias úteis, mais até agora não liberou meu saque aniversário que iria acontecer dia 01/08 Qual atitude devo tomar pra receber o meu dinheiro?

  7. Bom dia,eu fiz a antecipação do saque aniversario e o meu fgts está bloqueado mas o saldo é superior a divida como eu fasso para sacar o restante?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui