SOS Nu: Veja o guia para se proteger de golpes financeiros, roubos e emergências

2
738
Mulher de capuz com celular
5
(1)

O Nubank lançou um guia que pode te ajudar, principalmente se você estiver passando por alguns perrengues financeiros, como golpes e perda de cartão. É a plataforma SOS Nu, que traz um guia para ajudar as pessoas nesse tipo de situação. 

Anúncios

O guia traz dicas de como se proteger e também como proceder em situações envolvendo golpes, roubos e fraudes. Como se fosse uma central de segurança, que engloba informações e também ferramentas para a proteção de dados pessoais.

A iniciativa da instituição financeira foi motivada pelo aumento no número de reclamações envolvendo fraudes bancárias, inclusive de clientes do Nubank. No entanto, vale ressaltar, que quem não é cliente também pode encontrar muitas informações úteis por lá.

Anúncios

De acordo com dados da empresa de segurança Kaspersky, o Brasil é um dos países com maior número de ataques de phishing – principal tática utilizada em golpes financeiros na internet. 

Além disso, de acordo com a PSafe, foi registrado um aumento em 50% no número de tentativas de golpes financeiros pelo celular.

Para completar, os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também apontam que quase 100 celulares são furtados ou roubados por hora no Brasil.

Anúncios

É neste contexto que surge a nova central de segurança do Nubank, para ajudar os clientes a aumentar a segurança e tomar medidas preventivas, além de saber como agir caso seja uma vítima. 

“Queremos que nossos clientes possam se proteger e ter fácil acesso ao que precisam saber nessa hora difícil. Muitas vezes, esses casos são reflexos de engenharia social, e os criminosos estão sempre encontrando novas maneiras de encontrar suas vítimas”, diz Cristina Junqueira, co-fundadora e CEO do Nubank no Brasil.

O que é e como funciona a SOS Nu?

A SOS Nu é uma plataforma que funciona como uma central com informações e dicas práticas para lidar com emergências. Consultando o guia, o cliente saberá como agir caso seja vítima de golpes e roubos. 

Como foi desenvolvida pela própria fintech, o conteúdo é principalmente direcionado para os clientes Nubank, trazendo os dados e passo a passo que eles devem adotar caso a emergência envolva um dos produtos do roxinho. 

No entanto, quem não é cliente também pode se valer dos benefícios da plataforma. Isso porque, mais do que uma central de atendimento, a plataforma é um compilado de informações para saber como agir nesses casos. 

Quem é cliente, encontra o passo a passo de como entrar em contato com o banco, quais informações o Nubank precisa em cada tipo de emergência, como enviar um Boletim de Ocorrência, entre outras etapas para proteger a conta. 

Lá, a fintech também explica como funciona o processo caso você tenha tido valores desviados.

O conteúdo disponível no SOS Nu envolve todo tipo de emergência:

  • perda de senha
  • boleto falso
  • clonagem de cartão
  • golpe via Pix ou WhatsApp
  • roubo de celular, entre outros

Mas vale destacar que a plataforma não substitui o atendimento. Ela apenas guia o cliente sobre como proceder, com instruções detalhadas, dependendo do tipo de situação.

homem segurando celular
SOS Nu traz orientações e dicas para vítimas de golpes financeiros e roubos

3 dicas para não cair no golpe da falsa central de atendimento

Entre os problemas mais apontados pelos clientes do Nubank, estão aqueles relacionados a central de atendimento. A plataforma SOS Nu também trás informações importantes para que os usuários do banco não se tornem vítimas de golpes e roubos.

As estratégias variam, mas o intuito permanece constante: no outro lado da linha está um golpista. O propósito dessa pessoa é persuadi-lo a instalar um app ou outro software em seu dispositivo móvel. Normalmente essas práticas ocorrem com uma pessoa entrando em contato com o cliente do banco fingindo ser da central de atendimento e alegando algum tipo de problema em sua conta.

Em alguns cenários, o golpista pode obter acesso às suas mídias sociais, senhas, contas bancárias, tudo via um programa que o próprio usuário instalou. Abaixo apresentamos as 3 principais dicas para não cair nesse tipo de golpe:

1. Não baixe apps

Não baixe em hipótese alguma qualquer app fora da loja oficial do seu smartphone, nem clique em links suspeitos. Em geral, links e apps estranhos podem conter malwares e vírus nocivos para o seu celular.

2. Desligue a chamada

Lojas, bancos e outros prestadores de serviços nunca vão te pedir informações sensíveis (como a sua senha) durante uma ligação. Se isso acontecer, desligue imediatamente.

3. Não faça nenhuma transação

Na dúvida, não faça nada até ter certeza de quem está do outro lado da linha. Você mesmo pode entrar em contato com o seu banco por meio de um canal oficial.

Como acessar o guia em caso de golpes?

Não é necessário ser cliente Nubank para acessar a SOS Nu. página inicial, da plataforma é possível acessar informações e ficar sobre casos de emergência. 

No menu, basta clicar no tipo de emergência no qual está envolvido e a plataforma mostra o passo a passo de como proceder caso seja o cliente Nubank. Se for cliente de outro banco, é só seguir as instruções desconsiderando a parte de contato com a fintech.

  1. Acesse página inicial da plataforma 
  2. Selecione a opção que se encaixa na sua emergência: golpes ou furto, roubo e coerção
  3. No menu seguinte, especifique o tipo de emergência e siga as instruções apresentadas

O site detalha cada passo a ser seguido se algo acontecer e como proteger as informações e o acesso a elas, independentemente do provedor ou modelo de telefone celular.

A fintech também sugere que os clientes deixem a página sempre aberta em uma aba do navegador. Assim, caso passe por algum problema, pode consultar o passo a passo rapidamente.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe e leia também: Nunos – Veja como funciona o programa de recompensas do Nubank!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Jefferson! Tudo bem?
      Sugerimos que registre um Boletim de Ocorrência e contate seu banco o mais rápido possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui