O ano de 2020 vai entrar para a história. Não só por conta da pandemia, mas também pelo crescimento de algumas startups, que mesmo com dificuldades continuaram a avançar.
A economia brasileira sofreu uma grande retração econômica causada, sobretudo, pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma queda de 4,1%. Foi a maior queda registrada desde 1996, de acordo com o IBGE.
Ainda assim, 2020 tornou-se o ano de maior investimento em startups, com cerca de US$3,5 bilhões. Isso significa que mesmo com o cenário instável, houve quem preferiu se arriscar e continuar investindo nesse tipo de negócio.
Mas você sabe o que é uma startup e como esse tipo de negócio funciona? Leia e entenda quais foram as que mais cresceram em 2020 aqui no Brasil.
O que é uma startup?
Conforme o Sebrae, uma startup é um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza.
Primeiramente, esse tipo de negócio se desenvolveu durante o boom da internet nos Estados Unidos e, que ganhou muita força nos anos 90. E de maneira idêntica, aqui no Brasil, omodelo surgiu entre 1999 a 2001 e não parou mais de crescer.
Analogamente, elas apresentam um projeto de negócio diferenciado e estão relacionadas à prática e pesquisa de ideias mais modernas. Apesar de serem promissoras e apresentarem alguns riscos, elas possuem baixo custo inicial.
A princípio, as startups podem estar em muitas áreas de atuação. Dentre os modelos mais conhecidos estão as fintechs, na área financeira e as lawtechs, do setor jurídico.
- Fintechs: são empresas que revolucionaram o mercado de serviços financeiros aliado à tecnologia. Portanto, vão muito além de bancos digitais. Atualmente, já existem empresas que oferecem produtos e serviços diferentes como crowdfundings, crédito e investimentos.
- Lawtechs: são startups que buscam solucionar problemas ligados à área do direito. Surgiram da necessidade de cuidar de uma grande quantidade de processos, normalmente burocráticos, resolvendo de forma simples e fácil.
Confira agora as startups que mais cresceram em 2020
Multiweb
A Multiweb é uma agência especializada no desenvolvimento de e-commerce, área que se expandiu muito com a quarentena. É uma das startups que mais cresceram em 2020 e que promete crescer mais em 2021.
Indenizar
A Indenizar presta assessoria jurídica para passar por problemas com companhias aéreas como voo atrasado, bem como o cancelamento de voos e overbooking. Trabalha principalmente com as indenizações, resolvendo tudo de forma mais prática e rápida para seus clientes.
Contraktor
A Contraktor é uma startup de gestão de contratos. Através do software, é possível realizar a assinatura digital e o gerenciamento de documentos. Criada para desburocratizar a papelada de formalização.
Codificar
A Codificar é uma empresa de criação de aplicativos que cresceu muito em 2020 devido a demanda alta por plataformas de empresas que ainda não praticavam o negócio digital. Produz aplicativos que vão desde marketplace a apps de entregas e serviços.
Sem Processo
A Sem Processo é uma startup de acordos judiciais. Auxilia empresas e advogados a resolverem problemas através da resolução de conflitos, sem a necessidade de chegar aos tribunais. E disponibiliza uma forma de gestão para as negociações através de chats.
Docket
A Docket possui uma plataforma integrada por meio de Interface de Programação de Aplicações, conhecida pela sigla API. Resolve problemas ligados à obtenção de documentos, junta comercial, ambiental, certidões, análises de crédito e afins. Por meio dela, as empresas podem realizar mais operações e com maior agilidade em seus negócios.
Oito Tecnologia Jurídica
A Oito Tecnologia Jurídica foi criada para atender uma necessidade do segmento jurídico, na solução de tecnologias para gestão e automação de back office. Ela ajuda seus clientes a assumirem um controle maior na redução de custos, qualidade de informações, eficiência e apoio na tomada de decisões.
Gostou do nosso conteúdo? Ele te ajudou, mas você quer saber ainda mais? Então confira agora as 5 startups mais promissoras para 2021.