Técnicas para melhorar a produtividade no trabalho | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Técnicas para melhorar a produtividade no trabalho

A produtividade no trabalho é algo cada vez mais cobrado pelas empresas. Aquelas que estabelecem uma cultura própria para seus empregados, querem em troca resultados. Já é comum ver empresas de todos os portes, hoje, adotarem a chamada cultura organizacional, ou mesmo a cultura de empresa ou cultura de startup, em sua rotina.

Nada mais é do que uma rotina mais descontraída, em uma ambiente informal, em que os funcionários são donos de seu próprio trabalho. Não há “dress code”, momentos de lazer durante as horas de trabalho são liberados, home office inclusive, horário flexível, tudo faz parte dessa cultura de startup que vem sido adotada por algumas empresas.

Entretanto, nesse ambiente mais “livre”, a pressão por resultados pode ser ainda maior. A diferença é que o funcionário se sentirá mais motivado para entregar. Mas não pense que é bagunça. Mesmo sendo responsável por suas horas de trabalho e ter uma rotina mais flexível, é preciso ter produtividade no trabalho. É preciso entregar, cumprir as demandas e mostrar resultados.

Uma das empresas pioneiras nessa cultura foi a Netflix. No documento aberto divulgado em seu site, a empresa explica o porquê dessa liberdade aos seus funcionários. É algo como a liberdade e transparência vão gerar o senso de responsabilidade no empregado. Leia um trecho a seguir, traduzido livremente.

“Nosso objetivo é inspirar as pessoas mais do que gerenciá-las. Confiamos em nossas equipes para fazer o que acham melhor para a Netflix – dando-lhes muita liberdade, poder e informação em apoio de suas decisões. Por sua vez, isso gera um senso de responsabilidade e autodisciplina que nos leva a fazer um ótimo trabalho que beneficia a empresa.”

produtividade no trabalho
Para ter produtividade no trabalho, a forma como se dão as relações com os colegas podem influenciar diretamente no ambiente corporativo

Dicas para aumentar produtividade no trabalho

Você pode estar pensando: assim é fácil ter produtividade. É certo que muitas empresas não agem como a Netflix. E nem adotaram uma cultura de startup em sua rotina. A realidade é bem diferente para a maioria das pessoas. Como, então, aumentar a produtividade no trabalho?

Já falamos aqui sobre aplicativos que ajudam na gestão empresarial. E, consequentemente, a melhorar sua produtividade no trabalho. Já falamos aqui sobre aplicativos que ajudam na gestão empresarial. E, consequentemente, a melhorar sua produtividade no trabalho.

O Instituto Brasileiro de Coaching, que promove formação de coaches no país em diversas áreas, publicou um artigo falando sobre a produtividade. As dicas para aumentar a produtividade são de José Roberto Marques, presidente do IBC, e o post completo você pode ler aqui.

O presidente do IBC inicia seu artigo falando sobre a mudança de hábitos. É então que ele propõe algumas técnicas para aumentar a sua produtividade. Organizar-se, manter o foco e, muita atenção, cuidado com a procrastinação. Essas são as primeiras recomendações que você deve ficar atento, segundo Marques.

Definir suas metas vai ajudar a manter a linha de raciocínio e definir o que deve ser feito no trabalho. Além disso, você pode contar com uma série de ferramentas para ajudar nas tarefas. A tecnologia veio e permanece evoluindo como uma grande aliada dos processos de produtividade no trabalho. Inclusive, citamos esses exemplos no post mencionado acima, sobre os aplicativos que podem te ajudar na gestão empresarial.

“Como todas as grandes empresas, nos esforçamos para contratar os melhores e valorizamos a integridade, a excelência, o respeito e a colaboração.” Culture at Netflix

Ações para ter mais produtividade no trabalho

O ambiente também é algo que você deve cuidar. Manter uma rotina e cuidar de você mesmo já vai iniciar esse processo. Agora, você deve colaborar para seu ambiente de trabalho. Manter a organização e a harmonia são essenciais para a produtividade. A forma como alguém se relaciona com os outros colegas, subordinados ou gestores, é capaz de influenciar positiva ou negativamente em todo o ambiente corporativo. Ter respeito e praticar a confiança, ajudam a tornar o clima mais leve e o trabalho a fluir como deve o esperado.

Além disso, saber ouvir é essencial. Entender o ponto de vista e deixar que os outros exponham suas opiniões pode contribuir para o bom funcionamento. Ninguém quer uma pessoa ditando regras e normas apenas. O bom entrosamento é fundamental, explicamos o porquê.

Por mais que algumas empresas adotem uma cultura organizacional nos moldes atuais, elas buscam contratar e reter funcionários que estejam engajados na causa, que se enquadram no perfil proposto. Não só da vaga, mas da empresa. Afinal, elas não querem que um único indivíduo contribua no baixo rendimento dos colegas e na infelicidade geral. Esse é um ponto que pode ser difícil de acreditar, mas fica a reflexão sobre a produtividade no trabalho.

“Nossa filosofia central é pessoas sobre os projetos. Mais especificamente, nós temos grandes pessoas trabalhando juntas como uma equipe de sonhos. Com essa abordagem, somos uma organização mais flexível, divertida, estimulante, criativa e bem-sucedida”, define a Netflix, em seu código de cultura.







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras