Tesouro Selic ou IPCA: saiba qual a melhor opção para investir

0
221
tela do gráfico tesouro direto
0
(0)

Os investimentos são uma ótima opção para montar uma reserva de emergência, conquistar um sonho ou até mesmo criar uma independência financeira. Por isso, preparamos um material para te ajudar a entender sobre as vantagens de investir no Tesouro Selic ou IPCA.

Anúncios

Porém, antes de saber se é melhor investir no Tesouro Selic ou IPCA, precisamos entender no que consiste cada modalidade.

Tesouro Selic ou IPCA? Entendendo os conceitos

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um título público, ou seja, ele é emitido pelo governo. Diferente, por exemplo, dos títulos bancários (que são emitidos pelos bancos) e os títulos privados (que são emitidos por empresas).

Anúncios

Além disso, essa modalidade de investimento recebe esse nome pois se baseia na Taxa Selic, tarifa básica de juros no Brasil. Logo, trata-se de um rendimento pós-fixado. A taxa é atualizada a cada 45 dias, de acordo com as reuniões realizadas pelo Conselho de Política Monetária (Copom).

Quanto ao seu funcionamento, é bem simples de entender. Os bancos realizam empréstimos, certo? Pois bem, para isso, também costumam cobrar juros. No caso do Tesouro Selic, é o investidor que faz esse empréstimo para o governo.

Sendo assim, a fórmula para calcular os rendimentos são:

Anúncios

Retorno = Valor investido x (1 + Taxa)

+ Qual impacto da Selic na poupança e investimento de renda fixa?

imagem de uma calculadora com caneta para investimentos
Os investimentos podem ser um ótimo aliado na conquista da independência financeira

O que é Tesouro IPCA?

Agora que já sabemos o que é Tesouro Selic, vamos entender sobre o Tesouro IPCA, que também é um título público emitido pelo governo. Assim, o índice é administrado pelo Banco Central (Bacen).

Sendo assim, é um valor que o governo usa para manter suas estruturas funcionando. Porém, diferente da Selic, ele possui um rendimento híbrido: pós e pré-fixado. Entenda!

Bem, isso acontece porque essa modalidade de investimento possui uma taxa fixa e outra baseada na inflação, ou seja, no IPCA.

Ele é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e serve para medir a variação de preços de produtos e serviços que costumam ser usados pelas famílias brasileiras. Assim, o seu valor varia com base nessa fórmula, que se apresenta como:

Retorno = Valor investido x (Taxa fixa + IPCA)

Ademais, existem dois tipos principais de Tesouro IPCA:

  • Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): como qualquer investimento, funciona com base na multiplicação de juros compostos do valor que investiu, com base em um valor presumido.
  • Tesouro IPCA+ Juros Semestrais (NTN-B): a diferença entre os dois é que nesse caso você recebe o pagamento de juros antecipados a cada seis meses. Diferente do IPCA+, você não precisa esperar até o vencimento para utilizar o saldo da aplicação.

Em qual investir?

Para entender se é melhor investir no Tesouro IPCA ou Tesouro Selic, é preciso considerar o cenário atual. Isso porque vivemos, em consonância, uma alta da Taxa Selic e um crescimento da inflação. Por isso, é comum que as pessoas deem preferência para títulos pós-fixados, como as opções que apresentamos.

Mas vale ressaltar que essas modalidades dependem muito do tipo de investimento que se pretende fazer. Por exemplo, o Tesouro Selic é ideal para quem deseja construir uma reserva de emergência. Isso porque o valor não sofre grandes alterações, visto que a taxa acompanha a economia do país. Além disso, oferece mais liquidez ao investidor.

Por outro lado, por acompanhar a inflação do país – que está em alta ultimamente – o IPCA pode ser uma opção melhor para quem busca mais rentabilidade. Outrossim, o dinheiro não perde o poder de compra, justamente por causa dessa sua característica principal.

Porém, apesar de se caracterizar como um investimento seguro, é melhor que o investidor não concentre todo o seu capital nele. A reserva de emergência, por exemplo, fica mais segura em investimentos como o Tesouro Selic, por exemplo.

Logo, o melhor investimento acaba sendo aquele que tem mais a ver com os seus objetivos. Mas se tratando de renda fixa, sendo Tesouro Selic ou IPCA, o investidor pode ter uma maior certeza da segurança de não perder seus preciosos bens.

Gostou da matéria? Que tal aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre investimentos? Veja também sobre como investir pouco dinheiro e confira as melhores opções e como fazer.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui