Conversor de moedas Transferência internacional

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como negociar tarifas bancárias

Escrito por: Mateus Carvalho em 13 de novembro de 2018

Suas tarifas bancárias estão altas? Você sabia que é possível reduzi-las? Já pensou em negociar as tarifas bancárias com seu banco? O Banco Central criou em julho de 2013 um regulamento que estipula que as instituições devem oferecer aos clientes quatro pacotes de tarifas para  pessoas físicas. Essa norma facilita o entendimento dos consumidores dos serviços que são prestados pelos bancos, assim como os valores.

Mas antes de começar a explicar como negociar as tarifas bancárias, é preciso entender a diferença entre taxas e tarifas. A primeira significa o custo de emprestar dinheiro enquanto a segunda acontece por meio da contraprestação dos serviços que foram utilizados, podendo ser uma cobrança voluntária.

negociar tarifas bancárias
Saiba como negociar tarifas bancárias

Independentemente de qual foi a contratação de serviços realizada, ela sempre deverá atender às suas necessidades básicas, de acordo com as melhores condições do mercado. Além disso, diminuir a tarifa bancária também é uma forma de economizar dinheiro.

Antes de negociar tarifas bancárias entenda suas necessidades

Antes de você pensar em negociar tarifas bancárias, é importante entender quais serviços você realmente usa e quais pode dispensar. Isso porque cada pacote vai oferecer algumas opções de serviços para você, e conhecer quais são as suas necessidades te dará mais liberdade para conversar com o seu gerente.

Dessa forma, será possível que você não pague por serviços que não serão utilizados por você mensalmente na sua conta corrente

Outro ponto importante é você conhecer os pacotes que são oferecidos pelos bancos antes de abrir uma conta. Cada um tem a sua própria tabela de preços para cobrar tarifas bancárias, por isso é necessário pesquisar e negociar.

Instituições financeiras devem oferecer pacote essencial

Você já escutou falar do pacote essencial? Caso a resposta seja não, saiba que os bancos são obrigados a oferecer esse tipo de serviço que é gratuito. Além de disponibilizar quatro pacotes de serviços básicos.

Todos os serviços inclusos em cada pacote são determinados pelo Banco Central. Outra informação importante é que os pacotes essenciais devem ser oferecidos para todos os clientes, independentemente se você é um cliente comum, especial, premium, master ou qualquer outro tipo de conta.

O pacote essencial é um dos poucos que oferecem a opção com tarifa zero para os clientes de conta corrente nos bancos Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Santander.

Neste pacote estão incluídos os seguintes serviços, por mês:

– Quatro saques;

– Duas transferências para contas do mesmo banco;

– Dois extratos impressos;

– Fornecimento de até dez folhas de cheques;

– Fornecimento de cartão de débito;

– Compensação de cheques;

– Consultas ilimitadas pelo internet banking.

Porém, caso você ultrapasse esse limite imposto, a instituição financeira poderá cobrar à parte relativo a cada serviço que foi utilizado. Os valores serão cobrados de acordo com a tabela de tarifas, que são divulgadas nas agências ou até mesmo nos sites dos bancos.

Por isso, é importante estar atento aos seus direitos e ao contrato que você assina ao abrir a conta. Mas caso as suas necessidades não estejam sendo atendidas pelo pacote atual, converse com o seu gerente. Juntos vocês poderão chegar a um pacote que te beneficie. Além disso, tente sempre negociar tarifas bancárias, não tenha medo de pedir descontos nessa hora.

Conta-salário pode ser uma opção

A opção de conta-salário pode ser uma alternativa para os clientes que querem melhores tarifas bancárias. Ela é indicada para aqueles que precisam receber o salário em uma instituição financeira diferente da que tem a conta.

Você pode sacar o dinheiro tanto no caixa eletrônico do banco quanto em um 24 horas. Outra alternativa é transferir todo o dinheiro por meio de DOC ou TED, porém só é possível fazer uma transação gratuita por mês.

Mas é importante deixar claro que a conta-salário tem algumas limitações. Isso porque ela não pode ser utilizada para fazer depósitos, por exemplo. Outro detalhe é que a conta-salário não pode ser conjunta, e não é possível emitir cheques. 

Gerente de banco é fonte preferida do investidor, diz pesquisa

A melhor forma de ver o dinheiro render é investindo, e existem diversas maneiras de aplicá-lo. Mas a quem você recorreria para solicitar recomendações de onde investir o seu dinheiro? De acordo com uma pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o gerente do banco é a fonte preferida do investidor.

De acordo com os dados coletados, o gerente do banco é a fonte preferida para 41% dos brasileiros que aplicam dinheiro. Mesmo as instituições financeiras tendo aplicativos para smartphone, as pessoas ainda preferem buscar ajuda presencialmente, nas agências. Entenda por que o gerente de banco é fonte preferida do investidor.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

renegociar-FIES
pagamento-com-QR-Code
transição-de-carreira
emplacamento
Doutorados como PhD