Como transferir conta de luz para outro nome?

3
1026
Fileira de lâmpadas acesas
5
(1)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a criação de uma nova bandeira para a conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica. E com o aumento da energia e por medo da inadimplência, muitas pessoas estão optando por transferir a conta de luz para outro nome.

Anúncios

Acontece que realizar a transferência de titularidade de contas é um processo muitas vezes cansativo, principalmente quando a pessoa não sabe o que deve fazer. Por isso, confira aqui o passo a passo para tornar a ação mais simples. Vale lembrar, no entanto, que esse processo depende da distribuidora de energia de cada localidade. 

Transferir conta de luz para outro nome na Light

Quem mora na região Metropolitana do Rio de Janeiro pode realizar a troca de titularidade da energia com a Light.

Anúncios

Se você já confirmou que a luz do imóvel está ligada, agora é a hora de realizar a mudança da titularidade. A Light disponibiliza, por exemplo, alguns meios para pedir a transferência da conta de luz.

A primeira maneira é através do próprio site da concessionária. Outra opção, no entanto, é ir até uma agência física. É possível encontrar a Light mais próxima informando a sua região no site.

Para realizar a troca de titularidade Light alguns documentos são necessários. Tenha em mãos um documento de identidade com foto (RG ou CNH) e CPF. 

Anúncios

+ Como é calculado o valor da conta de luz? Entenda a tarifa!

uma lâmpada se colocando na tomada para conta de luz
É possível transferir conta de luz para outro nome. Saiba como conseguir fazer isso

Mudança de nome na conta de luz da Enel

Além da Light, também é possível transferir conta de luz da Enel direto no site da empresa de energia. Para isso, é preciso ter o número do cliente atual em mãos e preencher um formulário online com seus dados pessoais. O procedimento requer também o envio de uma cópia de um documento de identificação com foto.

A troca de nome pode ser feita tanto por pessoas físicas – maiores de 18 anos – quanto por pessoas jurídicas, desde que cumpram os pré-requisitos determinados pela Enel.

Entre os requisitos estão: o endereço do imóvel não pode ter débitos ou parcelamentos vencidos e/ou em abertos, e além disso o solicitante não pode ter débitos vinculados ao CPF com a concessionária.

+ Bônus na conta de luz: o que é e quem tem direito

Troca de titularidade na conta de energia pela Energisa

Na Energisa também é possível solicitar a mudança de titularidade nos canais digitais da empresa. No entanto, essa opção é apenas para pessoas físicas. Ou seja, a titularidade para um CNPJ só poderá ser feita pessoalmente na agência.

Além disso, há alguns pré-requisitos para solicitar o serviço de mudança de nome na conta de luz. São eles:

  • No site, será possível solicitar a mudança de titularidade apenas para pessoas físicas e unidades consumidoras de baixa tensão sem débitos;
  • Ser o solicitado pelo interessado ou legalmente representado;
  • O solicitante não ter débitos vencidos na área de concessão do imóvel; 
  • Existindo débitos junto ao imóvel, o solicitante poderá solicitar o serviço através da Gisa ou Totem de autoatendimento;
  • Não ter parcelamento de débitos em andamento e taxas a faturar.

Além disso, a Energisa solicita as seguintes documentações para troca de titularidade: documento de identificação (CNH ou Identidade), CPF, telefone e e-mail. Esses últimos, no entanto, são passados somente quando solicitados.

+ É possível pagar conta de luz com cartão de crédito?

Conta de luz fica 6,78% mais cara com nova bandeira tarifária

Com a criação da bandeira tarifária Escassez Hídrica, a conta de luz dos brasileiros ficará mais cara. Em média, o aumento será de 6,78%, segundo o Ministério de Minas e Energia.

O novo valor da taxa extra será de R$14,20 pelo consumo de 100kWh e já está em vigência. O valor ficará válido até 30 de abril de 2022.

Na comparação com o valor da bandeira vermelha 2, que vigorou até a última terça-feira, 31, e custava R$9,49 por 100 kWh, o aumento é de 49,6%.

Além dessa medida, também haverá um programa de incentivo à economia de energia proposto pelo governo federal. Para que os cidadãos consigam um abatimento na conta, será preciso uma redução média de 10% entre os meses de setembro e dezembro.

Quer saber como conseguir diminuir o consumo de energia? Leia agora mesmo o texto que separamos para você e descubra qual é o melhor horário para economizar energia.

Gostou desse texto? Acha que ele pode ser útil para alguém? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas!

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui