Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Quando vale a pena fazer combo de telefone, internet e TV?

Escrito por: Redação em 23 de agosto de 2018

Fazer economia doméstica é o que todos estão sempre buscando. Assim vai sobrar aquele dinheirinho no final do mês para o lazer ou mesmo para começar um investimento. Um dos gastos comuns e que levam a muitas dúvidas é: vale a pena fazer combo de telefone, internet e TV?

Primeiro de tudo: você usa esses serviços? O quão importantes ou mesmo essenciais são na sua rotina e de sua família? Chegou a uma resposta? É possível que sua conclusão tenha sido que sim, são muito importantes. Afinal, telefone serve para trabalho e emergências.

A televisão é também um lazer para a família. Nem precisamos falar da internet, não é mesmo? Essa sim é cada vez mais essencial na vida dos brasileiros. Por isso, aí já começa a sua avaliação se um combo vale a pena mesmo ou não.

Um dado curioso é que as reclamações registradas na Anatel caíram 15,6% no primeiro semestre de 2018, com relação ao mesmo período do ano passado. A Agência Nacional de Telecomunicações recebeu 1.493.000 reclamações, contra 1.769.900 dos seis primeiros meses de 2017.

O serviço com mais reclamações foi a telefonia móvel, com 46,9% das queixas. Em seguida vieram os serviços de telefonia fixa (22,5%), banda larga fixa (16,5%) e TV por assinatura (13%). As informações foram divulgadas pela própria agência reguladora.

Para ajudar a decidir se o combo é a melhor escolha, o consumidor pode (e deve) analisar primeiro suas necessidades. E pesquisar bastante. Para economizar nos gastos diários, é preciso saber pesquisar para conseguir a melhor oferta.

Vale a pena fazer combo de internet, TV e telefone?
Para saber se vale a pena fazer combo de internet, TV e telefone, é preciso fazer uma análise de hábitos e necessidades da família

Anatel registrou queda de reclamações na TV por assinatura

A agência informou que nos seis primeiros meses do ano, a TV por assinatura teve 20,4% menos reclamações que no período em 2017. Na telefonia móvel, a queda foi de 17,5%. A telefonia fixa teve menos 14,6% de queixas e a banda larga, menos 8,7%

Sobre as empresas, a Anatel divulgou que na telefonia móvel, a Tim recebeu 280.100 reclamações. No serviço de telefonia fixa, entre as três empresas citadas – Net, Oi e Vivo -, a mais reclamada foi a Oi, com 171.100 registros.

Na TV a cabo, Net e a Sky receberam, cada uma, mais de 70 mil reclamações cada uma. Sobre os serviços de banda larga fixa, também entre Net, Oi e Vivo, a Oi foi a que registrou mais queixas, com 90 mil.

Sobre os motivos das reclamações, em junho, a banda larga teve 42,33% de registros sobre “qualidade, funcionamento e reparo”. Nos outros três serviços, a cobrança foi a principal reclamação: TV por assinatura (48,02%), de telefonia fixa (40,55%) e de telefonia móvel pós-paga (48,73%).

Vale a pena fazer combo TV e internet?

Conforme já citado, o primeiro passo é avaliar as necessidades individuais e da família. Em seguida vem a pesquisa de mercado. Mesmo que você opte por um combo, vale a pena sim pesquisar entre as diferentes prestadoras desses serviços pelo produto que mais se adequa à sua realidade.

Por exemplo, se você mora sozinho ou mesmo é casado, mas ambos passam o dia todo fora de casa. Será que é necessário ter o pacote mais completo da TV por assinatura com todos os canais de filmes e esportes, por exemplo? E o telefone fixo, será usado?

Se um dos membros ou mais têm alguma profissão que ofereça home office, é preciso ter uma banda larga com capacidade melhor. O mesmo vale se essa profissão envolve o uso de telefone.

De acordo com as necessidades, vale a pena pesquisar pelos serviços separados e em combo. Pode ser que o combo saia em conta, mas você não vai utilizar o telefone e nem terá tempo de assistir aos lançamentos do cinema na TV. Mas a internet não pode cair durante aquela reunião.

Esse é só um exemplo que vem representando cada vez mais a realidade de profissionais e famílias. Por isso que só após uma análise doméstica será possível chegar a pesquisa e ao resultado do que é melhor: combo ou serviços separados?

Economizar com serviços de telefonia e televisão

Para economizar com a telefonia, é possível adotar um pacote de celular que inclua ligações ilimitadas. Isso caso você use muito. As operadoras possuem opções que incluem ligações ilimitadas para números da mesma empresa, de qualquer operadora ou mesmo telefone fixo.

A TV por assinatura não é muito usada? Você pode optar por um serviço de streaming. Opções como Netflix, Amazon Prime ou HBO GO costumam ser mais em conta para quem não usa muito a TV a cabo.

Mais dicas de economia doméstica

Você já montou a sua planilha de orçamento doméstico? O princípio de tudo é listar todas as despesas e receitas para poder organizar o orçamento familiar. Mas outros serviços essenciais também têm formas de economizar.

É o caso da luz, água e até o gás. E mesmo que, no momento, você esteja ganhando pouco, é possível economizar dinheiro também. Se quiser mais dicas como essa, acompanhe todas as publicações aqui no Finance One.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado
comprar-um-imóvel-sem-entrada
Montar uma reserva de emergência