Vale a pena vender o carro para investir? Confira!

0
6303
carro branco com uma mão segurando a chave do carro
4.4
(14)

Já pensou em vender o carro para investir? Esse pode ser o ponto de partida para fazer algum tipo de aplicação financeira neste ano.

Apesar de ainda ser o principal meio de transporte utilizado pelos brasileiros, a economia com sua venda pode representar um alívio para o bolso e uma forma de ganhar dinheiro. Afinal, os gastos com um automóvel vão além do combustível.

Pense bem: ao longo da vida útil do carro, será preciso desembolsar uma boa quantia com manutenção, IPVA, seguro, entre outros gastos. Por isso, cada vez mais aumenta o uso de aplicativos de mobilidade.

Ter um carro é um gasto ou investimento? 

Possuir um carro é o sonho de muitos brasileiros. Há quem trabalhe duro para conseguir juntar a quantia necessária para realizar esse desejo. No entanto, o automóvel pode ser um problema para o seu orçamento. Afinal, deve-se planejar os gastos que o carro traz consigo.

São impostos, licenças, além do combustível e da manutenção preventiva. Fatores indispensáveis para rodar tranquilo com seu veículo pelas ruas e estradas do país.

Portanto, para calcular a média dos seus gastos com o automóvel, é interessante buscar ajuda da tecnologia. Por exemplo, usar uma planilha de gastos ou aplicativos específicos para gastos automotivos.

Eles ajudam a não errar na hora da matemática e das proporções, como combustível e quilômetros rodados. Além da avaliação se chegou a hora de vender o carro para investir.

O que avaliar na hora de vender o carro para investir?

Se você pretende vender o carro para investir, considere os fatores a seguir.

1. Com que frequência você precisa sair de carro?

Você é como a maioria da população que usa somente o transporte público em dias úteis? Se sim, isso já um indicativo de que talvez você não precise de um carro para chamar só de seu.

Um carro que fica parado na garagem a semana inteira para rodar só no fim de semana exige manutenção mais frequente do que aquele que é usado todo dia, dizem especialistas. Isso porque os fluidos (óleo, combustível) envelhecem e corroem as peças, causando entupimentos e prejudicando os mecanismos.

Ou seja, você gasta uma fortuna de manutenção e não desfruta desse conforto com frequência. Portanto, esse é um fator preponderante para vender o carro para investir.

2. Quanto custa andar somente de Uber, Cabify ou Taxi?

Quem está na dúvida se vale a pensa vender o carro para investir deve fazer as contas para determinar os gastos envolvidos nos diversos tipos de transporte.

Uma das alternativas ao carro particular, os aplicativos de mobilidade podem gerar uma economia. O aplicativo de transporte Uber, por exemplo, possui uma calculadora virtual gratuita que estima os gastos que um motorista tem para manter e utilizar um carro particular.

No teste, o usuário responde perguntas como ano e modelo do carro, cidade onde mora, custo com seguro e estacionamento, consumo de gasolina, entre outras informações.

Além disso, fatores não financeiros são questionados, como gosto por dirigir e tempo para conseguir uma vaga na rua.

Com todas as variáveis mencionadas, o sistema estima se o carro tem ou não um peso relevante para a pessoa, seja em termos financeiros ou pessoais.

A análise também oferece um comparativo da média de gasto diário de um veículo próprio e de um contratado pela Uber. Desta forma, o usuário verifica qual das opções é melhor para seu bolso.

homem segurando chave para vender o carro para investir
Vender carro para investir é uma boa alternativa? Saiba quando isso vale a pena!

Melhores investimentos para 2021

Caso vender o carro para investir seja sua opção, confira os melhores investimentos para 2021. No entanto, antes de aplicar seu dinheiro, vale lembrar que é necessário diversificar a “cesta” de investimentos.

Ou seja, deve-se ter várias frentes para conseguir uma rentabilidade maior do que possivelmente haveria se investisse em apenas um tipo.

1. Ações

As ações representam pequenas frações de empresas de capital aberto. Ou seja, que estão abertas para negociação na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Ao comprar um de seus papéis, o investidor se torna sócio da organização. Desse modo, aproveitará os ganhos, ao passo que estará igualmente sujeito às perdas.

A função que o investidor desempenha na empresa depende do tipo de ação que ele comprou. De maneira geral, esses ativos se dividem em ordinários e preferenciais. O primeiro, por exemplo, oferece poder de voto ao acionista — que participa da tomada de certas decisões no negócio —; a segunda, no entanto, favorece na hora de pagar dividendos. 

Para investir em qualquer uma dessas opções é preciso contar com uma instituição financeira ou corretora de valores. 

2. Renda Fixa

A renda fixa privilegia a previsibilidade. Dessa maneira, é comum que os investidores conheçam a maior parte de suas condições antes de aplicar seu dinheiro. É por isso que a segurança de alguns de seus produtos é comparada à da poupança, podendo até superá-la.

Portanto, ao investir em renda fixa, na maioria das vezes, o investidor poderá conhecer a rentabilidade média e o prazo da aplicação. Existem diversos produtos nessa classe de investimentos. Alguns deles são: 

  • LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio)
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário); 
  • Títulos do Tesouro Direto, como o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA.

3. Fundos imobiliários

Também conhecidos como FIIs, os fundos imobiliários podem ser outra opção para você investir em 2021, pois eles funcionam como uma espécie de condomínios. 

Os FIIs reúnem investidores diferentes em torno de um objetivo comum. Ao comprar suas cotas, esses investidores podem aproveitar os resultados do mercado imobiliário sem precisar, de fato, realizar a aquisição do imóvel. 

Gostou do nosso texto? Está pensando em vender o carro para investir? Então continue navegando em nosso site e saiba agora mesmo como montar uma carteira diversificada para os seus investimentos.

O que achou disso?

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui