
São muitas as vantagens do PIX para o setor de comércio e serviços. A principal é a agilidade nas transações, o que vai reduzir custos para o cliente e para o comerciante. Outra boa notícia é a oportunidade para atrair novos clientes.
Afinal, basta ter uma conta digital conectada ao celular que será possível oferecer de descontos aos clientes que optem por essa modalidade, uma vez que o custo será menor para o recebedor, em vista dos outros meios de pagamento.
E ainda, no caso dos e-commerces, a vantagem da redução de etapas no checkout pode, também, agilizar a entrega do produto, um fator de suma importância para fidelizar clientes.
Ou seja, a tecnologia vai beneficiar desde de um pequeno comerciante até uma grande empresa. E provavelmente trará um grande impacto à nossa economia, fomentando e facilitando as transações imediatas entre pessoas.
Contudo, para utilizar o Pix, tanto pagadores quanto recebedores, sejam eles PF ou PJ, precisam fazer um cadastro para começar a utilizar os benefícios da funcionalidade na sua pequena ou média empresa.
+ Pix: para que serve e como usar?
Tecnologia já usada por quase 70% dos adultos brasileiros
Atualmente, 67% dos adultos entre 20 e 39 anos já utilizam essa tecnologia, de acordo com o Banco Central (BC). Do total das transações realizadas no país em abril, 48% aconteceram na Região Sudeste.
Enquanto 24% representaram transferências entre pessoas e empresas, chamadas de P2B (people to business, em inglês).
Com base nestes números, a economista da Fecomércio, Gabriela Martins, ressalta as vantagens do Pix em relação a outras formas de pagamento.
“Por ser instantâneo, ele permite um controle mais efetivo das finanças por parte do empresário. Assim, é possível mensurar o fluxo de caixa e traçar as melhores estratégias para o negócio, como a criação de promoções e campanhas de estímulo ao uso dessa modalidade”, destaca Gabriela Martins.
+ Para 83% dos brasileiros, Pix é melhor do que TED e DOC
As vantagens do PIX: agilidade e custos menores
Conheça abaixo as principais vantagens do PIX para o setor de comércio e serviços:
1 – Agilidade nas operações
Ao permitir que as transferências caiam instantaneamente, o PIX promete revolucionar os meios de pagamento. Ou seja, para as empresas isso significará recebimentos mais rápidos.
Isso aumenta a gama de opções de pagamento oferecidas aos clientes. Ou seja, aumentando a satisfação de quem compra e gerando uma maior segurança, uma vez que reduz a necessidade de lidar com dinheiro vivo.
Assim, a melhora na agilidade também significa maior giro de fluxo de caixa para empresas. Mesmo para quem não é do comércio, a empresa poderá receber pelas vendas na hora. Dessa forma, otimizando o controle de contas da organização.
2 – Redução de custos
Para pessoas físicas, os pagamentos pelo PIX serão gratuitos, com um limite de até 30 transações mensais. Acima desse valor, a instituição financeira poderá definir a cobrança de tarifas.
Para comerciantes, ainda há a vantagem da eliminação de intermediários no processo de pagamento, como as maquininhas de cartão. O pagamento poderá ser realizado diretamente entre as contas bancárias, o que eliminará as taxas cobradas pelos intermediários.

3 – Eficiência de fluxo de caixa
Com pagamentos que caem em até 10 segundos, será possível para as empresas manter um controle mais eficiente do fluxo de caixa e facilitar a conciliação bancária.
Consequentemente, isso ajudará especialmente as empresas que possuem maquininhas de cartão e precisam esperar o tempo definido pela instituição intermediária para receber os valores das vendas.
Com o controle eletrônico dos pagamentos proporcionado pelo PIX será mais fácil também controlar a gestão de estoque da empresa, que poderá ser casada automaticamente com cada venda registrada no sistema.
Além disso, a organização também poderá pagar pela compra de materiais de forma instantânea, o que aumenta as possibilidades de conquistar descontos junto aos fornecedores.
4 – Dados atualizados e serviços diferenciados
Uma das vantagens do Pix é eliminar alguns dos principais desafios das empresas. Que é a dificuldade em obter visualizações atualizadas das posições de caixa e ter que tomar decisões com base em dados incompletos ou não atualizados.
5 – Mais segurança nas operações
Como os pagamentos pelo PIX caem na hora, as empresas poderão reduzir os riscos de fraudes e inadimplência. Dessa forma, permitindo a gestores e donos de negócios controlar mais de perto sua gestão financeira e acompanhar o trabalho dos profissionais do setor financeiro.
Qual a sua opinião sobre as vantagens do Pix? Comente e compartilhe a matéria com outros leitores!