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    InícioNotíciasEmpreendedorismoSaiba como vender pelo WhatsApp: Veja dicas!

    Saiba como vender pelo WhatsApp: Veja dicas!

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    Quem nunca recebeu uma mensagem de uma loja a qual costumava comprar muito? Pois saiba que com a pandemia, se tornou cada vez mais comum vender pelo WhatsApp.

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    Além disso, hoje em dia, todo mundo utiliza o WhatsApp para se comunicar e também vender produtos e serviços.

    Para você que pretende utilizar o WhatsApp como uma forma de melhorar o desempenho do seu comércio, conheça as melhores dicas para encantar os clientes e torne o app mais útil para o seu negócio.

    1- Torne sua conta um WhatsApp Business

    Antes de mais nada, a primeira dica que te damos é ter um número exclusivo para o seu negócio. A partir daí, vincule esse número com um WhatsApp Business.

    O WhatsApp Business é uma versão do app voltado para empresas. Então, ele possui especificidades que vão te ajudar a aumentar as suas vendas, o que vai de automatização de mensagens até a verificação de métricas.

    pessoa conversando no whatsapp
    Vender pelo Whatsapp se tornou uma alternativa para quem foi afetado pela pandemia

    Métricas são dados essenciais dentro do seu negócio. Eles podem direcionar na tomada de decisão para sua empresa, como uma mudança de público-alvo, a adesão de uma promoção que você tenha feito e até a jornada de compra do seu cliente.

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    2- Use a função catálogo para vender pelo WhatsApp

    Já entrou numa conta do WhatsApp que vende produtos e se deparou com aquela lista de produtos e preços no contato? Então, essa é a função catálogo.

    Desde que entrou em funcionamento para brasileiros, a ferramenta tornou o processo de vendas mais rápido e dinâmico. E é claro que facilitou muito na escolha do cliente entre o que pedir ou não.

    Para configurar essa opção, clique em configurações da conta e em seguida “catálogo”. Depois, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

    Por fim, use a ferramenta e deixe seus produtos ali, para serem vistos. Essa é uma ferramenta indicada principalmente a empreendedores que não possuem um site, por exemplo.

    3- Automatize processos

    Dentro do WhatsApp, seja ele Business ou não, é possível criar linhas de transmissão. Nela, é possível selecionar os clientes que você quer e enviar uma mensagem personalizada.

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    Os selecionados por você vão receber uma mensagem personalizada, como se você tivesse escrito para cada um individualmente.

    Com essa ferramenta, é possível poupar tempo e você consegue se dedicar aos seus clientes.

    4- Dedique seu tempo para atender clientes

    Por falar em dedicar tempo, esse é um grande passo para o sucesso de seu empreendimento.

    Você não acha ruim quando um amigo demora a responder suas mensagens? Imagine agora quando um cliente é ignorado pela empresa a qual deseja consumir algo?

    Então, fique sempre atento e se dedique a responder as mensagens que chegam ao telefone que você usa como plataforma para vendas. Seus clientes vão agradecer!

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    5- Use o status do WhatsApp como vitrine de seus produtos

    O status do WhatsApp tem uma função muito semelhante ao do stories do Instagram, que é mostrar coisas momentâneas, que desaparecem depois de 24h.

    Do mesmo modo, use o status para exibir os produtos que estão à venda, promoções relâmpago e ainda como uma espécie de bastidores para as coisas que você está produzindo.

    Muitos clientes se interessam por esse tipo de conteúdo nas redes sociais, então, esse é um ótimo investimento para o seu negócio e que, com certeza, vai atrair muitos clientes.

    6- Escute o seu cliente

    Use o WhatsApp como uma plataforma não só de vendas, mas também de escuta. É sempre importante ter um feedback de quem consome seus produtos. Então, se houver críticas ou elogios, dê atenção ao seu cliente.

    7 – Faça listas de transmissões

    A lista de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos diferentes. Isso sem a necessidade de ter que criar um grupo, para que todos recebam as mesmas informações.

    Além disso, essas listas permitem com que você crie conversas mais personalizadas com os seus clientes, sem parecer aquelas correntes de grupos que muitas pessoas enviam.

    Mas lembre-se de não exagerar na quantidade de mensagens enviadas desta forma. Além disso, deixe claro para o seu cliente que ele pode ser retirado da lista de transmissão caso deseje, é só avisar.

    Outra dica é criar uma lista segmentada por perfis dos seus clientes, levando em consideração cada etapa do funil de vendas.

    8 – Configure o WhatsApp Payments

    Quem vende produto e/ou serviço de forma online, pode utilizar o WhatsApp Payments para receber as vendas realizadas por esta rede social. Com essa ferramenta você consegue realizar transferências e pagamentos para os seus contatos.

    Além disso, você também consegue realizar o pagamento dos seus fornecedores, parceiros e outros serviços que considere essenciais.

    Vale ressaltar ainda que nas transações realizadas por contas pessoais, não há cobrança de taxas. Por isso, é possível fazer até vinte transferências por dia com o valor máximo de mil reais por operação.

    Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com um amigo que tenha um negócio e esteja querendo vender pelo WhatsApp.

    *Colaboração: Juliana Favorito

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    Loyane Lapa
    Loyane Lapa
    Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

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    Para você que pretende utilizar o WhatsApp como uma forma de melhorar o desempenho do seu comércio, conheça as melhores dicas para encantar os clientes e torne o app mais útil para o seu negócio.

    1- Torne sua conta um WhatsApp Business

    Antes de mais nada, a primeira dica que te damos é ter um número exclusivo para o seu negócio. A partir daí, vincule esse número com um WhatsApp Business.

    O WhatsApp Business é uma versão do app voltado para empresas. Então, ele possui especificidades que vão te ajudar a aumentar as suas vendas, o que vai de automatização de mensagens até a verificação de métricas.

    pessoa conversando no whatsapp
    Vender pelo Whatsapp se tornou uma alternativa para quem foi afetado pela pandemia

    Métricas são dados essenciais dentro do seu negócio. Eles podem direcionar na tomada de decisão para sua empresa, como uma mudança de público-alvo, a adesão de uma promoção que você tenha feito e até a jornada de compra do seu cliente.

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    2- Use a função catálogo para vender pelo WhatsApp

    Já entrou numa conta do WhatsApp que vende produtos e se deparou com aquela lista de produtos e preços no contato? Então, essa é a função catálogo.

    Desde que entrou em funcionamento para brasileiros, a ferramenta tornou o processo de vendas mais rápido e dinâmico. E é claro que facilitou muito na escolha do cliente entre o que pedir ou não.

    Para configurar essa opção, clique em configurações da conta e em seguida “catálogo”. Depois, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você o tenha em outra página, como um site) e código.

    Por fim, use a ferramenta e deixe seus produtos ali, para serem vistos. Essa é uma ferramenta indicada principalmente a empreendedores que não possuem um site, por exemplo.

    3- Automatize processos

    Dentro do WhatsApp, seja ele Business ou não, é possível criar linhas de transmissão. Nela, é possível selecionar os clientes que você quer e enviar uma mensagem personalizada.

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    Os selecionados por você vão receber uma mensagem personalizada, como se você tivesse escrito para cada um individualmente.

    Com essa ferramenta, é possível poupar tempo e você consegue se dedicar aos seus clientes.

    4- Dedique seu tempo para atender clientes

    Por falar em dedicar tempo, esse é um grande passo para o sucesso de seu empreendimento.

    Você não acha ruim quando um amigo demora a responder suas mensagens? Imagine agora quando um cliente é ignorado pela empresa a qual deseja consumir algo?

    Então, fique sempre atento e se dedique a responder as mensagens que chegam ao telefone que você usa como plataforma para vendas. Seus clientes vão agradecer!

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    5- Use o status do WhatsApp como vitrine de seus produtos

    O status do WhatsApp tem uma função muito semelhante ao do stories do Instagram, que é mostrar coisas momentâneas, que desaparecem depois de 24h.

    Do mesmo modo, use o status para exibir os produtos que estão à venda, promoções relâmpago e ainda como uma espécie de bastidores para as coisas que você está produzindo.

    Muitos clientes se interessam por esse tipo de conteúdo nas redes sociais, então, esse é um ótimo investimento para o seu negócio e que, com certeza, vai atrair muitos clientes.

    6- Escute o seu cliente

    Use o WhatsApp como uma plataforma não só de vendas, mas também de escuta. É sempre importante ter um feedback de quem consome seus produtos. Então, se houver críticas ou elogios, dê atenção ao seu cliente.

    7 – Faça listas de transmissões

    A lista de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para até 256 contatos diferentes. Isso sem a necessidade de ter que criar um grupo, para que todos recebam as mesmas informações.

    Além disso, essas listas permitem com que você crie conversas mais personalizadas com os seus clientes, sem parecer aquelas correntes de grupos que muitas pessoas enviam.

    Mas lembre-se de não exagerar na quantidade de mensagens enviadas desta forma. Além disso, deixe claro para o seu cliente que ele pode ser retirado da lista de transmissão caso deseje, é só avisar.

    Outra dica é criar uma lista segmentada por perfis dos seus clientes, levando em consideração cada etapa do funil de vendas.

    8 – Configure o WhatsApp Payments

    Quem vende produto e/ou serviço de forma online, pode utilizar o WhatsApp Payments para receber as vendas realizadas por esta rede social. Com essa ferramenta você consegue realizar transferências e pagamentos para os seus contatos.

    Além disso, você também consegue realizar o pagamento dos seus fornecedores, parceiros e outros serviços que considere essenciais.

    Vale ressaltar ainda que nas transações realizadas por contas pessoais, não há cobrança de taxas. Por isso, é possível fazer até vinte transferências por dia com o valor máximo de mil reais por operação.

    Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com um amigo que tenha um negócio e esteja querendo vender pelo WhatsApp.

    *Colaboração: Juliana Favorito

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