O que é VGBL e como funciona? Entenda o vida gerador de benefício livre

0
367
casal de idosos fazendo contas
5
(1)

Se você está buscando por um investimento a longo prazo com o objetivo de se aposentar tranquilamente, pode se interessar pela Previdência Privada. Dessa maneira, é preciso entender as características e quais são os planos disponíveis, como é o caso do VGBL, por exemplo.

Anúncios

Apesar de não ser um dos investimentos mais rentáveis, pode ser uma opção para quem deseja ter segurança financeira na aposentadoria e conseguir prestar contas de forma mais simples à Receita Federal.

Confira neste texto como funciona VGBL na prática. Boa leitura!

Anúncios

+ INSS: veja se é possível receber duas aposentadorias ao mesmo tempo

O que é VGBL?

VGBL significa Vida Gerador de Benefício Livre e é um tipo de previdência privada.  Nesse plano, o investidor paga uma contribuição por alguns anos e, então, começa a receber uma renda por um prazo definido.

Esse plano é considerado uma forma de seguro pessoal, também conhecido como “plano por sobrevivência”. Esse termo é utilizado porque é, basicamente, uma indenização por estar vivo depois do prazo combinado de contribuição.

Anúncios

De forma resumida: VGBL é uma opção de previdência privada aberta. Ela pode servir como complemento à aposentadoria social paga pelo governo federal.

É conhecido como um plano aberto porque qualquer pessoa pode adquirir. Há, inclusive, empresas e entidades que oferecem previdência privada para um grupo fechado, como funcionários e associados.

A Susep é o órgão responsável por fiscalizar e autorizar os planos comercializados no mercado. As Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) criam e operam o VGBL, que é comercializado por bancos, corretoras de valores e seguradoras. 

casal de idosos olhando calculadora
Conheça mais sobre o plano VGBL e como ele pode contribuir para a sua aposentadoria

Como funciona o vida gerador de benefício livre?

O funcionamento no plano VGBL é bem simples. Funciona assim: o investidor  paga a previdência e o valor é investido para gerar rentabilidade e contribuir para o aumento da quantia acumulada.

Depois do prazo determinado no contrato, a pessoa começa a receber uma renda contínua ou vitalícia.

A carteira do fundo da previdência pode ser distribuída em 100% de renda fixa ou com percentuais em renda variável ou outros ativos.

Qual a diferença entre VGBL e PGBL?

Embora tenham siglas parecidas, existem diferenças entre os planos VGBL e PGBL. Uma delas é sobre como o Imposto de Renda incide sobre cada opção escolhida.

No VGBL, o IR incide apenas sobre os rendimentos. Já no plano PGBL, a tributação é feita sobre o valor total de resgate.

+ Como declarar VGBL e PGBL no Imposto de Renda

Com isso, a questão de qual plano escolher acaba tendo diferentes finalidades. No caso do VGBL, por exemplo, o plano funciona como um seguro de vida. Enquanto isso, na segunda opção de plano, o PBGL se assemelha mais à uma previdência complementar, como falamos mais acima.

É importante frisar que tanto no PGBL como no VGBL o contratante passa por duas fases: o período de investimento e o período de benefício.

O primeiro ocorre quando se está gerando renda ou trabalhando, considerada a fase de formação de patrimônio.

Já o período de benefício começa a partir do momento que você escolhe a idade para se aposentar, ou seja, para desfrutar do dinheiro que foi acumulado enquanto trabalhava.

Agora que você já sabe o que é VGBL e, além disso, qual a diferença para o plano PGBL, pode surgir uma dúvida: “é vantajoso investir em previdência privada?”.

É preciso conhecer as vantagens e desvantagens de contratar uma previdência privada. O que você precisa ter em mente é que durante a aposentadoria todo dinheiro é bem-vindo. Isso porque é comum que os gastos com a saúde aumentem de uma forma considerável.

Além disso, a aposentadoria pelo INSS tem um limite de teto de pagamento para os aposentados. Poucas pessoas conseguem atingir esse valor mais alto.

Uma das principais vantagens de contratar uma previdência privada é a possibilidade de conseguir uma renda adicional na aposentadoria. 

Quer saber mais sobre previdência privada? Então leia agora mesmo o texto que separamos para você: “Previdência privada vale a pena ou é ilusão? Confira!”

E se você gostou desse texto que explicamos sobre VGBL, continue nos acompanhando. Assine a nossa newsletter e receba as atualizações sobre finanças pessoais.

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui