InícioNotíciasInvestimentosComo viver de renda com aluguel de imóveis? Confira!

Como viver de renda com aluguel de imóveis? Confira!

5
(2)

O sonho de viver de renda já passou pela cabeça de muitos brasileiros. Mas a verdade é que contar com a sorte para atingir esse objetivo torna a probabilidade de alcançá-lo bastante baixa.

A boa notícia é que existe uma forma mais assertiva: a de acumular patrimônio para alcançar a independência financeira e, eventualmente, conseguir viver de renda.

Um dos pontos positivos desse ramo é que a demanda por locação de imóvel tende a ser constante. Afinal, estudantes, trabalhadores e famílias em geral estão sempre em busca de um local para morar.

A preferência por alugar, em vez de comprar, também tem sido uma forte tendência, principalmente entre as gerações mais novas.

Contudo, existem alternativas no mercado financeiro. Como a possibilidade de adquirir Fundos Imobiliários e receber aluguéis por eles.

Quando vale a pena viver de renda com aluguel de imóveis?

Do ponto de vista financeiro, colocar um imóvel para alugar é particularmente mais vantajoso se a pessoa já tem um, ao invés de comprar com o único objetivo de alugar no futuro. A não ser que isso seja feito com antecedência e planejamento orçamentário para conquistar o sonho de viver de renda.

No caso de quem já tem um segundo imóvel ou pretende se mudar para um local menor, deixando o atual lugar disponível, torna-se ainda mais fácil. Por isso, se você tem um imóvel e vai se aposentar, viver de aluguel é a solução ideal para ganhar uma renda extra e ter mais qualidade de vida.

Além disso, para quem tem um perfil de investidor mais conservador, o valor dos aluguéis recebidos mensalmente representa uma segunda fonte de renda garantida.

Tudo isso mostra que não só é possível viver de aluguel, mas que esta é também uma das melhores soluções para aqueles que desejam viver a sua aposentadoria com tranquilidade e segurança.

+ Aluguel de imóveis: veja as vantagens e desvantagens

Imóvel físico ou fundo imobiliário?

Pesquisa divulgada pela Brain Inteligência Estratégica aponta que 57% dos brasileiros têm interesse em comprar um imóvel como investimento nos próximos anos. A maior parte deles motivada pelo desejo de viver de renda a partir da locação.

Os fundos imobiliários (FIIs) são uma opção. Os investimentos em renda variável focados no mercado de imóveis são feitos por um grupo de investidores que aportam recursos comprando cotas do fundo.

porquinho e uma maquete de casa
É possível viver de renda apenas com o valor gerado por investimentos em fundos imobiliário

Com os valores, um gestor profissional toma as decisões de investimentos, visando obter retorno financeiro para os cotistas. Geralmente, os FIIs pagam proventos mensalmente aos investidores.

Porém, existem alternativas voltadas também à compra e venda de imóveis, cuja rentabilidade é obtida pela negociação das propriedades.

+ Quais são os melhores fundos imobiliários para 2021?

Imóvel físico ou fundo imobiliário?

Como você viu, os FIIs trazem vantagens interessantes para quem deseja viver de renda. Contudo, para decidir o que é melhor no seu caso, é importante conhecer o seu objetivo e a sua disponibilidade financeira.

Normalmente, é mais fácil investir em fundos. Além do custo menor, não há toda a burocracia envolvida na compra de um imóvel. Outra vantagem é que o gestor é que se responsabilizará pela composição do fundo e administração das propriedades.

Ainda, os FIIs permitem maior diversificação na carteira, pois podem contar com diversos tipos de empreendimentos. É possível investir em diferentes shoppings, galpões etc. com cotas de apenas um fundo.

Gostou do artigo? Confira como investir em fundos imobiliários

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui