A casa própria segue sendo o objetivo da maioria dos brasileiros e há itens indispensáveis para aqueles que vão atrás desse sonho. E para quem quer vender é preciso saber como valorizar seu imóvel.
Anúncios
Documentação em dia, assim como, valores e local são alguns dos principais fatores que atraem ou afastam potenciais compradores. Mas além destas, há mais algumas outras dicas que podem valorizar seu imóvel para venda.
Portanto, antes de colocar o imóvel à venda, é necessário que o atual dono tome certos cuidados para não prejudicar as negociações. Por isso, confira as dicas para valorizar e vender seu imóvel.
Anúncios
Como valorizar seu imóvel para venda?
A valorização do imóvel vai variar de acordo com o objetivo da venda e o público a quem ele se destina. Sendo assim, as pequenas reformas devem seguir essa finalidade.
Em outras palavras, se a casa, por exemplo, for destinada a jovens de classe média, é importante dar mais ênfase nos shoppings e centros comerciais mais próximos do imóvel.
Além disso, a decoração e acabamentos também deverão se encaixar nas preferências dos compradores.
Anúncios
Então, as dicas a seguir se encaixam em todos os casos de compra e venda, sendo elas itens que devem ser levados em consideração neste processo.
1. Vistoria geral
Antes de mais nada, faça uma vistoria geral para analisar se existe a necessidade de uma grande reforma. A princípio, o dono irá identificar problemas na conservação e manutenção do imóvel.
Na vistoria, sobretudo, são observados: fachada, fechaduras, rachaduras, torneiras, possíveis vazamentos e manchas escuras nas paredes, chances de curto circuito, entre outros.
Principalmente em casos de aluguel, a vistoria é feita no início e fim do contrato de locação.
2. Documentação em dia
Do mesmo modo, um dos itens mais importantes na venda de um imóvel é sua documentação. Por isso, é preciso que o atual proprietário tenha a escritura em seu nome.
Nesse sentido, os papéis de planta do imóvel também são importantes no financiamento. Casas com “puxadinhos“ costumam encontrar problemas neste sentido.
Portanto, uma documentação irregular não colabora para a venda, e ainda faz com que seu imóvel seja desvalorizado.
3. Mantenha as contas como IPTU pagas
O IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é um imposto sobre casas, apartamentos e construções em geral. Pagar esta e as demais taxas do imóvel o valoriza porque o comprador nunca deseja assumir dívidas do antigo proprietário.
Por isso, deixe as contas sempre em dia, seja do condomínio, IPTU ou qualquer outra dívida pendente.
+ House flipping: o que é e como funciona esse tipo de investimento
4. Renove cores e piso
O ideal é deixar os ambientes com cores claras e neutras, pois as mais chamativas podem não agradar a maioria dos possíveis compradores.
Além disso, cores mais puxadas para tons pastéis estão em alta. Para os pisos, os de madeira são os queridinhos, mas caso prefira deixar o mesmo, conserte as partes quebradas e/ou tortas.
5. Organize as instalações elétricas e hidráulicas
Indispensável, a questão elétrica pode ser um problema ou a qualidade de um imóvel. Então, investir em um projeto elétrico pode valorizar a venda.
Por ser muito importante e perigoso, é necessário todo um planejamento, projeto e execução das melhorias. Após isso, a inspeção é a última etapa de segurança.
6. Use móveis planejados
Móveis planejados fazem com que o imóvel pareça mais organizado e sofisticado, mas é preciso cuidado na escolha para não errar e exagerar.
Sendo assim, o ideal é usar móveis mais retos e que tenham estilo mais leve. Cuidado na escolha das cores também será um diferencial.
7. Invista em materiais duradouros
Tanto na decoração, bem como, nos acabamentos, os materiais usados dão valor ao imóvel. Use bons pisos, armários e pias e outros objetos com boa durabilidade.
8. Coloque uma boa iluminação
Tenha cuidado na escolha das luzes para os cômodos. Nos quartos, o indicado são as que dão sensação de conforto. Já na cozinha, as luzes fluorescentes são as recomendadas por deixarem o ambiente mais claro.
9. Tenha um ambiente clean
Não apenas nas paredes e nos móveis, manter uma decoração clean atrai compradores. Para isso, espelhos são indicados, pois dão um ar de sofisticação e amplitude nos cômodos.
10. Eletrodomésticos em inox
Sim, eles chamam mais atenção que os brancos comuns. Também fazem com que o ambiente fique mais sofisticado. Estes tipos de eletrodomésticos são os preferidos atualmente.
11. Mantenha o ambiente limpo e arejado
Deixe sempre o imóvel organizado, limpo e arejado. Cheiro de guardado, animais de estimação e poeira demonstram falta de higiene, podendo afastar compradores.
12. Invista em uma boa fachada
Não julgar “o livro pela capa” neste caso é impossível. Muro quebrado, pichado, sem segurança e bom acabamento afasta, sim, compradores. Por isso, mantenha a fachada pintada e atraente, mas não é preciso gastar uma fortuna com isso.
13. Compre equipamentos de segurança
A segurança é um dos itens no topo da lista de prioridades das pessoas que pensam em se mudar. Mesmo que o bairro esteja perigoso, um bom equipamento de segurança, como câmeras, já trazem mais tranquilidade aos novos moradores.
14. Procure explorar os cinco sentidos
Saber como explorar muito bem todos os nossos sentidos para valorizar o seu imóvel e conseguir vendê-lo pelo valor desejado. Isso porque ao fazer uma visita no local os interessados na compra estarão tendo uma experiência diferente.
Além disso, você estará trazendo a sensação de como é o ambiente para morar no imóvel. Por isso, a nossa dica é colocar velas com aromas suaves, música ambiente em volume baixo e cortinas.
Com isso, você consegue trazer mais a sensação de aconchego e aflorar os sentimentos dos compradores.
Localização do imóvel faz diferença
Ao procurar um imóvel para adquirir, o comprador deve se atentar à localização. Por isso, quem vende precisa fazer com que isto seja um ponto positivo do seu imóvel à venda.
Pontos como proximidade de áreas comerciais, facilidade de deslocamento (trem, metrô e ônibus), áreas de lazer e trânsito são importantes para a valorização da casa ou apartamento.
Sites como Zap Imóveis e Olx ajudam compradores a encontrarem o lar ideal e vendedores a anunciarem seu imóvel.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora quais são as taxas obrigatórias ao comprar um imóvel.