Você já utilizou a função de pagamentos do WhatsApp? A ferramenta otimiza as transações financeiras pela própria plataforma, sendo uma mão na roda para quem quer transferir dinheiro de forma rápida e prática. Muitos adeptos da modalidade, entretanto, têm dúvidas sobre como as operações aparecem no extrato bancário.
Anúncios
Recebeu ou enviou dinheiro pelo Whats, mas não sabe como encontrar a transação no aplicativo do seu banco? Confira o texto a seguir e saiba como funciona a modalidade e a melhor forma de encontrar as transferências no extrato.
Como funciona o pagamento via WhatsApp?
Pagamentos por WhatsApp passaram a ser liberados em 2021, mas só agora chegaram de vez aos celulares dos brasileiros. Sendo assim, é normal que surjam dúvidas quanto ao seu funcionamento, especialmente sobre a forma como as transações aparecem no extrato bancário do utilizador.
Anúncios
As transações ocorrem de forma simples e prática, como já acontece com o envio de fotos e o compartilhamento de links. Caso o serviço já esteja disponibilizado no seu celular, é possível encontrá-lo na área de compartilhamento de arquivos.
O recurso é oferecido pelo Facebook Pay e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, sendo uma alternativa ao Pix. Vale lembrar que a função é liberada apenas entre contas pessoais, não sendo permitida para estabelecimentos como forma de pagamento para vendas de serviços e produtos.
Limitação de valor do Facebook Pay
O Facebook Pay estabelece um limite para a quantia de dinheiro que você pode transferir pelo WhatsApp diariamente, assim como já ocorre com o Pix e outras ferramentas do tipo. Além da limitação criada pela Meta (empresa dona dos aplicativos), o banco atrelado à funcionalidade também pode estabelecer limitações sobre as transações.
Anúncios
O limite diário para pagamentos no WhatsApp é R$ 1 mil, que podem ser divididos em até 20 transações. Já o limite mensal é de R$ 5 mil.
+ PIX x WhatsApp Pay: compare as diferenças e vantagens de cada um
+ Facebook Pay: veja como se cadastrar com passo a passo
Como checar os extratos do WhatsApp Pay?
O serviço de pagamentos do WhatsApp está atrelado ao Facebook Pay, portanto, se você deseja conferir o extrato das cobranças e depósitos feitos pela aplicação, é preciso se atentar à nomenclatura das empresas da Meta.
As transações recebem descrições específicas no extrato do seu banco. Para interpretar, atente-se para o início do código: ele será acompanhado de “FBPAY *WA” ou “FBPAY -W” junto de um complemento.
Com a descrição adicional, o resultado final pode aparecer como “FBPAY *WA TRXIDXXX6531”, por exemplo. As transações ficam disponíveis no aplicativo do banco ao qual você já está acostumado a utilizar – é preciso atrelar as duas contas.
Como baixar o extrato da conta no WhatsApp?
O extrato da conta do WhatsApp informa os dados dos usuários envolvidos e os valores de cada transação e você pode baixá-lo diretamente pelo aplicativo. Para isso, basta seguir esses passos:
- Abra o WhatsApp;
- Acesse as “Configurações” clicando nos três pontinhos do canto superior direito;
- Selecione a opção “Pagamentos”;
- Clique em “Facebook Pay”;
- Em “Conta”, selecione a opção “Solicitar relatório de pagamentos”;
- Digite o PIN de cadastro do Facebook Pay;
- Selecione “Baixar” ou “Solicitar” relatório;
- Selecione a opção “Exportar”.
Além da função de download, o extrato dos pagamentos por WhatsApp podem ser enviados para o seu e-mail ou armazenados em aplicativos como o Google Drive. O arquivo tem formato ZIP e pode ser lido com um leitor de PDF.
Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir se o WhatsApp Pay é seguro e dicas para fortalecer as suas contas.