Descubra como acabar com a dívida do cheque especial

0
5227
pessoa com lápis na mão em cima de uma nota fiscal e caderno
0
(0)

Perdeu o controle das finanças e está se perguntando como se livrar da dívida do cheque especial? Apesar da prática não trazer vantagens a longo prazo, é comum encontrar pessoas desesperadas com o saldo bancário após a solicitação do serviço.

Anúncios

O problema é que os juros do cheque especial são altíssimos, o que faz com que o cliente do banco se enrole no pagamento. Pedir dinheiro emprestado ao banco pode gerar, além de uma bola de neve, um ciclo vicioso autodestrutivo.

Pode parecer o fim do mundo, mas tem como você sair dessa situação. Separamos algumas dicas que te ajudarão a se livrar do cheque especial e assumir o controle das suas finanças.

Anúncios

Pessoa com lápis na mão em cima de uma nota fiscal e caderno

Como funciona o cheque especial

O cheque especial é um crédito pré-aprovado oferecido pelas instituições bancárias aos seus correntistas. Cada titular tem um limite que varia de acordo com a sua renda mensal.

Se você já emprestou algum dinheiro, certamente não teve certeza da devolução do mesmo. É exatamente por isso que os bancos cobram juros altos no cheque especial: eles não possuem garantia alguma se o cliente irá devolver ou não o dinheiro emprestado.

Mas para, além disso, as instituições financeiras disponibilizam o serviço para gerar lucro. Conheça alguns detalhes do cheque especial:

Anúncios

– Juros: são calculados com juros compostos, ou seja, juros sobre juros. Por isso, a dívida cresce rapidamente caso o cliente não pague rápido o débito.

– IOF: sigla para Imposto sobre Operações Financeiras. É recolhido mensalmente de quem utiliza cheque especial.

– Pagamento: é cobrado o valor utilizado do limite do cheque especial somado ao IOF mensal.

– Dias grátis: determinados bancos oferecem 10 dias de utilização gratuita. Ao final do prazo, se paga os juros dos dias anteriores.

O cheque especial é um serviço não obrigatório, então, assim como o banco pode se negar a oferecer, o cliente pode não aceitar.

Como acabar com dívida do cheque especial

Se a bola de neve já foi criada e você está com dívida do cheque especial até o pescoço, veja alguns passos para que o problema seja resolvido sem causar mais transtornos.

• Cancele o cheque especial: é a melhor opção para evitar mais descontrole nas finanças. Às vezes apenas pedir para diminuir o valor não é o suficiente.

• Procure seu gerente: converse com o gerente para entender, de fato, como está sua situação no banco pode trazer benefícios como facilidade de renegociação da dívida. Converse sobre os prazos de pagamento, valores e descontos caso o pagamento seja feito à vista.

• Parcele a dívida do cheque especial: para sair da dívida grande, o banco oferece a opção de parcelamento. No período até o pagamento, o serviço será suspenso. O benefício é que o cliente terá a oportunidade de se reorganizar financeiramente sem depender do crédito.

• Avalie utilizar o crédito consignado: o empréstimo pode ser vantajoso quando possuir juros menores que os do cheque especial. Em 2018, por exemplo, os bancos diminuíram os juros do crédito consignado. Faça as contas e veja a melhor solução para você.

• Portabilidade de crédito: você sabia que é possível transferir a dívida de um banco para outro com juros menores? Pois é. E se pode fazer isso gratuitamente. Uma das principais utilidades da portabilidade é a isenção do IOF.

• Pague à vista: em caso de pagamentos pequenos, pagar à vista a dívida é a melhor opção para sair do negativo. Não deixe acumular a dívida com o banco.

Passo a passo para reorganizar as finanças

Chega de desculpas, chegou o momento de reorganizar as finanças pessoais. O primeiro passo foi a busca de informações. Confira um passo a passo que te ajudará nesta jornada:

#Passo 1: Liste as dívidas. Tenha controle das suas dívidas e saiba exatamente quanto entra em sua conta mensalmente. Liste os gastos do mês para ter mais controle sobre eles.

#Passo 2: Organize o orçamento. Veja o que entra e o que sai todos os meses. O planejamento é o que fará você sair do vermelho. Enxugue o orçamento e lembre-se que sair das dívidas é prioridade.

#Passo 3: Controle as finanças. A maioria das pessoas entra no cheque especial por conta da falta de organização e planejamento financeiro. Entender o que é supérfluo á necessário para evitar gastos desnecessários.

#Passo 4: Tenha disciplina. Abrir mão dos prazeres momentâneos para conseguir sair das dívidas é questão de disciplina.

#Passo 5: Crie metas. Seu objetivo pode ser sair das dívidas ainda em 2018 ou início de 2019. Tenha em mente uma meta e pense em estratégias para conseguir chegar lá.

#Passo 6: Reserva de emergências. Separe cerca de 15% do salário para reserva de emergência. É uma boa alternativa para evitar fazer nova dívida do cheque especial.

#Passo 7: Se reavalie. O que aprendeu com essa experiência? Saia do problema refletindo sobre o que aconteceu para que a inadimplência não se repita no futuro.

Você já perdeu o controle utilizando o cheque especial? Conte para nós sua experiência com esta linha de crédito.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui