Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

10 dicas para não cair em cilada nas compras de Dia das Crianças

Escrito por: Rafael Massadar em 28 de setembro de 2018

Outubro está chegando e com ele a hora de planejar as compras de Dia das Crianças! Mas, assim como qualquer outra data comercial, essa pode ser uma armadilha para o seu bolso.

Pesquisar os preços é uma dica básica para garantir as melhores ofertas e economizar. Mas há ainda uma lista com muitas outras dicas para você também não cair em cilada nas compras de Dia das Crianças.

A seguir, listamos 10 passos bem interessantes para você seguir e garantir a melhor compra!

compras de Dia das Crianças

Faça uma lista

A primeira tarefa para economizar nas compras de Dia das Crianças é fazer uma lista de presentes. Evite a tentação de ir fazer compras sem uma lista para tentar achar uma boa inspiração.

Você pode até encontrar essa inspiração, mas vai acabar levando um item desnecessário junto. Resultado: vai gastar mais do que deveria.

Saiba o que você realmente precisa comprar, faça uma lista e não leve mais nada.

Pesquise preços

Considere lojas online e também físicas. Não entre em um lugar e compre tudo de uma vez. Compare preços!

Verifique em diversos estabelecimentos e só então escolha um, considerando sempre o melhor custo benefício.

E, caso decida comprar vários itens em uma única loja, pechinche para ver se consegue um desconto.

Evite parcelar as compras

Afinal, lembre-se que dezembro ainda tem as compras de Natal. Todas as pequenas parcelas, feitas em lojas diferentes, resultarão em uma grande conta.

O resultado pode ser dívidas. Isso porque talvez não consiga pagar justamente em um momento em que os compromissos financeiros se acumulam.

Assim, prefira fazer as compras do Dia das Crianças à vista. Isso também pode lhe garantir bons descontos, além de um maior controle financeiro.

Cuidado com as emoções

Evite as aquisições feitas por impulso. Elas frequentemente levam ao desequilíbrio financeiro. O melhor presente é sempre aquele que cabe no bolso do consumidor.

Ou seja, se não tem dinheiro para pagar, leve algo mais barato. Pense que não vale a pena ficar com dívidas quando há opções mais simples que igualmente alegrarão pessoas queridas.

Cautela com compras na internet

Caso a compra seja realizada pela internet, cuidado! Às vezes o compras de Dia das Criançasbarato pode sair caro.  Antes de comprar pela web é importante verificar se a loja é confiável.

Procure sempre empresas conhecidas ou indicadas por amigos. Observe ainda se o site possui canais de contato, se informa o CNPJ e endereço, entre outras informações.

Caso vá comprar pela internet ou por outro meio à distância, não se esqueça de conferir o prazo de entrega para garantir que o presente chegará a tempo do Dia das Crianças.

Embora seja obrigação da loja cumprir o prazo prometido, é bom comprar com antecedência para ter uma margem de segurança em caso de atraso.

Cuidado com ofertas excepcionais

Se você ver um preço abaixo demais da média para as compras de Dia das Crianças, desconfie. Um fornecedor não vende um produto com valor extremamente baixo, caso contrário terá prejuízos.

Pode ser que a mercadoria seja falsificada ou vendida de forma ilegal. Alguns sites usam esses produtos com ofertas super generosas como isca para conseguir dados bancários e pessoais de consumidores.

Se você gostar muito do site, do produto ou da oferta, você pode verificar se algum conhecido seu já comprou com esse fornecedor.

Prefira lojas que oferecem frete gratuito

Esta dica é especialmente útil. Aproveitar as promoções de frete grátis nas compras de Dia das Crianças pode te poupar muito dinheiro.

Em alguns casos, os preços de produto em uma loja são mais baratos que em outra, mas os valores de frete são muito caros. Então esse fator deve ser levado em consideração também na hora de fazer os seus cálculos.

Não esqueça da faixa etária e da segurança

compras de Dia das CriançasAntes de começar a pesquisar as compras de Dia das Crianças, considere a idade da criança.

Os produtos têm indicações de faixa etária diferentes que devem ser seguidas tanto por questões de segurança quanto por questões educativas.

Caso tenha filhos de idades diferentes, monitore a brincadeira dos pequenos para evitar acidentes. Outra medida essencial é verificar se o brinquedo tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Essa certificação é obrigatória e garante que o produto passou por testes de segurança. O selo pode vir impresso, em etiqueta adesiva na embalagem ou afixada ao próprio produto em etiquetas de pano ou papel, como no caso das pelúcias.

Avalie também as características dos produtos, o que é fundamental para proteger os pequenos de acidentes. Mesmo se o item for reconhecido no mercado, fique atento à presença de tinta e de peças pequenas, pontiagudas e cortantes.

Espere pelas queimas de estoque

Por que esperar as promoções após o Dia das Crianças para comprar? As lojas costumam fazer promoções para vender itens que não tiveram a procura esperada e estão ocupando espaço no estoque.

Essa dica é especialmente efetiva se você está procurando um tipo de produto específico mas não liga muito para uma marca ou modelo. Com paciência você pode conseguir comprar o presente da sua lista com grandes descontos.

Comece mais cedo da próxima vez

Aqui está uma dica para 2019. Comece a pensar nas compras de Dia das Crianças durante todo o ano. Quanto mais cedo você se decidir sobre os presentes, mais tempo você terá para conseguir compra-los com um bom desconto.

Pegue sua lista e decida qual presente você vai comprar. Assim, você pode começar a pesquisar os preços por mais tempo e vai ter mais chances de encontrar algo em promoção.

Não deixe essas escolhas para última hora. Além de evitar lojas, você vai lucrar mais. Portanto, quanto mais próximo do Dia das Crianças você deixar para comprar os presentes, mais caros eles vão ficar.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

dívidas
Jovens com nome sujo
Plano de saúde com coparticipação
nome sujo
Estourar o limite do cartão de crédito