
A última parcela do 13º salário foi paga no dia 20 e, muitos brasileiros ainda não sabem qual é a melhor forma de utilizar este dinheiro. Até porque as possibilidades são inúmeras: comprar os presentes e produtos para a ceia de Natal, pagar as dívidas, investir, adiantar as contas de 2022.
Anúncios
E o que é unanimidade entre todos os trabalhadores é a necessidade de que o valor do 13º salário renda mais. Porém, muitos não sabem como fazer e nem se é possível esticar esse dinheiro.
Vale ressaltar que o dinheiro recebido leva em consideração o período trabalhado no ano. Desta forma, quem trabalhou nos últimos 12 meses, por exemplo, terá direito ao vencimento integral.
Anúncios
E é claro que com esse ganho a mais, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre como usar esse dinheiro.
13º salário precisa estar planejado junto com o seu orçamento mensal
Para te ajudar a descobrir o que é melhor fazer com o dinheiro do 13º salário, conversamos com a educadora financeira Aline Soaper, idealizadora do Instituto Soaper. Para a especialista, o uso do 13º salário deve ser planejado, assim como todo orçamento de uma família.
Além disso, é importante ressaltar que o dinheiro pago neste mês pode sofrer os descontos de um salário normal. Por isso, o valor tende a ser menor do que o que foi pago ainda em novembro, na primeira parcela.
Anúncios
+ Como usar bem o 13º salário? Confira as dicas do Sicredi
E de acordo com a Aline Soaper, para utilizar o dinheiro de forma consciente, o trabalhador precisa estar ciente sobre a sua situação familiar.
“Se existe uma dívida, é preciso usar parte do 13º para pagar de forma parcial ou integral essa conta”, explica Soaper.
4 dicas para fazer o 13º salário render
Fazer o 13º salário render não costuma ser uma tarefa fácil, ainda mais porque ele chega em um momento com muitas festas e contas a pagar. Mas quem consegue prolongá-lo se dá bem.
Por isso, a especialista lista algumas dicas para ajudar você que deseja ter o seu dinheiro do 13º salário por mais tempo. Veja a seguir!

Não misture com as despesas de dezembro e janeiro
Pelo fato de chegar em um período com muitos gastos, muita gente usa o 13º salário no próprio mês de dezembro. E quem não usa, gasta em janeiro com as dívidas que ficaram das comemorações.
A primeira dica é não misturar o valor do benefício com as suas despesas deste mês e do próximo.
Além disso, você pode ficar tentado a gastar o valor com IPVA e matrícula escolar. Se quiser fazer render, tente deixar o valor separado e se organizar com o que já recebe normalmente.
Se não der para separar tudo, tente fazer isso com pelo menos uma parte.
“Quem não possui dívidas pode separar uma parte do 13º para o consumo em geral, como festas de fim de ano e presentes, por exemplo. Mas é importante guardar uma parte do dinheiro para aqueles gastos maiores de início de ano, como IPVA, IPTU e mensalidades escolares, que são sempre gastos extras e que devem ser considerados”, conta Aline Soaper.
Crie um planejamento
É muito difícil ter controle financeiro sem a ajuda de um planejamento. Por isso, se você deseja fazer o seu 13º render, comece a se organizar para não se perder e ter as suas finanças fora de controle.
Muita gente, segundo a especialista, erra ao usar o 13º sem planejamento. Ela conta que as pessoas recebem e gastam tudo de uma vez, sendo assim, não conseguem fazer render.
“É sempre importante priorizar um sonho, um investimento, as contas extras de início de ano. Por isso, o planejamento financeiro é fundamental para usar esse valor de forma consciente”, diz a educadora financeira.
Invista o dinheiro
Você já pensou em entrar no mundo dos investimentos? Essa pode ser a oportunidade de se tornar um investidor iniciante e aplicar o dinheiro do 13º salário ou uma parte dele.
“Cerca de 10% a 15% já podem ser investidos em modelos como o CDB, que são investimentos simples e estão disponíveis na maioria dos bancos. Já aqueles que querem arriscar um pouco mais podem comprar ações de baixo valor na Bolsa de Valores. Separar uma parte e já começar é um grande passo.”
Vá devagar!
Tem muita gente entrando no mercado financeiro e começando a investir, mas também tem muita gente saindo. Sabe por quê? A expectativa de um retorno imediato acaba desanimando e até mesmo a forma agressiva como algumas pessoas começam.
+ Entenda se o trabalho home office pode diminuir 13º salário
De acordo com a especialista, é preciso ir devagar. Além disso, com uma mentalidade totalmente de iniciante.
É possível ter retorno investindo pouco, mas você também precisa ter calma e paciência, assim como também é possível ter bastante sucesso a longo prazo.
“Quem recebe esse valor e não está endividado também pode investir. Nesse caso, com apenas R$50 já é possível aplicar no Tesouro Direto e começar a investir de forma segura”, finaliza a educadora.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe as dicas com um amigo que precisa de ajuda para gastar o dinheiro do 13º salário.