Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Latam - Ofertas Imperdíveis

7 dicas para economizar no supermercado

Escrito por: Redação em 27 de abril de 2018

Um dos maiores gastos no seu orçamento doméstico deve ser com a alimentação. Mesmo que você não tenha o hábito de fazer refeições fora de casa com a família, os gastos com as compras parecem aumentar cada vez mais. É aí que você deve se perguntar se tem como economizar no supermercado.

Já citamos inúmeras formas de você montar um planejamento financeiro e a importância de poupar e ter uma reserva. Mas, para isso, suas finanças precisam estar em ordem. E, para estarem em ordem para você poupar alguma coisa, é preciso que no final do mês sobre alguma coisa, claro. Mas, a cada ida ao mercado, isso parece uma tarefa cada vez mais distante e impossível.

Algumas dicas podem parecer bobas, mas se você experimentar verá o quanto são valiosas. Uma delas é não fazer compras quando estiver com fome. Faça o teste. Se você for ao mercado com fome, vai querer comprar muito mais do que realmente precisa. Tudo parecerá mais gostoso. Agora, se você for “alimentado”, vai conseguir se ater a lista.

Já que começamos, fazer uma lista é essencial para evitar gastos extras. Sim, sem uma direção, muitas pessoas acabam comprando além do que deveriam. Ou além do que realmente precisam. É aí as finanças vão pelo ralo e aquela pequena quantia que você esperava economizar no final do mês, foram embora.

Portanto, se você precisa cortar gastos e enxugar o orçamento para ontem, saiba que é possível fazer isso sim com a conta do supermercado. Quer descobrir como? Acompanhe esse post até o final para dicas práticas de como economizar no supermercado.

Dicas para economizar no supermercado
Para você economizar no supermercado, o principal é fazer uma lista e nunca ir com fome

Como economizar no supermercado

O primeiro passo para você economizar no supermercado é fazer uma avaliação. Isso mesmo. A dica prática número um é uma análise dos hábitos de consumo de sua família. Você precisa pensar em itens como: tudo o que está na lista é essencial? É possível trocar por uma marca mais barata? Estou indo ao mercado nos dias das melhores promoções?

Muitos sites dão inúmeras dicas de como economizar no supermercado. Mas algumas são um consenso geral. Será que você as está seguindo a risca? Prepare-se para essas dicas infalíveis de como economizar no supermercado.

1 – Não vá ao mercado com fome
2 – Faça uma lista de compras
3 – Fique atento aos dias das promoções
4 – Faça uso de cupons ou encartes de outras redes
5 – Não leve as crianças junto para as compras
6 – Planeje as refeições desta ou das próximas semanas
7 – Evite visitar as seções de produtos que não estão na lista

1 – Não vá ao mercado com fome

Logo no início desse texto explicamos a importância de ir ao mercado depois de comer. Nunca vá de estômago vazio, ou você acabará voltando para casa com produtos além do que realmente precisava.

E vai evitar também que você faça ou compre lanches no próprio mercado.

2 – Faça uma lista de compras

Fazer a lista é essencial para você não sair comprando além do necessário. Você deve verificar o que já tem em casa e comprar apenas o que for essencial. Se comprar além do necessário, além de gastar mais dinheiro, pode contribuir para o desperdício.

Afinal, muitos produtos são perecíveis e se não forem consumidos dentro do prazo de validade correto, você precisará descartá-los. É um desperdício duplo de dinheiro. E nada sustentável.

3 – Fique atento aos dias das promoções

Os mercados costumam ter dias específicos para promoções de produtos específicos, como o “Dia da Carne”. Se você estiver precisando desses produtos, vale uma visita para comprar no dia mais barato.

Não esqueça dos itens citados anteriormente: vá alimentado e não deixe de fazer a lista para comprar apenas o que for essencial.

4 – Faça uso de cupons ou encartes de outras redes

Você sabia que há sites que oferecem cupons? Podem ajudar a economizar um pouco nas suas compras do mercado. Algumas redes de supermercados também cobrem a oferta de outros. Para isso, você precisa levar o encarte do concorrente.

Por isso, pesquisar preços é essencial na sua economia. Mas, atenção: não caia em promoções que você não precisa! Se você não precisa do “leve 4, pague 3”, evite o desperdício do produto e do seu dinheiro.

5 – Não leve as crianças para as compras

Nesse caso, é difícil chegar a um consenso. Alguns sites dizem para você levar as crianças e dar uma aula de educação financeira e valorização do dinheiro. Mas, em outros lugares, fica o alerta: levar crianças para o supermercado pode ser sinônimo de comprar uma série de itens para agradar os pequenos e que vão apenas inflar o seu orçamento.

Avalie bem se vale a pena ou não, caso você tenha a opção de deixar com alguém os filhos.

6 – Planeje as refeições desta ou das próximas semanas

Planejar o cardápio ajuda a montar a lista e a direcionar suas compras no supermercado. Por consequência, você vai economizar nas compras deixando de fora itens que não seriam necessários para aquelas refeições.

Avalie também a compra de produtos naturais, que costumam ser mais em conta daqueles pré-prontos ou processados.

7 – Evite visitar seções de produtos que não estão na lista

Sim, se você passar por seções de produtos no mercado que não estão na lista, pode acabar caindo em tentação. Como? Produtos em promoção que você não estava pensando em levar – porque, nesse caso, não estava realmente precisando.

São produtos que você gosta, mas são gastos desnecessários nesse momento. Fuja à lista de compras. Para citar apenas algumas formas de você acabar deixando de economizar no supermercado.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

regras para cancelamento de viagem
C6 Bank é o mais novo banco digital do Brasil
plano de saúde