InícioCriptomoedaConfira 9 filmes sobre Bitcoin que você deve assistir

Confira 9 filmes sobre Bitcoin que você deve assistir

4.5
(2)

Entender sobre criptomoedas é o que muita gente vem buscando. Afinal, a possibilidade de enriquecer com essa moeda parece ser real para algumas pessoas.

Por isso, se você quer entender como funciona o mundo das moedas digitais, blockchain e companhia, veja a lista de filmes sobre Bitcoin abaixo.

Com uma ajudinha do Internet Movie Database, o IMDB, selecionamos alguns dos filmes sobre a moeda já lançados – muitos estão em produção – que você deve conhecer. Confira a lista e comente no final o que você achou!

1- Bitcoin – o fim do dinheiro como conhecemos (Bitcoin: The End of Money as We Know It)

O filme de 2015 é na verdade um documentário criado nos Estados Unidos para falar da controversa moeda virtual. Em uma hora, é traçada uma história do dinheiro e expostas as práticas dos bancos centrais e dos atores financeiros. É destacado como o governo influencia no processo de criação do dinheiro e como a inflação é causada.

Algumas questões levantadas no documentário são se o Bitcoin é uma alternativa às moedas locais, se as criptomoedas vão levantar uma revolução em transações monetárias, se é um presente para criminosos, entre outros pontos.

2 – Banking on Bitcoin

Outro documentário lançado nos Estados Unidos, em 2016, Banking on Bitcoin fala sobre essa criação disruptiva desde a invenção da própria internet.

Além disso, um dos aspectos do filme é tratar uma “batalha ideológica” entre utópicos e capitalistas e como a tecnologia das criptomoedas vão moldar as vidas no futuro.

3 – O Surgimento e a ascensão do Bitcoin (The Rise and Rise of Bitcoin)

Mais um documentário norte-americano, criado em 2014, para tratar da mais famosa das criptomoedas. Fala de um programador de 35 anos que vive em Pittsburgh e fica fascinado pela Bitcoin.

Essa adoração e envolvimento com a criptomoeda acabam afetando sua vida no trabalho e em casa, com sua esposa e os três filhos.

Desde que descobriu o Bitcoin em 2011, o programador Dan engajou-se na comunidade da moeda e no documentário é possível acompanhar a jornada desde então. O mercado de mineração também será explorado no filme, que traz também depoimentos de empreendedores sobre o assunto Bitcoin.

4 – Life on Bitcoin

O documentário de 2015 fala da vida de dois recém-casados que precisam suprir suas necessidades diárias usando apenas criptomoedas. O casal Austin e Beccy Craig recebe um desafio após duas semanas de seu casamento.

Precisam descobrir como se virar adquirindo os itens necessários a sua sobrevivência com o pagamento das compras usando as criptomoedas.

filmes na Amazon Prime
É possível aprender sobre Bitcoin assistindo filmes

5 – Bitcoin Heist

A primeira ficção da nossa lista é um filme de ação. Com 1h50 de duração, o longa foi lançado em 2016 e produzido no Vietnã.

A história mostra um agente da Interpol que, para pegar o bandido mais procurado do mundo, precisa montar um time de hackers de elite. O plano para pegar o ladrão é planejar um grande roubo de criptomoedas.

6 – The Blockchain and Us

É um curta, em formato de documentário, com duração de 31 minutos. Lançado em 2017, o filme não explica a tecnologia mas sim as implicações que ela pode trazer.

As entrevistas acontecem com desenvolvedores de softwares, criptologistas, pesquisadores e empreendedores, entre outros especialistas. Eles falam sobre o que muda na sociedade com as criptomoedas, entre outros tópicos.

7 – Bitcoin in Uganda e Bitcoin in Argentina

Na verdade, são dois documentários produzidos pelo projeto BitcoinFilm.org. O projeto é descrito como um time de voluntários que estão empolgados com a forma como o Bitcoin é usado pelo mundo.

O primeiro documentário fala da Ronah, uma jovem da Uganda que se muda para Massachusetts em 2011. Ela precisa enviar com frequência dinheiro a seu irmão de 20 anos para pagar as mensalidades do curso de Contabilidade e Finanças em Kampala.

Como as taxas de transferência são altas, seu marido decide começar a comprar Bitcoins, para ver se conseguem enviar dinheiro mais facilmente ao irmão.

O segundo documentário tem apenas oito minutos e fala sobre o impacto do Bitcoin na Argentina. Aponta os benefícios da transação da criptomoeda em comparação às com dinheiro em espécie, mais complicadas e arriscadas.

8 – The Rise and Rise of Bitcoin

Esse é um filme-documentário de 2014 que segue o programador Daniel Mross, que é um entusiasta ávido da moeda Bitcoin e seu irmão, Nicholas. O filme mostra que eles produziram o projeto pois acreditavam que as criptomoedas seriam o futuro definitivo da moeda mundial.

Durante o documentário, há várias entrevistas com empresas e pessoas que tiveram importantes papéis na expansão do Bitcoin. O filme está disponível na Amazon Prime.

9 – O menino da internet: a história de Aaron Swartz

O filme conta a história de Aaron Swartz, que é um programador que ficou conhecido pelo  hackativismo, além da coautoria do feed RSS e sendo um dos cofundadores da rede social Reddit.

Ele já foi preso em 2011 por invadir o campus da faculdade de Harvard à noite. E também já foi acusado meses depois de fraude eletrônica e obtenção ilegal de um computador protegido.

Teve várias passagens posteriores pela polícia estadunidense, até cometer suicídio em janeiro de 2013.

O filme retrata a vida e o legado do programador, e é uma boa reflexão sobre a situação da liberdade política que, por sua vez, é um ponto de vista diretamente ligado aos fundamentos do Bitcoin.

Se você quer se especializar ainda mais na área de criptomoedas, a recomendação é se inscrever em cursos para aprender sobre o assunto.

O que achou disso?

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Enedina! Tudo bem?
      Alguns dos documentários citados estão disponíveis no Youtube. Outros são de serviços de streaming específicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui