O Pix é o momento! O sistema de pagamentos, criado pelo Banco Central do Brasil e lançado no ano passado, possui como função o envio imediato de dinheiro, sem nenhum tipo de custo. Mas você pode se perguntar: mesmo com envio imediato, é possível agendar o Pix?
Anúncios
Sim, isso é possível. Apesar do Pix ter a proposta de ser um serviço imediato, com transações de no máximo 10 segundos, essa não é a sua única função. Antes de mais nada, o Pix também se propõe a realizar transações 24 horas por dia, inclusive nos feriados.
Isso quer dizer que, caso você queira efetuar um pagamento via Pix num feriado, por exemplo, há a possibilidade de agendamento. E o melhor, sem nenhum tipo de custo.
Anúncios
O serviço de agendamento no Pix também serve para transações recorrentes, como o pagamento de salário, agendamento de pensões, mesadas e outras contribuições que demandem um trabalho recorrente.
Qual a diferença entre um agendar Pix e outros meios de transferência de pagamento?
Primeiramente, a diferença está no processo. O Pix tem como função ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência que hoje é feito usando diferentes meios.
Além disso, uma outra diferença está no meio onde ele será feito e nos custos. Até o momento, o Pix se mantém como uma operação realizada por meios eletrônicos.
Anúncios
Uma outra distinção é que o Pix não possui limite de horário, nem dia da semana e o valor transferido cai em sua conta em poucos segundos. Como resultado, o serviço funciona 24 horas, 7 dias por semana, entre quaisquer bancos.
Ou seja, realiza operações de banco para fintech, de fintech para instituição de pagamento, entre outros.
Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix.
Para quem ficou curioso, os outros meios de transferência de pagamento são: as transferências tradicionais entre contas da mesma instituição (transferência simples) ou entre contas de instituições diferentes (TED e DOC).
Vamos as diferenças entre o Pix e esses outros meios?
Pix x Boleto
As transações de pagamento por meio de boleto exigem a leitura de código de barras, enquanto o Pix pode fazer a leitura de um QR Code.
A diferença é que, no Pix a liquidação é em tempo real, o pagador e o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário.
Pix x Cartão de Débito
As transações de pagamento utilizando cartão de débito exigem uso de maquininhas ou instrumento similar. Com Pix, as transações tem início por meio do telefone celular, sem a necessidade de qualquer outro instrumento.
Pix agendado x DOC agendado
Levando em consideração os pagamentos agendados, o Pix levará poucos segundos na data marcada para a conclusão do trâmite.
Dessa forma, no caso de um DOC, em que mesmo com um tempo previsto para ocorrer em uma determinada data, a transação pode levar alguns dias úteis para ser finalizada.
E como agendar Pix?
Por fim, o Pix é mais uma opção disponível à população que convive com os tipos tradicionais. A diferença é que, com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta.
Para agendar, é um processo bem simples e o procedimento vai depender da instituição bancária a qual você possui vínculo.
Para deixar a transação agendada, é só prestar bastante atenção ao campo referente a data de transferência. Depois disso, basta confirmar a transação.
Apenas tenha em mente que é necessário que você insira os dados corretamente. Uma vez realizado, não é possível estornar o pix, justamente por conta da sua compensação instantânea.
A princípio, é importante lembrar que as instituições não são obrigadas a aderirem ao Pix. Sendo assim, verifique se a sua instituição aderiu e se é possível agendar.
Existem bancos e fintechs, por exemplo, que aderiram ao Pix mas mantiveram o DOC como a única transação possível para pagamentos agendados.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora as camadas de proteção do sistema Pix.
*Colaboração: Isabella Mercedes