InícioNotíciasCarreirasAntecipação salarial: veja como funciona

Antecipação salarial: veja como funciona

0
(0)

O que fazer quando o pagamento não dura até o fim do mês ou imprevistos acontecem? Você já passou por algo semelhante? Saiba que há uma solução para ter dinheiro na conta antes da chegada do próximo mês: é possível solicitar a antecipação salarial. Mas, afinal, como funciona esse adiantamento?

Como o próprio nome sugere, essa opção permite que o trabalhador receba parte do seu pagamento do mês seguinte de forma adiantada. Depois, o valor antecipado é descontado no contracheque. A seguir, vamos explicar melhor como isso funciona. Boa leitura!

O que é a antecipação salarial? 

A antecipação salarial, também chamada de adiantamento salarial, viabiliza que o profissional antecipe o recebimento de diárias já trabalhadas. Por isso, essa alternativa não é considerada como um empréstimo: ao solicitar o adiantamento de salário, o trabalhador tem acesso a um dinheiro que já é seu e não precisa contrair uma dívida, por exemplo.

Vale lembrar, contudo, que a antecipação salarial não está prevista em lei. Por esse motivo, as empresas não são obrigadas a oferecerem esse tipo de possibilidade aos funcionários. Contudo, se estiver na convenção coletiva da categoria, o empregador é obrigado a disponibilizar essa opção aos funcionários.

O que se vê na prática, no entanto, são muitas empresas oferecendo o adiantamento do salário de forma voluntária. Ou seja, muitas empresas o oferecem de forma estratégica para ajudar seus colaboradores a resolverem seus problemas financeiros. 

Vale ressaltar, entretanto, que o tema é citado no artigo 462 da CLT para autorizar o desconto no salário quando se trata de um adiantamento — solicitado ou espontaneamente concedido.

Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Carteira de trabalho em cima de notas de reais e moedas para antecipação salarial
Entenda como funciona a antecipação salarial

Como funciona o adiantamento salarial?

Como já mencionamos, o adiantamento do salário é um benefício corporativo que não está garantido na legislação, mas é concedido estrategicamente por determinadas empresas. Ele consiste no pagamento antecipado de uma parcela do salário do funcionário.

Não existem, contudo, leis que estabeleçam regras sobre como deve funcionar o adiantamento salarial. Até por isso, o tema é objeto de dúvida dentro de muitas organizações que não sabem como proceder diante do assunto.

Por essa razão, a antecipação do salário deve respeitar as convenções sindicais de acordo com a classe.

Então, um bom ponto de partida é a análise sobre o que o sindicato de sua categoria prevê para o adiantamento salarial. Em suas próprias convenções já são contempladas algumas regras.

Assim, por mais que a CLT não seja clara quanto ao assunto, ao menos os sindicatos oferecem um “norte” para que a empresa consiga se alinhar a um padrão para todos os funcionários.

Por isso, quando o trabalhador pede o adiantamento do salário e a empresa concede, o valor é descontado diretamente na folha de pagamento do mês seguinte.

+ Quer pedir aumento de salário? Veja algumas estratégias

+ Adiantamento do 13º salário vale a pena?

O que você precisa saber sobre o adiantamento

Além do desconto em folha, algumas outras questões devem ser consideradas, tais como:

  • no geral, o valor antecipado deve ser correspondente a 40% do salário do colaborador;
  • a data escolhida para o adiantamento salarial é variável, mas também segue um padrão de que ocorra entre nos dias 15 ou 20 do mês.

Por isso, o adiantamento do salário pode vir tanto através de uma solicitação do trabalhador, caso não seja uma prática comum da empresa, quanto o próprio empregador oferecer essa flexibilidade ao empregado.

Inclusive, justamente por não ser uma exigência, o empregado pode solicitar que a empresa não encaminhe para ele especificamente o adiantamento. Afinal de contas, está no direito o recebimento do salário total até o quinto dia útil de cada mês como previsto na lei.

Quais as vantagens de pedir a antecipação salarial?

A possibilidade de conseguir adiantar parte do salário pode trazer algumas vantagens para o trabalhador. serviço de fácil contratação, a antecipação permite que o colaborador consiga um dinheiro extra no mês de forma simples e rápida.

Desta maneira, é possível usar o dinheiro para atender necessidades mais imediatas ou imprevistos, por exemplo. E, é claro, sem precisar recorrer às opções de crédito ou empréstimo.

Além disso, como já mencionamos, o adiantamento salarial não representa uma dívida. Isso significa que, depois da contratação e recebimento do dinheiro, o trabalhador não terá que se preocupar com o pagamento de mais uma conta. 

O valor adiantado pela empresa pode ser utilizado de diferentes maneiras. Na maioria dos casos, por exemplo, quando o trabalhador solicita o adiantamento é para cobrir o saldo negativo da conta ou escapar de algum imprevisto que tenha ocorrido naquele mês.

Viu, só? Antecipar o salário é possível, sim. Mas lembre-se que nem sempre o valor da antecipação salarial será suficiente para cobrir imprevistos mais caros. Por isso, organize as suas finanças para, aos pouquinhos, construir uma reserva de emergência.

Conseguiu entender como funciona a antecipação salarial e quais são os benefícios? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário com a sua questão.

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui