InícioNotíciasCarreirasDescubra se adiantamento do 13º salário vale a pena

Descubra se adiantamento do 13º salário vale a pena

0
(0)

O 13º salário é pago, normalmente, em duas parcelas no final do ano para os trabalhadores. Mas algumas empresas podem, no entanto, realizar o pagamento com maior antecedência. Por isso, algumas instituições financeiras oferecem a antecipação do valor. Você já ouviu falar sobre o adiantamento do 13º salário?

Funciona assim: é como se fosse um empréstimo. Ou seja, a instituição financeira vai te emprestar o valor antecipadamente e, depois disso, você vai devolver pagando juros. Normalmente, o débito do empréstimo é feito somente no mês de dezembro, quando o trabalhador de fato recebe o benefício.

No entanto, nem todas as instituições oferecem 100% do valor do adiantamento. Por isso, pode variar conforme o limite de crédito do trabalhador. Além disso, os juros serão cobrados sobre o valor emprestado.

E aí surge a dúvida: será que vale a pena solicitar o adiantamento? Continue a leitura para saber mais!

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

A antecipação do 13º salário é como uma linha de crédito que os bancos oferecem. Ao levar em conta que as empresas têm uma data limite para fazer o pagamento do décimo terceiro, os bancos cobram taxas abaixo da média para o adiantamento.

Ou seja, os bancos, sabendo quando o cliente terá o valor necessário para quitar o empréstimo, programa o débito na conta corrente para o final do ano. Vale lembrar que é um empréstimo de curto prazo e, por isso, os juros são menores.

adiantamento 13º salário: carteira de trabalho e cinco notas de cinquenta reais
Saiba como solicitar o adiantamento do 13º salário

Vale a pena fazer o adiantamento do 13º salário?

Depende da situação. Por se tratar de um empréstimo e conter juros, o valor que será pago após o pedido será maior do que o valor que receberá da empresa. Por isso, podemos dizer que vale a pena adiantar o benefício em casos de emergência, como quitação de dívidas ou se necessário para a saúde.

Além disso, é importante traçar um planejamento financeiro para não se endividar ainda mais. Isso porque em dezembro, quando o 13º é depositado pelas empresas, a tendência é que o consumo das famílias seja maior devido as festas de fim de ano.

Por isso, o benefício pode fazer falta mais pra frente, e daí a importância de se planejar para não contrair outras dívidas.

+ Como usar bem o 13º salário? Sicredi dá dicas!

Uma das vantagens de solicitar o adiantamento do 13º salário é que você consegue adiantar algumas contas ou pagar dívidas.

No entanto, uma das desvantagens ao solicitar é que você pode acabar se endividando ainda mais, justamente por conta dos juros cobrados – mesmo que eles sejam menores do que os outros tipos de empréstimos.

Além disso, se você pretende fazer o pedido de adiantamento para formar uma reserva de emergência ou realizar qualquer objetivo a curto prazo, é melhor escolher uma aplicação de renda fixa. Assim, você consegue resgatar o dinheiro a qualquer momento.

+ Investimentos em renda fixa: saiba onde aplicar dinheiro em 2021

Como é feito o cálculo do valor a ser recebido?

O colaborador que trabalhou durante todo o ano em uma mesma empresa não terá dificuldades para saber o quanto vai receber de 13º salário. Por isso, se o pagamento é feito em uma única parcela, ele será equivalente a exatamente seu salário do mês anterior. 

Mas se o benefício for pago em duas parcelas – que é o que geralmente acontece -, não basta somente dividir o valor. Isso porque a primeira parcela, por exemplo, corresponde à metade do salário do mês anterior.

A segunda, no entanto, incide nos descontos do INSS e Imposto de Renda, os quais podem variar conforme o valor do salário recebido pelo trabalhador.

Gostou deste texto? Então continue se atualizando nesse assunto e leia agora mesmo: “como aproveitar o 13º salário e investir?

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui