InícioNotíciasInvestimentosO que avaliar antes de entrar em um IPO na Bolsa de...

O que avaliar antes de entrar em um IPO na Bolsa de Valores?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Quem investe em ações de empresas já deve ter escutado falar em IPO, mas você sabe o que é preciso avaliar antes de aplicar o seu dinheiro nesse tipo de investimento? Será que essa é uma boa forma de investir?

Antes de responder essas perguntas, é preciso entender o que é IPO, que em inglês significa “Initial Public Offering” ou em português Oferta Pública Inicial. Mas o que significa isso?

Quando você escutar a palavra IPO pode ter certeza que uma empresa ganhará novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado. Sendo assim, a instituição se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.

+ Saiba quando não vale a pena investir em ações

Vale ressaltar ainda que as empresas que costumam abrir uma Oferta Pública Inicial já estão em uma fase de estágio de maturidade avançado nos negócios. Além disso, no Brasil essas vendas de ações costumam atingir milhões de reais.

E ainda existe uma expectativa de que no primeiro quadrimestre deste ano, exista um recorde de IPOs: se todas as ofertas forem concretizadas, o período pode terminar com 29 novas empresas e um volume de R$45,8 bilhões.

Saiba o que avaliar antes de investir em um IPO

Quer participar de uma Oferta Pública Inicial de alguma empresa mas não sabe o que é preciso avaliar? O FinanceOne preparou uma lista com os principais fatores que você precisa ficar de olho.

1) Procure saber o motivo da empresa estar abrindo capital

Existem diversos motivos que podem levar uma empresa a abrir o seu IPO, seja para investir no próprio crescimento ou para poder se recuperar economicamente. Também existe a possibilidade da instituição querer aproveitar o bom momento do mercado, mas não ter estrutura para tal.

E são por esses motivos que você precisa saber de fato porque a empresa está abrindo capital. Dessa forma, é possível evitar entrar em alguma furada e acabar perdendo o seu dinheiro.

2) Faça uma análise do momento econômico

Outro ponto a ser avaliado antes de investir em IPO é o cenário econômico. Qual é a perspectiva do mercado como um todo para o atual momento. Você vislumbra positivismo ou grande risco?

Faça uma análise do momento econômico e, se necessário, entenda o setor de atuação da empresa que está fazendo o determinado IPO. 

+ Dá para ganhar dinheiro com aluguel de ações?

Verifique qual a sua sensibilidade quanto às oscilações econômicas, bem como o estágio da maturidade, além da regulamentação que dá regimento ao setor e as barreiras de entrada.

Isso vai possibilitar que você conheça a empresa, o seu segmento e o ambiente. Assim, você consegue analisar e definir se ela te trará rentabilidade de acordo com o prazo que considera plausível para tal investimento.

telas de computador mostrando gráficos de cotações
Adquirir um IPO pode ser benéfico para os investidores

3) Confira o histórico

É importante também fazer uma pesquisa e avaliar o histórico dessa empresa. E o que pode te ajudar é que todas elas são obrigadas a emitir um prospecto, antes do IPO.

Esse é um documento que contém o histórico de todas as demonstrações contábeis dos últimos anos e, assim, você verifica a veracidade dos dados e se eles são consistentes.

4) Como o mercado vê essa empresa?

Além de verificar o histórico interno, qual o externo? É muito importante avaliar esse ponto também. Como o mercado enxerga essa empresa e o que tem sido falado sobre ela?

Para te ajudar, casas de research costumam emitir relatórios por meio de analistas sobre essas empresas. Com isso, você confere a opinião e análise mais pontual de quem enxerga pontos específicos e estratégicos.

Como participar de um IPO?

Caso você tenha interesse em participar de um IPO, saiba que o passo a passo é simples e você pode encontrar diversas ajuda em meios de comunicação.

Basicamente o processo funciona da seguinte forma:

-> Primeiro você abre a conta em uma corretora;

-> Em seguida, verifique quais são as empresas que estão abrindo capital;

-> Feito isso, faça um pedido de reserva;

-> Agora realiza o pagamento solicitado;

-> Por último, basta acompanhar o início das negociações.

Este conteúdo te ajudou? Então compartilhe com alguém que necessita saber sobre o investimento e siga acompanhando o FinanceOne diariamente para ficar por dentro de todo o mercado financeiro.

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Juliana Favorito
Jornalista apaixonada em escutar e escrever histórias, mas que também tem uma queda pelo Marketing Digital. Com experiência em redação, social mídia e marketing ela gosta de sempre estar atualizada sobre a área da comunicação. E como uma boa carioca, não dispensa uma praia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui