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Ranking dos bancos com mais reclamações no 2º trimestre 2018

Escrito por: Mateus Carvalho em 31 de julho de 2018

O Banco Central (BC) divulgou, recentemente, a lista dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018. O ranking é composto pelas 11 instituições financeiras que mais obtiveram queixas no período analisado. No total, o BC recebeu 8.852 reclamações dos clientes.

Mas como foi calculado o ranking dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018? O BC utiliza o número de queixas reguladas feitas à instituição e divide pelo número de clientes de cada banco. Após isso, o BC ainda multiplica o número por um milhão.

bancos com mais reclamações no 2º trimestre de 2018
O Santander é o banco com mais reclamações no segundo trimestre de 2018

Na prática, quanto maior for o índice, pior será a classificação das instituições financeiras.

É importante lembrar que o ranking dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018 elaborado pelo Banco Central levou em consideração as queixas contra as instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes.

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Confira o ranking dos bancos com mais reclamações

1º lugar: Santander com índice de 38,14;

2º lugar: Caixa Econômica Federal com índice de 27,68;

3º lugar: Banco do Brasil com índice de 20,85;

4º lugar: Bradesco com índice de 19,61;

5º lugar: Itaú com índice de 18,61;

6º lugar: Banrisul com índice de 18,57;

7º lugar: Votorantim com índice de 14,10;

8º lugar: Banco CSF S.A. com índice de 5,84;

9º lugar: Pernambucanas Financiadoras S.A. com índice de 4,55;

10º lugar: Midway S.A. com índice de 4,38;

11º lugar: Banco do Nordeste do Brasil S.A. com índice de 0,61.

Santander é o banco com mais reclamações

Apesar de estar na primeira colocação quando comparado aos demais bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018, o Santander não é o que obteve o maior número de queixas.

A instituição financeira teve 1.576 reclamações, enquanto o segundo colocado teve 2.475. Uma diferença de 899 queixas.

Porém, quando o BC realiza o cálculo dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018, incluindo o número de clientes, o Santander sai em desvantagem.

A instituição financeira teve mais queixas dos seguintes assuntos: segurança, sigilo, integridade, confiabilidade e legitimidade das operações e serviços.

No trimestre anterior, entre janeiro e março deste ano, a Caixa Econômica Federal foi considerada o banco  com mais reclamações pelo BC. Anteriormente, a primeira colocação era ocupada pelo Santander.

Banco Central também elaborou ranking dos bancos menores

O Banco Central também realizou o ranking dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018, das instituições com menos de quatro milhões de clientes.

Nessa lista, quem ficou em primeiro lugar foi a Agiplan. A instituição financeira atingiu o índice de 143,57 pontos, com um total de 100 reclamações.

Já na segunda posição está o Paraná Banco. A instituição financeira recebeu um total de 68 reclamações, atingindo o índice de 133,75 pontos.

Em sequência aparecem o Banco de Brasília (BRB) com 130,16 pontos, o Banco PAN com 88,28 e o Banco Safra com 78,42.

Para elaborar o ranking dos bancos com mais reclamações no segundo trimestre de 2018, o Banco Central recolheu no total 10.110 reclamações.

As principais estão relacionadas às seguintes situações: não realização de débito automático, cobrança em duplicidade, divergências entre saques e depósitos. Além de problemas com transações por falha humana e alterações em investimos sem autorização. 

O BC também registrou 1.390 casos na oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada. Já referente às irregularidades relativas à integridade, segurança, sigilo, confiabilidade ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, foram registrados 1.306 casos. Está com dívida no banco? Saiba o que fazer!

Clientes dos bancos podem fazer reclamações no Banco Central

Se você não está satisfeito com os serviços oferecidos pela instituição financeira na qual possui uma conta, saiba que pode realizar a reclamação ao Banco Central. Elas ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

Uma forma de se queixar dos serviços oferecidos é escrevendo uma carta de reclamação. Após isso, é necessário encaminhar para o setor responsável da empresa, nesse caso o Banco Central. Mas você sabe qual é o passo a passo para escrever uma carta de reclamação? Confira aqui!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

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