Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Latam - Ofertas Imperdíveis

Carro usado: fique atento para garantir uma boa compra

Escrito por: Rafael Massadar em 31 de agosto de 2018

Comprar um carro usado pode ser uma armadilha caso você não tome certos cuidados. O primeiro detalhe é fazer uma vistoria básica em todo o veículo. Pegue a documentação, faça uma pesquisa, avalie questões como multas e o histórico do veículo.

Claro, faça as avaliações visuais comuns. No entanto, elas não costumam ser efetivas. Exija um teste detalhado e ainda faça uma pequena volta pelo bairro com o mecânico como motorista.

Além disso, por mais que você entenda da mecânica, não deixe de levar o veículo em um profissional de confiança. Peça para que o mecânico erga o carro e avalie todos os detalhes.

Lembre-se que andar com o carro é ideal para a escolha. Não fique restrito apenas a questões visuais. Faça um bom trajeto na sua cidade, use bastante o freio, passe em lombadas, faça algumas curvas com maior angulação.

Enfim, exponha o carro a situações que vão aparecer no cotidiano.  Por fim, tente dirigir outro modelo semelhante e faça a comparação para avaliar o estado de conservação.

carro usado

Avalie o valor do seguro para o veículo escolhido

Antes de finalizar a compra do seu carro usado, avalie um seguro. Afinal, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2017, o país registrou 561.500 carros roubados e furtados.

Portanto, andar sem seguro é correr riscos à toa. Por isso ele será essencial para garantir sua tranquilidade.

Nesse caso, vale a pena fazer uma cotação de seguro auto online e ter a certeza de quanto custará esse benefício. Se estiver em dúvida de mais de um modelo, faça a simulação deles e compare os valores.

Por fim, vale considerar que os seguros não são exclusivamente acionados em caso de um mal maior. Por isso, é possível contar com serviços que também cobrem gastos cotidianos, como a manutenção do seu veículo e a correção de falhas mecânicas.

Carros usados mais vendidos

A procura pelo carro usado continua crescente no mercado brasileiro. A farta opção de modelos com bons preços e itens de conforto, segurança e conveniência têm atraído o consumidor que quer seguir o ano motorizado.

Confira os dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores sobre os carros mais vendidos em maio de 2017.

1 – Volkswagen Gol – 79.014 unidades vendidas

2 – Fiat Uno – 50.172 unidades vendidas

3 – Fiat Palio – 49.372 unidades vendidas

4 – Chevrolet Celta – 29.147 unidades vendidas

5 – Fiat Strada – 24.207 unidades vendidas

6 – Volkswagen Fox – 23.742 unidades vendidas

7 – Chevrolet Corsa – 23.278 unidades vendidas

8 – Ford Fiesta – 22.797 unidades vendidas

9 – Fiat Siena/Grand Siena – 21.857 unidades vendidas

10 – Toyota Corolla – 19.038 unidades vendidas

10 – Chevrolet Classic – 16.503 unidades vendidas

Compra do carro usado também exige planejamento

carro usadoRealizar um planejamento financeiro antes de comprar um carro usado pode fazer a diferença. Afinal, sua vida financeira deve estar organizada para proporcionar a compra à vista ou parcelada.

Portanto, analise se você está no momento certo para adquirir um carro. Veja se a prioridade não está, por exemplo, na compra de um imóvel ou na viagem internacional dos sonhos.

Uma vez que você pode se dar ao luxo de comprar um carro novo, comece a pesquisar. Você pode fazer sua pesquisa online antes de visitar qualquer concessionária.

Considere também a compra de um carro usado de um indivíduo em vez de comprar de uma loja de carros usados. Essa possibilidade pode lhe render alguns reais de economia.

Financiamentos estão mais flexíveis

Quem pretende financiar a compra de um carro usado deve consultar as taxas médias de juros cobradas pelos bancos. No site do Banco Central do Brasil é possível verificar semanalmente a atualização desses dados.

Portanto, fique atento as instituições financeiras ligadas a montadoras. Elas costumam ter as taxas mais baixas do mercado.

Os bancos tradicionais cobram mais caro. Isso acontece porque as montadoras subsidiam as taxas, como forma de incentivar a compra dos consumidores.

A boa notícia é que compra de carro usado possui impostos menores do que o carro zero. Além disso, as revendedoras de veículos usados costumam oferecer a parceria de escritórios de despachantes. Elas realizam os trâmites legais, sem que seja cobrado nenhum valor adicional ao comprador.

Outra facilidade do momento deve-se à queda dos juros. Assim, os financiamentos de veículos usados estão mais flexíveis e vantajosos para os consumidores.

Rafael Massadar

Jornalista com experiência em redação com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Transmídia. Atualmente trabalho como assessor de imprensa.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Como poupar para a aposentadoria
Ter um seguro para a casa
regras para cancelamento de viagem
C6 Bank é o mais novo banco digital do Brasil