Início Notícias Finanças Pessoais Cartão de crédito para menores de 18 anos: como conseguir?

Cartão de crédito para menores de 18 anos: como conseguir?

4
(23)

Atualmente, ter um cartão de crédito pode facilitar o dia a dia, seja pela praticidade em usá-lo, seja pela comodidade e segurança. Mas aí surge a dúvida: fazer um cartão de crédito para menores de 18 anos é possível?

A resposta é sim. Algumas empresas de cartão de crédito abrem exceção em alguns casos. Mas vale lembrar que o jovem, na maioria das vezes, precisa ser cadastro pelo titular ou responsável legal.

Além disso, o cartão de crédito pode ser liberado em alguns casos, tais como:

  • se for jovem for emancipado;
  • caso o adolescente trabalhe;
  • se o menor de idade for universitário.

A seguir, veja como conseguir um cartão de crédito para menores. Boa leitura!

Confira aqui como obter um cartão de crédito para menores de 18 anos

Como conseguir um cartão de crédito para menores de 18 anos?

Pela lei brasileira, não é possível um menor de idade solicitar um cartão de crédito. No entanto, os responsáveis ou titulares do cartão podem incluir o jovem no cartão adicional, se for necessário.

+ Como fazer cartão de crédito pela internet
+ Como cancelar compra no cartão de crédito?

Além disso, há outras formas de conseguir um cartão de rédito para menores de 18 anos. É necessário, porém, seguir algumas regras ou situações especiais. São elas:

  • para filhos ou cartão adicional: é um cartão destinado para os dependentes. Ele sempre será vinculado ao cartão do titular e, por isso, compartilha tanto da fatura quanto do limite do cartão;
  • jovem universitário: caso o jovem seja universitário, pode-se criar uma conta universitária. Os bancos tendem a oferecer um cartão de débito.
  • jovem emancipado: é possível conseguir o cartão sendo um jovem emancipado. Ou seja, menores que atingiram em cartório o título de independente;
  • adolescente que trabalha: funciona de forma parecida com quem é emancipado, mas há exceções. Em alguns casos, é necessário ter uma renda mensal garantida e passar por uma análise de crédito.

Há, também, como solicitar o cartão pré-pago ou cartão mesada. Neste caso, funciona com um vale-presente. Desta forma, recarrega o valor que quiser no cartão e ele poderá ser usado.

A vantagem é que muitas empresas, geralmente, permitem mais de uma recarga e utilização.

Como solicitar o cartão de crédito para menores?

Antes de solicitar um cartão, pesquise quais instituições e operadoras de cartão de crédito são melhores para o seu perfil. Assim é possível descobrir quais ofertam os melhores planos e condições.

+ Saiba como escolher o melhor cartão de crédito

Apesar das bandeiras mais conhecidas serem Visa ou Mastercard, vale a pena lembrar que existem outras bandeiras e diversas instituições.

Contudo, a maioria delas solicita aos responsáveis ou titulares os seguintes documentos:

  • documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • comprovação de emancipação (se esse for o caso);
  • comprovante de renda (caso o jovem já trabalhe);
  • conta para comprovar endereço.

É comum também que haja uma análise de crédito para checar no sistema da instituição se o menor de idade tem nome sujo. Esse é um procedimento padrão para verificar se a pessoa está apta a receber e ter um cartão.

De fato, é ótimo ter a praticidade que o cartão pode oferecer no dia a dia. Mas lembre-se que é sempre bom que o responsável acompanhe a movimentação do cartão do jovem.

Além disso, também pode ser uma ótima maneira de ensinar sobre responsabilidade financeira.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita no nosso site e leia o texto: “o que é educação financeira e para que ela serve

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 23

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Auxílio emergencial: confira calendário para os reavaliados

O Ministério da Cidadania publicou nesta sexta-feira, 27, um novo calendário de pagamento para as parcelas do auxílio emergencial. Este calendário é...

4 carreiras promissoras no setor de beleza para 2021

O segmento da beleza não para de crescer no Brasil. Nosso país, por exemplo, é considerado o terceiro maior mercado consumidor do...

Nubank x Inter: compare os cartões sem anuidade

Os cartões sem anuidade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e no coração dos brasileiros. Com tantas opções pode ser...

Black Friday 2020: confira os melhores sites e ofertas

Você já se preparou para as ofertas da Black Friday 2020? Está com a lista de compras feita e separada para aproveitar...

5 dicas para saber se uma loja virtual é confiável

A pandemia da Covid-19 impulsionou o e-commerce e a Black Friday deve alavancar ainda mais as vendas online. Cerca de 80% dos...

Salário mínimo na Suíça chega a R$25 mil

Você já se perguntou quanto é o salário mínimo na Suíça, mesmo que seja só por curiosidade? Se a resposta é sim,...