Cartão de crédito pré-pago: como funciona | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Cartão de crédito pré-pago: como funciona

Está com o nome sujo e não consegue fazer um cartão de crédito? O seu problema pode estar solucionado com o cartão de crédito pré-pago. Essa é uma das modalidades de cartão mais procurada.

Se você é daqueles que adora fazer uma compra pela internet, então, vai adorar essa opção. Funciona como cartão de débito, mas sem estar vinculado a nenhuma conta ou agência bancária. Você escolhe quando quer carregar e utiliza os seus créditos da forma que quiser.

cartão de crédito pré-pago
O cartão de crédito pré-pago é uma ótima opção para quem está com o nome sujo

Gostou da opção de cartão de crédito pré-pago? Então fique atento aos detalhes. Separamos as principais informações para você saber como funciona. Confira!

Tipos de cartão de crédito pré-pago 

A modalidade de cartão crédito pré-pago tem duas opções. Ambas já são conhecidas pelo uso no tipo comum de cartão. Mas, é preciso ficar atento aos detalhes que cada uma apresenta antes de escolher. São elas:

Cartão pré-pago para uso em território nacional: este pode ser usado no Brasil; é válido somente para todo o país, pois o seu crédito é carregado em reais.

Cartão pré-pago para viagens internacionais: esta opção de crédito pré-pago pode ser utilizada fora do país, pois ele tem a possibilidade de ser carregado em diversas moedas estrangeiras. É excelente para viagens estrangeiras.

. Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens

Como funciona o cartão de crédito pré-pago? 

O funcionamento é bem fácil, assim como todos os outros mecanismos que possuem a opção pré-paga. A lógica é a seguinte: você carrega o quanto quiser e depois escolhe a melhor opção de pagamento.

O cartão de crédito pré-pago funciona como um cartão de débito na função de crédito, pois você pode inserir crédito. O crédito, nesses casos, funciona como se fosse o limite dos cartões de crédito normais.

Não há limite e nem quantidade de vezes para que você possa carregar o seu cartão. Mas o recomendado é que se tenha um controle da quantidade de crédito é inserida. Como não estará ligada a nenhuma empresa, banco ou conta, a administração é de responsabilidade do dono do cartão.

Esta opção de cartão é muito boa para quem tem o nome sujo e não consegue fazer um cartão de crédito, ou abrir uma conta bancária. Além disso, facilita também para aqueles que não podem comprovar renda ou têm muita dificuldade de controlar os gastos.

. Cartão de crédito com aprovação imediata existe?

Você pode estar se perguntando: como o pré-pago vai ajudar a controlar os gastos? Não é que o cartão vai fazer você ser mais econômico, mas ele pode ajudar a administrar melhor as despesas. Isso porque o limite de crédito vai de acordo com o valor que foi carregado, nada a mais (a não ser que tenha sobrado da última recarga).

Geralmente, em cartões de crédito normais, os limites são estabelecidos pelas empresas e vão de acordo com a renda do consumidor. Se a renda for bem alta, a chance de o limite ser alto é bem grande. Por isso, o pré-pago é bom para quem não consegue se controlar financeiramente. Um limite muito alto, nesses casos, é perigoso para elevar uma crise financeira e acabar com todo o planejamento.

Pagamento do cartão pré-pago

 

cartão de crédito pré-pago
O cartão de crédito pré-pago tem suas vantagens e desvantagens

O pagamento é bem simples e vai de acordo com a administradora do cartão que você escolheu para adquirir a opção pré-pago. Entre as opções estão a Mastercard e o PagSeguro.

 

Você poderá escolher a opção de boleto bancário ou cartão de débito. Para a primeira opção, o valor tem previsão para ser validado em até 48 horas úteis, enquanto para a segunda modalidade, em uma hora o valor pode estar liberado ou em até 24 horas.

Como informado, é uma excelente opção para quem gosta de compras pela internet e não tem cartão de crédito. Chega de pedir emprestado, não é?

Só que tem um detalhe importante. Nessa opção, não costuma ser possível, até o momento, parcelar as compras. Por isso, fique atento ao validar a compra e veja como ela foi realizada para evitar constrangimentos posteriores.

Vantagens e desvantagens do cartão pré-pago

Vantagens

– Em caso de perda ou roubo, é possível recuperar o dinheiro que estava como crédito no cartão pré-pago. Para isso, é preciso ter registrado o roubo;

– É aceito em todo o Brasil e também internacionalmente;

– Não é preciso ter uma conta bancária;

– Ajuda a controlar os gastos, por isso costuma ser muito utilizado por pais para depositar crédito em mesada para seus filhos;

– Mais comodidade, já que é possível carregar pela internet ou telefone.

Desvantagens

A principal desvantagem é a cobrança de taxas. Para começar a utilizar o cartão pré-pago são cobradas algumas taxas, que variam de acordo com a administradora.

Dessa forma, antes de começar a utilizar verifique se o pré-pago será vantajoso ou você terá mais prejuízos, caso você pretenda carregar um valor pequeno. Compare as taxas e veja qual é a mais em conta.

Conclusão: facilidade e praticidade

O cartão de crédito pré-pago ainda não é muito utilizado, pois é pouco conhecido. Mas ele possui mais vantagens do que desvantagens, como vimos. Ele é uma ótima opção para quem não pode comprovar renda ou adquirir um cartão de crédito, uma vez que funciona basicamente como um, mas recarregando valor em vez de limite.

. Cartão de crédito e programa de recompensas: vale a pena?

Para adquirir é muito fácil, podendo ser por telefone ou internet. Além disso, as formas de pagamento também são bem cômodas e facilitam para quem tem uma rotina corrida. É possível, por exemplo, quitar por débito.

E aí, gostou dessa opção? Já pensou em ter seu cartão de crédito pré-pago?

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora







Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...
Os jogadores mais bem pagos do mundo em 2018
Quem são os jogadores mais bem pagos do mundo? Muito provavelmente você vai responder Cristiano Ro ...




Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


 

Guias

Calculadoras