Saiba como aumentar o limite do cartão de crédito

0
2801
casal olhando o notebook com um cartão de crédito
5
(1)

O cartão de crédito pode ser um grande aliado para os brasileiros no dia a dia. Isso porque ele é prático e não costuma ter muita burocracia. Porém uma dúvida da maioria das pessoas é como conseguir aumentar o limite do cartão de crédito?

Anúncios

Essa questão surge pela dificuldade que algumas pessoas encontram na hora de solicitar o limite. Isso porque ao realizar o pedido de aumento, ele pode ser negado por inúmeros motivos.

Mas como ter a certeza que você pode solicitar o aumento do limite do cartão de crédito?

Anúncios

Infelizmente não é possível ter essa certeza de que seu pedido será aprovado. Isso porque as instituições financeiras analisam diversos fatores, para autorizar ou não o aumento.

Como por exemplo, se você paga as faturas em dia, se utiliza muito o cartão ou não, entre outros.

Confira dicas para aumentar o limite do cartão de crédito

Se você quer aumentar o limite do cartão de crédito, mas não tem certeza se será aceito, é possível dobrar essa chance. Quer saber como? Confira abaixo!

Anúncios

1) Mantenha a sua renda no banco sempre atualizada

É bem provável que você saiba que o limite do cartão de crédito é determinado de acordo com a renda que o cliente informa no banco e/ou instituição financeira. Isso porque quando a instituição financeira oferece o crédito, ela precisa ter certeza que você terá condições de pagar a fatura.

O mais comum é que os bancos ofereçam um limite inicial de 30% do valor da renda mensal do cliente. Sendo assim, quanto maior for a sua renda, maior será o limite concedido pela financeira.

Por isso, é importante que o cliente sempre mantenha atualizada a renda para a instituição financeira. Tenha em mente que a renda antiga pode prejudicar o seu pedido de aumento de limite de cartão de crédito, já que o banco irá se basear nela.

+ Será que vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

2) Pague a fatura até a data de vencimento

É recomendado que você mantenha as suas finanças bem organizadas para evitar juros e parcelamento de dívidas. E isso também vale para o cartão de crédito.

Mantendo o pagamento da fatura em dia, as chances de conseguir o aumento de limite é maior. Isso acontece porque as instituições financeiras têm um histórico do pagamento dos clientes.

São vistos como negativos aqueles que têm um padrão de pagamentos atrasados ou do valor mínimo da fatura. Por isso, a dica é sempre pagar a fatura antes ou até a data de vencimento. Dando preferência para o valor integral.

O banco irá verificar a constância do pagamento na data e integral do valor. A autorização do aumento do limite do cartão de crédito é uma das vantagens de realizar o pagamento em dia.

Para evitar não pagar a fatura em dia, você pode escolher a opção do débito automático.

Outras recomendações para conseguir um limite maior

3) Consiga aumento no seu score de crédito

Outra forma de tentar aumentar o limite do cartão de crédito é tentando aumentar o score. O score de crédito nada mais é do que uma pontuação que reflete toda a sua capacidade de pagamento.

Essa pontuação é consultada pelo bancos antes de aprovar o possível aumento de limite do seu cartão. A pontuação do score vai de zero a 1000.

O que são considerados para obtenção desses pontos? Vários tópicos, como renda mensal obtida e atualizada pelo cliente, idade, estado civil, possíveis registros no SPC e Serasa.

O banco considera que quanto menor for o score do cliente ele terá mais chance fica inadimplente com um limite de crédito maior. Ou seja, não conseguirá pagar aquilo que está solicitando.

homem segurando o cartão e olhando o notebook
É possível aumentar o limite do cartão de crédito pagando a fatura em dia

Pela lógica, quanto maior for o score obtido, mais credibilidade ele terá mediante a esse cenário. O banco verá ainda mais segurança em poder oferecer um limite maior. O aumento do score é derivado de várias situações, sendo a principal delas o pagamento de contas em dia.

4) Utilize o cartão

Essa é uma dica primordial, mas que pouca gente leva em consideração por considerar banal. O banco dificilmente vai considerar um aumento de limite de crédito se você não utiliza o cartão.

Para o banco, o uso do cartão é a prova de que você precisa dele para as suas despesas e aquele limite não é mais suficiente.

+ Cartão de crédito: bancos podem aumentar o limite sem autorização?

Dessa forma, a dica nesses casos é tentar utilizá-lo para a maioria das suas despesas mensais. Mas, é claro, tudo com um controle e dentro do seu planejamento que lhe permita pagar a fatura em dia e na sua totalidade.

Além disso, tente utilizar o cartão o mais perto do limite possível. O banco não levará em consideração o fator necessidade se você usar todo mês menos que 10% do limite atual.

A administradora do cartão precisa verificar que o uso do cliente é constante e que o aumento é realmente uma necessidade.

5) Tente com mais de um banco

Essa dica vai para aqueles cliente que possuem cartão de crédito em mais de uma administradora e podem escolher na hora de solicitar o limite. Toda essa questão às vezes vira um pouco mais burocrática do que devia e você poderá encontrar mais resistência de um banco ou de outro.

Se você está em negociação com um banco e está vendo que as coisas estão difíceis, tente com outro. Os processos geralmente são parecidos e você pode encontrar o passo a passo no próprio aplicativo.

Tem bancos que, inclusive, permitem fazer uma simulação e até mesmo solicitações pelo app, dando a resposta por ali mesmo.

Como os bancos definem o limite do cartão de crédito?

Para quem não sabe, toda instituição financeira realiza uma análise de crédito e avalia alguns fatores, como: a renda pessoal, o score, capacidade de pagamento, histórico de pagamento, entre outros.

Essa análise é realizada para que a financeira tenha a certeza de que a fatura do cartão será paga pelo cliente. Além disso, alguns bancos chegam a solicitar alguns documentos, como comprovante de renda.

Outro ponto importante é que, normalmente, o primeiro valor de limite liberado costuma ser de até 30% da renda mensal do cliente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que está querendo aumentar o limite do cartão de crédito.

Leia também no FinanceOne:

Colaboração: Juliana Favorito

O que achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui