
Quem entra para o mercado financeiro precisa conhecer bem os investimentos antes de começar a aplicar o dinheiro. Por isso, hoje o FinanceOne vai te explicar a diferença de dois investimentos de renda fixa, CDB ou CDI: qual escolher?
E uma dúvida muito comum que os investidores iniciantes possuem é a diferença entre essas duas siglas. Mas por que isso acontece? Por conta dos nomes parecidos que acabam gerando uma pequena confusão.
É muito importante saber a diferença desses dois investimentos para saber qual é a melhor aplicação a ser realizada, de acordo com as suas necessidades. E como fazer isso? Estudando e pesquisando sobre CDB e CDI.
CDB ou CDI: saiba o que é cada um dos investimentos
O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um investimento comercializado pelas instituições bancárias. Sendo assim, são títulos emitidos pelos bancos para captar dinheiro.
A aplicação funciona da seguinte forma: você empresta dinheiro para o banco e essa transação é emitida como um CDB com todos os dados da operação. E são os juros deste empréstimo que é o seu rendimento.
Por ser um investimento de renda fixa, é possível saber as condições do rendimento na hora da aplicação.
Já o CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é o empréstimo entre as próprias instituições financeiras. Vale ressaltar que este indicador acontece somente entre os bancos. Mas por que você precisa conhecer o CDI?
+ CDI e Selic: conheça a diferença e relação entre as taxas
Simplesmente porque ele é o guia de rendimento do Certificado de Depósito Bancário. Além disso, o CDI tem uma variação própria que acontece de acordo com a procura do mercado.

Mas por que os bancos emprestam dinheiro uns para os outros? Porque de acordo com uma lei, as instituições financeiras são obrigadas a encerrar o dia sempre com o caixa positivo.
Agora se o banco não tem dinheiro para fechar o dia no positivo, é preciso pegar dinheiro emprestado com outra instituição financeira. E a taxa de juros desses empréstimos se chama taxa DI (conhecida popularmente como CDI).
Quais são as características de CDB ou CDI?
Agora que você já sabe o que é cada um, o FinanceOne separou algumas características de CDB e CDI que tornam mais fácil conhecer a fundo os créditos.
Além disso, saber tais características pode ser a oportunidade de conseguir diferenciar cada uma delas e escolher a melhor para o seu perfil de investidor. Por isso, confira:
CDB
-> Custos
Não há taxas para aplicação no CDB. Nesse investimento há incidência de Imposto de Renda e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
-> Riscos
Baixo risco – renda fixa
-> Liquidez
Pode ser com ou sem liquidez diária. Isto é, resgate a qualquer momento ou apenas no vencimento.
Além disso, a liquidez dos CDBs pode ser variável e, por isso, os investidores devem ficar sempre atentos.
-> Outros
IOF é progressiva e cobrada se o resgate for feito nos primeiros 30 dias
O Imposto de Renda é progressivo. Ou seja, quanto maior o período de investimento, menor a alíquota de Imposto de no momento de resgate.
CDI
O CDI tem características bem parecidas com o CDB.
São bem similares, podendo se diferenciar quanto à negociação restrita ao mercado bancário, já que sua principal função é transferir recursos de um banco para o outro.
+ Fundo DI: Entenda como ele funciona e se vale a pena!
CDB é seguro?
Você vai sempre encontrar por aí perguntas e questionamento sobre a segurança dos créditos, principalmente em virtude dos riscos que apresentam. Mas, será que o CDB é seguro?
A resposta é que os CDBs são aplicações de renda fixa. Por isso, quando você contrata um CDB, dá para saber quanto ele vai render e como esse rendimento é calculado.
+CDB ou Tesouro Direto: saiba qual é o melhor para investir
É preciso saber, ainda, que não existe um grande risco em investir em algo que rende hoje e gera prejuízo no futuro, já que isso pode acontecer em todas as ações e modelos de investimentos.
Além disso, junto com a segurança da própria renda fixa, tem ainda o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – que funciona como uma entidade privada sem fins lucrativos, protegendo o dinheiro de quem investe.
Este conteúdo te ajudou? Então continue lendo e acompanhando o FinanceOne para saber tudo sobre investimentos e o mercado financeiro.