InícioNotíciasInvestimentosCDI e Selic: entenda a diferença e relação entre as taxas

CDI e Selic: entenda a diferença e relação entre as taxas

1
(1)

Quando você pensa em começar a investir é comum procurar por aplicações mais seguras. E, nessas horas, é comum se deparar com algumas taxas que são cobradas nesses tipos de operações. Você já conhece o CDI ou Selic?

São duas taxas bem conhecidas no mercado financeiro. O CDI, por exemplo, é utilizado para referência à rentabilidade da aplicação. Já a Selic influencia na rentabilidade dos investimentos. Se ela cair, a rentabilidade vai junto.

Agora você deve estar pensando que as taxas do CDI e Selic são muito parecidas, ou até mesmo idênticas. Mas saiba que está muito enganado. Ambas servem para ser a base da rentabilidade dos investimentos, mas possuem diferenças.

CDI ou Selic: entenda o que é cada uma das taxas

Para que você não tenha mais dúvidas sobre o que é cada uma das duas taxas, vamos a explicação sobre elas. 

O CDI, ou Certificado de Depósitos Interbancários, é a média da taxa de juros praticada pelos empréstimos interbancários. Estes são realizados diariamente entre os bancos brasileiros. 

Vale ressaltar que esse tipo de empréstimo é de curto prazo, com duração de um dia. Ele é feito para evitar com que o banco encerre o dia com o caixa negativo, que é uma norma do Banco Central

Vale ressaltar ainda que o CDI acabou tornando-se um índice de referência para investimentos em renda fixa e pós-fixada. Entre eles estão o LCI, LCA, Fundos DI, CDB, entre outros.

Já a Selic é a taxa básica da economia brasileira. É nela que estão baseadas outras taxas, seja para investimentos, empréstimos, financiamentos ou até mesmo a do cartão de crédito.

Saber a diferença entre o CDI e a Taxa Selic é fundamental

É importante destacar que ela é definida a cada 45 dias pelo Copom, que recentemente aumentou a taxa de 2% para 2,75% ao ano. Dessa forma, quando essa taxa é elevada, os investimentos indexados a ela também elevam. Mas se a Selic cai, os rendimentos em renda fixa se tornam menos atrativos.

Mas isso varia de acordo com a decisão do Copom, fazendo com que algumas aplicações sejam mais atrativas e outras menos. Um exemplo de investimento atrelado à taxa Selic é o Tesouro Selic. 

Qual é a diferença e relação entre CDI ou Selic?

Como você já pôde perceber, CDI e Selic têm grandes diferenças, mas também semelhanças. É preciso entender e conhecê-las para não se confundir nas taxas na hora de investir.

A principal diferença entre ambas é o fato da Selic ser utilizada pelo governo para remunerar bancos, que emprestam dinheiro entre si. Isso ocorre por meio de títulos do Tesouro Nacional.

E, enquanto isso, o CDI refere-se somente aos empréstimos de curto prazo fomentados entre as próprias instituições financeiras. Isso, no entanto, ocorre com os próprios recursos. E, neste caso, não haverá a necessidade de utilizar o Tesouro Nacional.

Mas, só existem diferenças? Não mesmo. Mesmo sendo bem distintas, as taxas constam com algumas atuações semelhantes.

Quando o assunto é investimento, tanto a Selic como o CDI são indexadores de investimentos com base em taxas de juros. 

Outro ponto que as tornam semelhantes é lembrar que seus valores permanecem alinhados.

O que é preciso saber na hora de investir?

Você sabia que a taxa CDI e a taxa Selic contam com relação direta na rentabilidade dos investimentos? Elas são conhecidas como a principal referência para a taxa de remuneração das aplicações.

Se a instituição está pagando mais juros para pegar dinheiro emprestado, vai remunerar mais quem está concedendo esse empréstimo a ela, e vice-versa.

Além disso, é importante saber e destacar que ambas estão ligadas diretamente ou  indiretamente em aplicações de renda fixa. E, nessa modalidade, o investidor consegue saber o retorno da aplicação nos ativos. 

Quer saber quais são as opções atreladas à taxa? Podem ser citadas: CDBs, LCIs, LCAs e fundos DI. Há, ainda, a poupança e o Tesouro Selic que estão entre as aplicações que seguem a taxa Selic.

Conseguiu distinguir a diferença entre CDI e Selic? E as semelhanças, aprendeu? Conta pra gente se ficou alguma dúvida. Se quiser aprender mais, leia: O que significa render 100% do CDI?

O que achou disso?

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui