Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível abrir uma conta digital para crianças.
Anúncios
Um bom dinheiro acumulado ao longo dos anos pode pagar um curso, uma faculdade e até mesmo conseguir dar entrada na casa própria.
Ou seja, começar uma reserva financeira ainda quando criança apresenta vantagens a longo prazo.
Anúncios
Pensando nisso, separamos um passo a passo de como abrir uma conta digital para crianças. Boa leitura!
A importância de ensinar educação financeira na infância
Ensinar os pequenos a lidar com dinheiro, mesmo que sejam noções básicas, é o primeiro passo para que eles sejam capazes de gerir o próprio dinheiro de um jeito sensato no futuro.
E é na infância que temos o primeiro contato com o mundo financeiro. Por isso, o melhor momento para falar sobre educação financeira para eles, por exemplo, é quando começam as primeiras dúvidas sobre o porquê comprar ou não um brinquedo.
Anúncios
Portanto, você pode substituir “na volta nós vamos comprar” — e acabar não comprando — por uma conversa explicando o motivo daquele brinquedo ou roupa não poder ser comprado naquele momento.
Isso ajudará os pequenos a compreenderem que, além de ganhar, é necessário gastar e poupar com sabedoria.
Mas para ajudar na compreensão, a mesada pode ser uma grande cúmplice nesse ensinamento.
Se a criança recebe um valor fixo, por exemplo, você pode ensiná-la a definir um objetivo de curto ou longo prazo para comprar algo que ela deseja.
Dessa maneira, a criança terá noção de quanto tempo terá que poupar para conseguir alcançar a meta dela.
+ Conheça jogos que ensinam a poupar e investir
+ Conta ou cartão adicional: qual a melhor opção para menor de idade
Se você chegou até aqui, continue a leitura para saber como abrir uma conta digital para crianças.
3 passos para abrir uma conta digital para crianças
Agora que você sabe a importância de falar sobre finanças com os pequenos, confira o passo a passo que separamos de como abrir uma conta digital para eles.
Passo 1: Fazer o CPF da criança
Para abrir uma conta no banco é necessário ter o CPF válido, certo? E isso também vale para as crianças. Portanto, o primeiro passo é você fazer o Cadastro de Pessoa Física para seu filho.
Para isso, procure uma agência da Caixa Econômica, Banco do Brasil ou dos Correios para fazer o CPF. No site da Receita Federal você tem toda orientação sobre os locais.
Em seguida, após solicitar o CPF, você receberá um número de protocolo. Com ele, é possível emitir o documento pela própria internet.
Passo 2: Tirar a Carteira de Identidade
O segundo passo é tirar a Carteira de Identidade da criança. Para isso, leve a Certidão de Nascimento e o CPF para conseguir fazer a emissão.
Há, no entanto, variações para emitir o documento dependendo do estado que você estiver. Mas, geralmente, a emissão é feita através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Além de abrir uma conta, é importante emitir a Carteira de Identidade para criança por outros motivos, tais como: se você precisar viajar com ela, fica mais fácil levar a identidade do que a Certidão de Nascimento, por exemplo.
Passo 3: Abrir a conta corrente no banco
Agora é hora de abrir a conta no banco para o pequeno. O Banco Inter, por exemplo, oferece uma conta digital kids com cartão de débito.
Para abrir a conta da criança é bem simples: pode ser feita através de solicitação no site ou pelo aplicativo do banco.
Você vai precisar de:
- nome da criança;
- e-mail do responsável da criança;
- telefone do responsável;
- CPF da criança.
Após preencher essas informações corretamente, o banco pedirá que você mande uma selfie e foto dos principais documentos comprobatórios.
Em seguida, eles vão analisar e verificar todos os dados enviados. Se estiver tudo certo, você receberá uma mensagem avisando sobre a abertura de conta.
Além do Inter, existem alternativas de bancos digitais para você abrir a conta digital para crianças. Dessa forma, pesquise e veja a mais interessante para você.
Coloque a conta digital na rotina da criança
Agora que o seu filho já tem uma conta digital, o que você deve fazer? É preciso incluir essa conta na rotina da criança, assim será possível ensiná-la sobre educação financeira.
E você pode começar realizando depósitos periodicamente, com o tempo tire um extrato, regularmente, e mostre para o seu filho. Explique para ele o que significa o documento e mostre como o dinheiro vai aumentando e até mesmo rendendo com o tempo.
Nesse início, você pode até manter o dinheiro do seu filho na poupança, para explicar de forma simples como funcionam os juros. E aos poucos, conforme ele for crescendo, você pode ir adicionando outros assuntos sobre finanças.
Dessa forma, será possível você criar o seu filho com uma educação financeira e evitar que ele tenha complicações no futuro quando o assunto for dinheiro.
Você gostou do nosso texto? Aproveite e o compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas com o assunto.
Ebom
E otemo
Amei
Bom dia