Início Notícias Finanças Pessoais Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

Como abrir conta digital para crianças? Confira 3 passos

5
(1)

Pensando no futuro das crianças, muitos responsáveis decidem criar uma reserva financeira para elas. Alguns, no entanto, não sabem que é possível abrir uma conta digital para crianças.

Um bom dinheiro acumulado ao longo dos anos pode pagar um curso, uma faculdade e até mesmo conseguir dar entrada na casa própria.

Ou seja, começar uma reserva financeira ainda quando criança apresenta vantagens a longo prazo. Pensando nisso, separamos um passo a passo de como abrir uma conta digital para crianças. Boa leitura!

conta digital para crianças
Saiba como abrir uma conta digital para crianças

A importância de ensinar educação financeira na infância

Ensinar os pequenos a lidar com dinheiro, mesmo que seja ensinando noções básicas, é o primeiro passo para que eles sejam capazes de gerir o próprio dinheiro de um jeito sensato no futuro.

E é na infância que temos o primeiro contato com o mundo financeiro. Por isso, o melhor momento para falar sobre educação financeira para eles é quando começam as primeiras dúvidas sobre o porquê comprar ou não um brinquedo.

Portanto, você pode substituir “na volta nós vamos comprar” — e acabar não comprando — por uma conversa explicando o porquê aquele brinquedo ou roupa, por exemplo, não pode ser comprado naquele momento.

Isso ajudará os pequenos a compreenderem que, além de ganhar, é necessário gastar e poupar com sabedoria.

Para ajudar na compreensão, a mesada pode ser uma grande cúmplice nesse ensinamento.

Se a criança recebe um valor fixo, por exemplo, você pode ensiná-la a definir um objetivo de curto ou longo prazo para comprar algo que ela deseja.

Dessa maneira, a criança terá noção de quanto tempo terá que poupar para conseguir alcançar a meta dela.

+ Conheça jogos que ensinam a poupar e investir

Se você chegou até aqui, continue a leitura para saber como abrir uma conta digital para crianças.

3 passos para abrir uma conta digital para crianças

Agora que você sabe sobre a importância de falar sobre finanças com os pequenos, confira o passo a passo que separamos de como abrir uma conta digital para eles.

Passo 1: Fazer o CPF da criança

Para abrir uma conta no banco é necessário ter o CPF válido, certo? E isso também vale para as crianças. Portanto, o primeiro passo é você fazer o Cadastro de Pessoa Física para seu filho.

Para isso, procure uma agência da Caixa Econômica, Banco do Brasil ou dos Correios para fazer o CPF. No site da Receita Federal você tem toda orientação sobre os locais.

Após solicitar o CPF, você receberá um número de protocolo. Com ele, é possível emitir o documento pela própria internet.

Passo 2: Tirar a Carteira de Identidade

O segundo passo é: tirar a Carteira de Identidade da criança. Para isso, leve a Certidão de Nascimento e o CPF para conseguir fazer a emissão.

Há, no entanto, variações para emitir o documento dependendo do estado que você estiver. Mas, geralmente, a emissão é feita através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Além de abrir uma conta, é importante emitir a Carteira de Identidade para criança por outros motivos, tais como: se você precisar viajar com ela, fica mais fácil levar a identidade do que a Certidão de Nascimento, por exemplo.

Passo 3: Abrir a conta corrente no banco

Agora é hora de abrir a conta no banco para o pequeno. O Banco Inter, por exemplo, oferece uma conta digital kids com cartão de débito.

Para abrir a conta da criança é bem simples: pode ser feita através de solicitação no site ou pelo aplicativo do banco.

Você vai precisar de:

  • nome da criança;
  • e-mail do responsável da criança;
  • telefone do responsável;
  • CPF da criança.

Após preencher essas informações corretamente, o banco pedirá que você mande uma selfie e foto dos principais documentos comprobatórios.

Em seguida, eles vão analisar e verificar todos os dados enviados. Se estiver tudo certo, você receberá uma mensagem avisando sobre a abertura de conta.

Além do Inter, existem alternativas de bancos digitais para você abrir a conta digital para crianças. Portanto, pesquise e veja a mais interessante para você.

Você gostou do nosso texto? Aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outras pessoas com o assunto.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Miranda
Nascida na Zona Oeste do Rio, me divido entre jornalismo e marketing digital. Com três anos de experiência em Comunicação, já trabalhei em redação de jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Hoje, faço gestão de mídias sociais e produção de conteúdo. Amo assuntos sobre as áreas cultural e política. Reclamo do transporte público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

6 vantagens de trabalhar em um coworking

O coworking é uma tendência de local de trabalho em crescimento. E quem é profissional liberal ou freelancer sempre tem a dúvida...

Eleições dos EUA: qual impacto para Economia do Brasil?

Faltam poucos dias para as eleições dos EUA. Na disputa estão: o republicano Donald Trump, atual presidente do país, e o democrata...

Dicas de planejamento financeiro para quem é autônomo

Ser um profissional autônomo não quer dizer que você pode ter as finanças bagunçadas. Mesmo que você não tenha uma renda fixa por mês,...

Conheça 10 franquias com investimentos de até R$10 mil

A pandemia do novo coronavírus fez com que a procura por microfranquias aumentasse. Em especial, as franquias de até R$10 mil.

Quais são os gastos para manter um carro próprio?

Muitos brasileiros sonham em ter o carro próprio, mas esquecem dos gastos que um veículo pode trazer. E isso acontece porque a...

Como escolher a rede social para seu negócio?

Você sabe como escolher a rede social ideal para o seu negócio? Qual irá fazer a sua empresa crescer e se tornar...