Como abrir uma conta digital para receber salário?

Escrito por: Mateus Carvalho em 29 de maio de 2020

Você trabalha e recebe o seu salário em um banco tradicional mas quer mudar para uma conta digital? Sabia que é possível fazer essa portabilidade de forma rápida e segura?

Mas, essa mudança é mesmo vantajosa? A resposta é sim. Isso porque a conta digital não cobra taxas dos usuários, como os bancos tradicionais fazem.

Na maioria das vezes, a empresa pergunta se o futuro funcionário tem conta bancária, caso não é aberta a conta salário. 

Como usar a conta digital e fugir do banco tradicional
As contas digitais permitem que você faça a portabilidade do seu salário

É importante deixar claro que esse tipo de conta é aberta pela empresa, em nome do trabalhador e não tem cobranças de taxas.

Caso a empresa deposite o seu dinheiro em uma conta salário, você acaba tendo limitações para realizar a movimentação nesse tipo de conta.

Quais bancos digitais permitem receber salário?

Antes de mais nada, você precisa saber quais são os bancos digitais que permitem o recebimento de salário. E ter essa informação é bem fácil.

Atualmente, a lista de bancos digitais é grande. Mas, para você saber se ele permite essa opção basta conferir se ele gera número de agência e conta corrente.

Isso porque todos os bancos digitais com número de agência e conta se tornam eletivo para receber a portabilidade do salário por conta do cliente. 

Entre os bancos digitais com essa opção, temos:

  • Banco Inter;
  • Banco Original;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • Banco Agiplan;
  • Superdigital;
  • BB Conta Fácil.

É importante destacar que para saber se o banco é elegível ou não para o recebimento de salário, basta você questioná-lo se ele tem a opção de receber DOC ou TED. Isso porque é dessa forma que os pagamentos ocorrem.

Algumas empresas digitais que não têm essa função e não possibilitam a portabilidade são a Meu Pag!; Conta.Mobi; Zuum, PicPay e Meu dinheiro.

Portabilidade para banco digital: como fazer?

Para o cliente realizar a portabilidade do salário para uma conta digital é bem fácil. Afinal, o principal objetivo do banco digital é justamente dar celeridade a esse tipo de procedimento, sem muita burocracia.

A portabilidade pede que o cliente tenha consigo informações do nome do banco com o código. 

O que seria o código? Cada banco, seja digital ou não, tem um código que o identifica para transações e transferências via DOC ou via TED.

Além disso, é necessário saber o número de agência e conta. Nesses casos, a conta geralmente é corrente e não poupança.

Uma informação importante é que o titular da conta digital deve, obrigatoriamente, ser o mesmo da conta original que será feita a mudança. 

Logo assim que você preencher o formulário do seu banco de origem, a transferência do seu salário passará a ser feita no banco que for feita a portabilidade.

Conheça as vantagens da conta digital

Quem está pensando em abrir uma conta digital precisa analisar se ela irá atender a todas as suas necessidades, além de verificar quais são as vantagens. O principal benefício que esse tipo de conta oferece é a possibilidade de evitar as filas enormes.

Outra vantagem é que as conta digital tem menos burocracias, já que não é necessário ir até uma agência e nem levar os documentos. Tudo isso porque o processo é realizado pelo internet.

Na maioria dos bancos digitais, não é cobrada tarifas de pacotes mensais, como nos bancos tradicionais. Mas é importante estar atento que caso haja qualquer ação presencial, ela pode ser cobrada de acordo com a política da instituição.

A conta digital é indicada para quem dispõe dos meios eletrônicos para realizar transações, além de pessoas físicas e jurídicas, incluindo quem é microempreendedor individual (MEI).

De forma a evitar que as pessoas percam tempo para efetuar pagamentos e cobranças.

Entre os serviços, a conta digital permite a realização de compras por cartão de débito e/ou crédito, envio de boletos por SMS ou e-mail, recibo de pagamentos e até mesmo o planejamento de reserva financeira.

Confira os 10 motivos que os brasileiros consideram ao abrir uma conta digital.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

financiamento de carro
FGTS
Aprenda a ser um empreendedor de graça na internet
trabalhar-em-casa
saúde financeira