Antes de mais nada, a inteligência financeira é uma característica desenvolvida por quem conhece o mercado financeiro. Ou seja, vai muito além de ser rico, ou de ter muito dinheiro em sua conta bancária.
Anúncios
Portanto, ter uma inteligência financeira está diretamente ligada ao saber e lidar com finanças e contas equilibradas, com o mantimento da segurança do presente e de prosperar no futuro.
Por isso, pessoas que são inteligentes financeiramente possuem mais liberdade de escolha, não trabalham apenas para pagar suas contas, conseguem realizar os seus sonhos e sem dúvidas, possuem uma vida mais próspera.
Anúncios
Entretanto, se engana quem acha que a inteligência financeira é um dom. Ela é um talento que é aperfeiçoado com o tempo e principalmente, através de muita observação.
Você precisa entender que para desenvolver uma inteligência financeira, há a necessidade de dar alguns passos. Entre eles, de entender todos os seus gastos e alinhar o que é necessário e desnecessário, analisar a sua receita, seus objetivos e metas para a vida.
Além disso, você pode observar maneiras de como fazer o seu dinheiro render, onde você pode aplicá-lo e tudo aquilo que está ao seu alcance para melhorar seu bem-estar.
Anúncios
Resumidamente, a inteligência financeira é a capacidade de administrar os ganhos e os gastos para que, independentemente da renda, a pessoa consiga manter o equilíbrio financeiro a curto, médio e longo prazo.
Ainda assim, surgem dúvidas sobre como aperfeiçoar e criar essa aptidão. Para isso, você precisa estudar e aprender maneiras. Atualmente, existem muitos youtubers também que ajudam seus seguidores com educação financeira. Então, confira agora maneiras de adquirir inteligência financeira.
Livros para aprender sobre inteligência financeira:
A busca por dominar a inteligência financeira tem atraído cada vez mais interessados, por isso há uma grande variedade de opções nas livrarias e e-commerces. Então, veja abaixo três obras que têm se destacado nos últimos anos:
Carta a um Jovem Investidor, de Gustavo Cerbasi
Nesse livro, o escritor e consultor financeiro, Gustavo Cerbasi dá dicas de como aprender a investir para alcançar a independência financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar por você.
Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki
Pai Rico, Pai Pobre é um dos livros sobre finanças mais vendido do mundo. Um dos principais ensinamentos do livro é evitar a corrida dos ratos, o círculo vicioso de gastar mais com bens de consumo desnecessários cada vez que passa a ganhar mais.
Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill
O livro traz uma lista das 15 características comuns aos seres humanos mais bem sucedidos. Baseou sua pesquisa a partir de uma análise das 500 maiores fortunas.
Como desenvolver a sua inteligência financeira?
Primeiramente, ao desenvolver a sua inteligência financeira, existem duas escolhas primordiais que você deve realizar para mudar seus hábitos. Listamos algumas delas abaixo:
1 – Pense nas suas metas de vida
Esteja sempre alinhado com as suas metas de vida. Por isso, poupe dinheiro e invista para chegar onde você quer, ou reduza gastos dispensáveis para conseguir chegar até lá.
Muitas vezes, possuímos despesas irrelevantes, que não nos levarão a lugar nenhum. Então, analise todo o seu consumo e veja o que pode ser mantido ou riscado da lista.
2 – Invista com inteligência
Quem nunca se deparou por aí com pessoas que só pensam em retornos rápidos, sem se preocupar com a segurança de um investimento?
Saiba que nenhum investimento seguro traz investimento rápido. Investimento é quase uma arte. É preciso ter muita paciência e cautela, justamente para entender para onde o seu dinheiro está indo.
Por fim, entenda o seu perfil de investidor e entenda quais os riscos que você está disposto a correr ao investir o seu dinheiro.
Gostou do nosso conteúdo? Confira agora o que é educação financeira e para o que serve?
Uma vergonha esse supera RJ até o número q liga não te dá informações nenhuma quando vai pro atendente fica tocando música e ND do atendente