InícioNotíciasFinanças PessoaisQual é a importância da inteligência financeira?

Qual é a importância da inteligência financeira?

Tempo de leitura: 3 minutos
()

Antes de mais nada, a inteligência financeira é uma característica desenvolvida por quem conhece o mercado financeiro. Ou seja, vai muito além de ser rico, ou de ter muito dinheiro em sua conta bancária.

Portanto, ter uma inteligência financeira está diretamente ligada ao saber e lidar com finanças e contas equilibradas, com o mantimento da segurança do presente e de prosperar no futuro.

Por isso, pessoas que são inteligentes financeiramente possuem mais liberdade de escolha, não trabalham apenas para pagar suas contas, conseguem realizar os seus sonhos e sem dúvidas, possuem uma vida mais próspera.

Entretanto, se engana quem acha que a inteligência financeira é um dom. Ela é um talento que é aperfeiçoado com o tempo e principalmente, através de muita observação.

Você precisa entender que para desenvolver uma inteligência financeira, há a necessidade de dar alguns passos. Entre eles, de entender todos os seus gastos e alinhar o que é necessário e desnecessário, analisar a sua receita, seus objetivos e metas para a vida.

Além disso, você pode observar maneiras de como fazer o seu dinheiro render, onde você pode aplicá-lo e tudo aquilo que está ao seu alcance para melhorar seu bem-estar.

Resumidamente, a inteligência financeira é a capacidade de administrar os ganhos e os gastos para que, independentemente da renda, a pessoa consiga manter o equilíbrio financeiro a curto, médio e longo prazo. 

Ainda assim, surgem dúvidas sobre como aperfeiçoar e criar essa aptidão. Para isso, você precisa estudar e aprender maneiras. Atualmente, existem muitos youtubers também que ajudam seus seguidores com educação financeira. Então, confira agora maneiras de adquirir inteligência financeira.

duas pessoas olhando no celular e analisando algo
Atualmente, é possível aprender sobre inteligência financeira em canais no Youtube.

Livros para aprender sobre inteligência financeira:

A busca por dominar a inteligência financeira tem atraído cada vez mais interessados, por isso há uma grande variedade de opções nas livrarias e e-commerces. Então, veja abaixo três obras que têm se destacado nos últimos anos:

Carta a um Jovem Investidor, de Gustavo Cerbasi

Nesse livro, o escritor e consultor financeiro, Gustavo Cerbasi dá dicas de como aprender a investir para alcançar a independência financeira e colocar o seu dinheiro para trabalhar por você. 

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki 

Pai Rico, Pai Pobre é um dos livros sobre finanças mais vendido do mundo. Um dos principais ensinamentos do livro é evitar a corrida dos ratos, o círculo vicioso de gastar mais com bens de consumo desnecessários cada vez que passa a ganhar mais. 

Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

O livro traz uma lista das 15 características comuns aos seres humanos mais bem sucedidos. Baseou sua pesquisa a partir de uma análise das 500 maiores fortunas.

Como desenvolver a sua inteligência financeira?

Primeiramente, ao desenvolver a sua inteligência financeira, existem duas escolhas primordiais que você deve realizar para mudar seus hábitos. Listamos algumas delas abaixo:

1 – Pense nas suas metas de vida

Esteja sempre alinhado com as suas metas de vida. Por isso, poupe dinheiro e invista para chegar onde você quer, ou reduza gastos dispensáveis para conseguir chegar até lá.

Muitas vezes, possuímos despesas irrelevantes, que não nos levarão a lugar nenhum. Então, analise todo o seu consumo e veja o que pode ser mantido ou riscado da lista.

2 – Invista com inteligência

Quem nunca se deparou por aí com pessoas que só pensam em retornos rápidos, sem se preocupar com a segurança de um investimento?

Saiba que nenhum investimento seguro traz investimento rápido. Investimento é quase uma arte. É preciso ter muita paciência e cautela, justamente para entender para onde o seu dinheiro está indo.

Por fim, entenda o seu perfil de investidor e entenda quais os riscos que você está disposto a correr ao investir o seu dinheiro.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora o que é educação financeira e para o que serve?

O que achou disso?

Média da classificação / 5. Número de votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Tempo de leitura: 3 minutos
Loyane Lapa
Carioquíssima de Campo Grande, com um pézinho em São Paulo. Jornalista, Produtora de Conteúdo e [insira aqui outras funcionalidades de um jornalista]. Apaixonada por livros, filmes e pelo universo cultural. Curiosa e antenada nas novidades do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos Artigos