Veja as principais competências humanas para alavancar sua carreira

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Pés de uma pessoa de tênis all star preto em cima de faixa amarela decidindo a direção
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Você está se desenvolvendo na velocidade em que o mundo está mudando? Está construindo um perfil profissional complementar à tecnologia e centrado nas competências e habilidades que nos fazem extraordinariamente humanos, ou está tentando combatê-la numa briga centrada em competências técnicas que está destinada ao fracasso?

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Muito se fala sobre a rapidez na qual a transformação digital tem impactado nossa relação com os principais pilares que rodeiam nossa vida enquanto seres pertencentes a uma sociedade capitalista; um desses pilares importantes é o nosso trabalho.

A transformação digital já conduz o obsoletismo de algumas profissões (um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ mostra as dez profissões com a maior probabilidade de serem automatizadas no Brasil).

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Por outro lado, a busca pela aprimoração de habilidades do futuro deveria ser a resposta das perguntas iniciais, já que as mesmas têm tido alta demanda e a tendência é que o crescimento seja exponencial até 2030, segundo um relatório da Mckinsey. Mas, exatamente que habilidades são essas e como aprimorá-las?

As habilidades interpessoais, comumente conhecidas como “Soft Skills“, podem ser traços que representam nossa capacidade de trabalhar de forma eficaz e harmoniosa com os outros. Por essa razão que são consideradas as “habilidades do futuro”, diferente das “Hard Skills”, ou habilidades técnicas. Ou seja, o tipo de habilidades que os empregadores do futuro procuram e priorizam. 

De acordo com uma pesquisa realizada este ano por mim e pela equipe do Metanoia Lab sobre as competências humanas, 93% dos profissionais de RHs acreditam que candidatos com Soft Skills superam outro com melhor conhecimento técnico como mostra o infográfico abaixo:

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Entender como as competências humanas são vistas pelas organizações, não apenas nos ajuda a entender o que está sendo feito dentro das empresas, mas também dá espaço para, mais uma vez, acendermos a chama da mudança das organizações para uma cultura voltada para inovação.

Afinal, do que adianta comunicar iniciativas ambiciosas dizendo, por exemplo, que o “colaborador é a prioridade”, ou pendurar quadros com bonitas frases motivacionais na sala de reunião, se as ações da liderança não corroboram isso?

O mesmo vale para a implementação e desenvolvimento das habilidades interpessoais. A resistência das empresas em mudar um mindset controlador, muitas vezes de vigília para com seus colaboradores, a falta de investimentos em treinamentos voltados para o entendimento das relações entre equipes e líderes. Tudo isso colabora para uma “paralisia” de ideias que já não fazem parte das gerações de millennials que querem fazer parte de empresas inovadoras em sua essência.

Não à toa, uma das críticas que mais vemos no LinkedIn se refere ao choque de pensamento e prioridades entre essas gerações e como organizações e líderes que não se dispõem a mudar ganham o famoso apelido de “Dino”.  

Então, como se adaptar a um mundo cada vez mais disruptivo e desenvolver essas competências exigidas por um novo mercado?

A boa notícia é que essas competências, que também podem ser chamadas de “Human Skills”, não são vinculadas a profissões específicas, mas sim à nossa personalidade e, como tal, são habilidades altamente transferíveis e possíveis de se desenvolver.

Embora sejam menos tangíveis e difíceis de medir, os empregadores do agora e do futuro vão valorizar ainda mais qualificações humanas, que listamos a seguir, com base na publicação do livro “Metanoia Lab: Lições sobre competências humanas na era digital”.

Autoconhecimento

A capacidade de monitorar suas próprias emoções e reações permite que você conheça seus pontos fortes, fracos, gatilhos, motivadores e outras características. Um líder consciente de si mesmo sabe como agir, se adaptar e ser mais empático com todos a seu redor.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre autoconhecimento dedicado ao Bruce Lee.

Senso de responsabilidade

Criar o senso de responsabilidade no seu time é importante, mas a liderança responsável começa com sermos nós próprios responsáveis, para liderar com autenticidade, defendendo pontos de vista éticos e morais. 

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre senso de responsabilidade dedicado à Esther Perel.

Confiança

Quando você está em uma posição de liderança, sua equipe refletirá suas ações. Se você for negativo e preocupado, sua equipe também ficará. Por outro lado, projetar força, estabilidade e transparência vai ativar uma troca recíproca de confiança entre você e seu time.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre senso de responsabilidade dedicado ao Tim Cook.

Empatia

Independentemente do cargo, todos nós – gerentes e membros da equipe – somos criaturas emocionais.

A habilidade, como líder, de compreender as emoções que os membros de sua equipe estão sentindo, permite que você não apenas se torne um comunicador e solucionador de problemas mais eficaz, mas também o ajuda a fazer a seus clientes as perguntas de que você precisa para entender melhor suas metas, aspirações, medos e objetivos.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre empatia dedicado ao Satya Nadella.

Vulnerabilidade

A vulnerabilidade requer confiança dos outros e de você mesmo.  Você precisa confiar em si mesmo que tem coragem para fazer isso e pode lidar com tudo que acontecer após a sua revelação.

Sua equipe o verá como um ser humano no momento em que decidir compartilhar algo pessoal com eles. Você pode descobrir que sua equipe vai começar a se sentir mais à vontade para expor verdadeiros problemas antes nunca mencionados.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre vulnerabilidade dedicado à Brené Brown.

Reciprocidade

Para líderes inclusivos, a reciprocidade é uma mentalidade e um conjunto de habilidades poderosas. A reciprocidade pode ser definida como “a troca justa e generosa de valor em um relacionamento de alto desempenho”.

Construímos relacionamentos recíprocos com nossos colegas dando com a expectativa de receber, aumentando a influência mútua por meio da troca de turnos e desenvolvendo a confiança por meio da interdependência.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre reciprocidade dedicado à Brené Brown.

Comunicação Assertiva

A comunicação assertiva refere-se à clareza, dinâmica, objetividade e respeito na transmissão de uma informação. Isso significa que a comunicação foi assertiva quando a mensagem, seja ela boa ou ruim, alcançou os resultados que o comunicador esperava.

Ser assertivo permite que você comunique seus desejos e necessidades com mais autoridade, ao mesmo tempo em que permanece justo e empático.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre comunicação assertiva dedicado à Bozoma Saint John.

Criatividade

Liderança criativa é a capacidade de criar e realizar soluções inovadoras, especialmente em face de situações estruturalmente complexas ou em mudança. Refere-se àquelas pessoas que, quando tudo está mudando e novas abordagens ainda são desconhecidas, ainda podem criar clareza de propósito para suas equipes.

Muitos líderes são contrários e têm medo do que não podem controlar, mas, imagine se beneficiar da imprevisibilidade ao seu redor? A criatividade pode ser peça chave nesse processo.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre criatividade dedicado à Lady Gaga.

Intuição

Intuição é informação. Informações realmente valiosas que eliminam o ruído externo. Não só dizem o que você quer, mas também dão dicas sobre as pessoas com quem você está se comunicando.

Compreender o seu público, adaptar-se rapidamente, responder com sabedoria e localizar soluções exige a capacidade de processar todas essas informações e perceber mudanças sutis nas pessoas e nas situações.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre intuição dedicado ao Tim Cook.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é a análise e avaliação objetiva de uma questão para formar um julgamento. Sem boas habilidades de pensamento crítico, os líderes tomam decisões ruins e perdem um asset precioso para qualquer pessoa em cargo de liderança: tempo.

Ao avaliar as informações de maneira crítica você trabalha de forma mais produtiva e economiza tempo. Você também abre caminho para encontrar soluções que ninguém jamais imaginou, além de evitar situações e pessoas que não agregam no seu negócio ou projeto.

Ouça aqui, o episódio do Metanoia Lab sobre intuição dedicado ao Elon Musk.

A boa notícia é que todas essas habilidades listadas acima podem ser aprendidas e aprimoradas com a prática. Então o que você está esperando?

Conheça Andrea Iorio, colunista do FinanceOne

Escritor best-seller sobre transformação digital, inovação e liderança, Andrea Iorio é novo colunista do FinanceOne. Os textos são publicados mensalmente. Fique atento!

Iorio é economista formado na Universitá Bocconi na Itália, com Mestrado em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University, palestrante profissional. Italiano radicado no Brasil, ele foi Diretor do Tinder na América Latina por cinco anos e Chief Digital Officer na L’Oréal.

Confira outro texto de Andrea Iorio:

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Andrea Iorio é economista formado na Universitá Bocconi na Itália, com Mestrado em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University, palestrante profissional e escritor best-seller sobre transformação digital, inovação e liderança. Italiano radicado no Brasil e economista de formação, ele foi Diretor do Tinder na América Latina por 5 anos e Chief Digital Officer na L’Oréal. Hoje também é professor de MBA na Fundação Dom Cabral, e compartilha reflexões e provocações sobre negócios na interseção de tecnologia, filosofia e neurociência de forma única com seus mais de 60 mil seguidores no LinkedIn, no seu podcast Metanoia Lab e em suas mais de 100 palestras por ano. Sua primeira obra “6 competências para surfar na transformação digital” se tornou um best-seller e conquistou o topo na lista dos mais vendidos na Amazon na área de gestão de pessoas.

2 COMENTÁRIOS

  1. Conteúdo sensacional do Andrea, como sempre! Gosto muito do podcast dele também, muitas ideias boas, muitas coisas a aprender.

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