Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como faço para consultar meu nome no SPC?

Escrito por: Mateus Carvalho em 25 de janeiro de 2019

Com os os brasileiros cada vez mais endividados, é comum que eles tenham dúvidas na hora de consultar nome no SPC. Essa é uma consequência de quando os compradores não conseguem arcar com as contas.

Quando o assunto é consultar nome no SPC, você pode se perguntar se precisa ser em algum lugar físico ou se pode ser online. Pois saiba que as duas possibilidades existem.

Para lhe ajudar com a segunda opção, vamos explicar o passo a passo para realizar a consulta.

consultar-nome-no-SPC

Mas antes de saber qual é o passo a passo, é necessário você entender que existem três bases que são utilizadas para checar se você está com o nome sujo ou não.

Para ver as dívidas em atraso você pode utilizar o Serasa, SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Além disso, é importante estar atento porque alguns sites cobram pela consulta no SPC. Caso você queira consultar nome no SPC pessoalmente, é preciso comparecer em uma agência SerasaConsumidor com o CPF e um dos documentos originais abaixo:

-> Identidade;

-> Carteira de trabalho;

-> Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A consulta a ser feita pessoalmente é gratuita e é realizada na hora pelo funcionário da agência.

Apenas o titular do CPF pode solicitar a consulta.

Também é possível consultar nome no SPC via carta

Poucas pessoas sabem, mas é possível realizar a consulta do nome no SPC via carta.

De acordo com as informações no site da instituição, a carta pode ser escrita tanto à mão quanto impressa.

Além disso, ela deverá conter as seguintes informações:

-> Número do CPF e RG, com cópia simples de ambos os documentos;

-> Assinatura com firma reconhecida em cartório;

-> Endereço completo para a resposta.

A consulta por esse meio também é gratuita.

Outra forma de solicitar a consulta é por meio de procuração. Mas para isso é necessário que o procurador vá até uma agência da Serasa, com os seguintes documentos:

-> Procuração, tanto original quanto cópia autenticada, assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório;

-> Cópia simples da procuração (esta ficará retida na verificação);

-> Documento original do procurador: RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Passo a passo para consultar nome no SPC pela internet

1º passo: entre no site do Serasa Consumidor, que tem consulta gratuita, e clique na aba “Cadastrar”.

2º passo: para realizar a consulta você deverá se cadastrar no site. Para isso, será necessário informar o CPF a ser consultado, nome completo, data de nascimento, e-mail válido e criar uma senha.

3º passo: depois de preencher as informações solicitadas, a próxima etapa será clicar na aba “Declaro que li e aceito os Termos” e depois é só clicar em cadastrar.

4º passo: depois que você realizar a consulta, chegará um e-mail para confirmar o cadastro. Por fim, será possível verificar se existe algum problema com o CPF informado. Caso sim, será necessário olhar detalhadamente as pendências com a empresa que será mostrada.

Como o seu nome pode ficar sujo e parar no SPC

Quanto tempo demora para que o seu nome fique sujo? Essa é mais uma dúvida que os endividados costumam ter. É importante que você saiba que a partir do primeiro dia de atraso no pagamento de uma conta, a empresa já pode entrar em contato com o SPC.

Ao receber essa demanda, os Órgãos de Proteção ao Crédito são obrigados, de acordo com a lei, a enviar uma carta ao devedor. Esta deverá conter a informação de que o endividado tem dez dias corridos para quitar a dívida ou realizar uma negociação.

São essas atitudes que irão evitar que o seu nome seja incluído no cadastro de inadimplência. Caso você não cumpra o prazo de dez dias, os órgãos competentes podem incluir o CPF na base de inadimplência.

Quem tem nome no SPC pode tirar passaporte?

Está pensando em viajar para o exterior? Tem o nome sujo no SPC? Saiba que isso não pode ser um obstáculo para você tirar seu passaporte.

Isso porque, de acordo com a lei, a locomoção de um cidadão brasileiro não pode ser impedida pelo fato de ter contas em aberto.

Além disso, uma pessoa só pode ser proibida de ir e vir por outros motivos e com ordem judicial. E isso também vale para os vistos, já que os consulados não consultam os Órgãos de Proteção ao Crédito.

Tire suas dúvidas sobre como tirar o passaporte mesmo tendo nome no SPC.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

financiamento estudantil
Nubank lança cartão de débito - Cartão de débito Nubank
dívidas
organizar-as-finanças-depois-das-férias
taxa-de-administração-do-consórcio