Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Como fazer um bom planejamento estratégico para 2018

Escrito por: Redação em 16 de janeiro de 2018

Planejamento estratégico é um recurso essencial para qualquer pessoa. Tanto na vida pessoal quanto na vida de uma empresa. É o planejamento que que vai aumentar suas chances de sucesso. Ele norteia suas ações e garante que suas atitudes sejam tomadas baseadas em objetivos bem definidos.

Já falamos aqui da importância de um bom planejamento financeiro. Neste artigo, você vai entender o quanto é necessário ter um bom planejamento estratégico para que sua empresa tenha sucesso em 2018.

planejamento estrategico

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico orienta a empresa no desenvolvimento de um conjunto de tarefas, de maneira disciplinada e organizada. Isso visando atingir objetivos que levarão a empresa a um futuro de sucesso.

As principais lideranças da empresa devem estar envolvidas na elaboração desse planejamento. É uma forma de fortalecimento de ideias e intenções do conjunto.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae):

Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

Antes de começar, você deve entender que seu planejamento estratégico deve responder a três perguntas principais:

– Onde estamos?
– Para onde queremos ir?
– Como chegar lá?

A seguir, veremos o passo a passo de como fazer um bom planejamento estratégico para 2018.

Análise do cenário

É a primeira fase do planejamento. Quando você vai, antes de definir objetivos e estratégias, analisar onde a empresa está. Em que nível estão os processos e a produtividade. E os riscos envolvidos.

A análise do cenário se divide entre aspectos internos e externos. É a etapa de identificação da forma e grau com que os ambientes interno e externo poderão afetar a empresa na conquista de melhores resultados.

Análise do Ambiente Interno – Aqui os líderes vão identificar os pontos fortes da empresa, que poderão ser potencializados. Também vão analisar as limitações a serem corrigidas. Tudo isso levando em conta aspectos técnicos, financeiros, de infraestrutura física e de recursos humanos, dentre outros.

Análise do Ambiente Externo – Fase que analisa fatores que fogem do controle da empresa. É a busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o macro ambiente propicia. Considera a influência de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros.

Definição dos objetivos

Geralmente essa fase leva em conta aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, posicionamento no mercado e etc. É quando a empresa examina seus dados históricos e define suas metas para o futuro.

Nesse ponto, é preciso muita atenção. O grupo deve procurar a resposta à questão: “para onde queremos ir?”. Mas, o mais importante: com o pé no chão, estabelecendo objetivos quantificáveis e possíveis. E também é essencial colocá-los em uma linha do tempo plenamente executável.

Definição das estratégias

Você sabe o que é uma estratégia? As estratégias são formas através das quais os objetivos serão atingidos. É a maneira como você vai conseguir chegar na sua meta.

A estratégia responde à pergunta: “como vamos chegar no nosso objetivo?”. Um planejamento estratégico pode ter vários objetivos. E a empresa precisará de uma estratégia estabelecida para cada um desses objetivos.

Nessa fase, é preciso ser racional e bem determinado. Os objetivos e as estratégias devem ser definidos de forma muito realista. Só assim serão alcançáveis.

A organização é primordial, estabelecendo prioridades. E a empresa deve fazer revisões periódicas sempre que o cenário exigir.

Um bom planejamento estratégico deve começar com a criação de um comitê interno responsável. E deve vir acompanhado de um “Programa de Ações” ou “Plano de Ação”.  É isso que representa a efetivação do detalhamento de cada uma das estratégias.

Outros requisitos são explicitar datas limite e custos necessários à execução de cada uma das ações propostas. O comitê também tem a responsabilidade de revisar permanentemente os cenários e evitar qualquer descompasso entre objetivos e estratégias.

5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso

Confira abaixo um exemplo de planejamento estratégico disponibilizado pelo Sebrae. Ele é referente a uma fictícia empresa importadora de bebidas.

planejamento estratégico exemplo

Cursos e eventos sobre planejamento

O Sebrae pode ajudar bastante nessa fase de planejamento estratégico da sua empresa. Em uma página especial, ele disponibiliza informações sobre como desenvolver a empresa com inteligência estratégica e competitiva.

Nessa página, você também encontra referências sobre análises externa e interna e plano de negócio. Há ainda cursos presenciais e a distância, e os eventos do seu estado, além de orientações para ajudar na gestão da sua empresa.

Redação

Criado em 2003, o FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa.

Deixe um comentário

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

Consórcio-Yamaha
planos-de-saúde
Cobrar dinheiro emprestado
comprar-um-imóvel-sem-entrada
Montar uma reserva de emergência