
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado pelo governo federal. O objetivo desse fundo é criar uma reserva de dinheiro para o trabalhador que tem carteira assinada. O depósito é feito todo mês pela empresa e equivale a 8% do seu salário. Com isso, é possível realizar o saque FGTS caso o colaborador seja demitido da empresa.
Anúncios
Os depósitos mensais para o FGTS são de responsabilidade da empresa em que o funcionário trabalha e devem ser feitos, obrigatoriamente, na conta do FGTS de cada colaborador.
Por isso, quando a empresa começa a recolher o dinheiro para o fundo, a Caixa Econômica Federal abre uma conta do FGTS do trabalhador.
Anúncios
A seguir, veja como realizar o saque FGTS. Boa leitura!
Como funciona o saque digital do FGTS?
Agora é possível solicitar o saque FGTS totalmente digital. Esse tipo de saque é um novo serviço para que os trabalhadores consigam sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço com mais comodidade, ou seja, sem precisar ir até uma agência da Caixa Econômica.
Para isso, o funcionário deverá acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque. É necessário indicar uma conta de sua titularidade para receber o dinheiro.
Anúncios
De acordo com a Caixa, tudo é feito 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.
+ A multa de 40% do FGTS em caso de demissão vai acabar? Entenda!
Quem pode fazer o saque digital do FGTS?
O saque FGTS digital está disponível a todos os funcionários que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em Lei que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
Como funciona o saque digital FGTS?
Ao entrar no aplicativo do FGTS, por exemplo, é possível consultar os valores disponíveis para o saque. Após isso, basta indicar uma conta na Caixa Econômica ou em qualquer outra agência bancária para receber os valores. Não há custo para o trabalhador.
Após a solicitação, o valor estará disponível na conta após cinco dias úteis. Além disso, o trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.
Em quais condições é possível solicitar o saque FGTS?
Conheça as situações nas quais você pode sacar o FGTS:
- demissão sem justa causa, pelo empregador;
- término do contrato por prazo determinado;
- rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
- aposentadoria;
- necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- suspensão do trabalho avulso;
- falecimento do trabalhador;
- idade igual ou superior a 70 anos;
- portador de HIV;
- neoplasia maligna (trabalhador ou dependente);
- estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente);
- permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, com afastamento a partir de 14/07/1990;
- permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósitos, cujo afastamento do trabalhador tenha ocorrido até 13/07/1990;
- doenças graves.

Trabalhadores podem sacar FGTS através do saque-aniversário
Além do saque digital do FGTS, também é possível sacar o benefício através do saque-aniversário.
O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Para receber o recurso, no entanto, é necessário optar pela sistemática no site da Caixa Econômica.
+ Saque-aniversário do FGTS: veja o que ocorre na desistência
Como optar pelo saque-aniversário FGTS
A opção para conseguir ter acesso ao saque-aniversário pode ser realizada no aplicativo do FGTS, no site, no Internet Banking da Caixa ou indo diretamente em alguma das agências.
Vale lembrar, contudo, que a migração para o saque-aniversário não é obrigatória. Portanto, quem não escolher essa opção continuará sacando o benefício no saque-rescisão.
Além disso, os trabalhadores que optarem pelo método de saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.
Gostou deste texto? Está pensando em sacar FGTS? Então continue visitando o nosso site e saiba agora mesmo como baixar o aplicativo do FGTS e como funciona. Dessa maneira, você conseguirá realizar o seu saque.