Letras financeiras: o que é e como funciona?

0
167
Papéis com gráficos de investimentos em uma mesa de madeira
0
(0)

Assim como os Certificados de Depósitos Bancários (CDB) e os títulos do Tesouro Direto, as Letras Financeiras também são um tipo de aplicação em renda fixa. Por isso, veja agora o que são letras financeiras e como investir!

Anúncios

A diferença de uma letra financeira para um CDB, por exemplo, é que esse tipo de investimento costuma funcionar bem para aqueles que pretendem fazer essa aplicação voltada para um retorno a longo prazo.

Seu funcionamento acontece de maneira muito semelhante a de outros títulos de renda fixa, que é através do empréstimo do dinheiro para instituições, em que você recebe esse montante acrescido de juros.

Anúncios

No entanto, as Letras Financeiras possuem diferenciais quando comparado aos CDBs, LCIs e LCAs. O que pode trazer uma rentabilidade maior para o bolso de quem realiza esse tipo de investimento e aplicação.

Ficou curioso para saber um pouco mais sobre o funcionamento das LFs? Então continue a leitura. Vamos te mostrar suas diferenças entre os demais investimentos, além do seu funcionamento. Confira a seguir!

Pessoa usando calculadora em uma mesa com vários papéis
As Letras Financeiras possuem uma rentabilidade diferente dos demais tipos de aplicação em renda fixa

Afinal, o que é uma Letra Financeira?

Como mencionado anteriormente, as Letras Financeiras são investimentos de renda fixa, assim como outros tipos de aplicação já conhecidos como o CDB, LCI e LCA. Por isso, ao investir em uma LF, é possível entender como funciona sua rentabilidade.

Anúncios

Isso porque, todo tipo de aplicação em renda fixa possui uma certa previsibilidade. Por exemplo, há investimentos em que já é possível saber o quanto você vai receber depois da aplicação ou ainda ter um indexador como referência para os rendimentos.

Nesse sentido, as Letras Financeiras merecem destaque para aquelas aplicações feitas como foco no longo prazo. Isso porque, o prazo mínimo é de dois anos de dinheiro aplicado nesse tipo de investimento.

Além disso, esse é um investimento menos acessível, já que o valor mínimo de aplicação é de R$150 mil. Então, ao aplicar seu dinheiro neste tipo de título é necessário ter em mente de que você ficará algum tempo sem mexer no dinheiro.

Para quem esse tipo de aplicação é recomendada:

Mesmo sendo uma aplicação financeira de renda fixa, as Letras Financeiras possuem um perfil específico de investidor. Ou seja, para investir em LFs, é necessário que o investidor seja poupador e possua um certo patrimônio em dinheiro acumulado.

Por isso, caso você seja um investidor que procura por um local de boa rentabilidade para deixar o seu dinheiro como uma reserva financeira, talvez seja melhor optar por outro tipo de aplicação com resgate mais rápido.

Além disso, as Letras Financeiras não podem ser oferecidas por qualquer local. Existe uma especificação de instituições que podem oferecer este tipo de investimento.

São elas:

  • Bancos múltiplos;
  • Instituições financeiras comerciais;
  • Bancos de desenvolvimento;
  • Bancos de investimento;
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
  • Caixas econômicas;
  • Companhias hipotecárias;
  • Sociedades de crédito imobiliário;
  • Cooperativas de crédito;
  • O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Então, mesmo que você tenha interesse em aplicar neste tipo de investimento, vale checar também se a instituição possui autorização para oferecer essa categoria.

Como funciona as Letras Financeiras?

Assim como outras aplicações, as Letras Financeiras também possuem seu rendimento atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) ou ao índice oficial de inflação no Brasil, que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Por fim, a vantagem de escolher uma Letra Financeira que possui o IPCA como indexador é que o seu dinheiro fica protegido da inflação. Sendo assim, em momentos com a inflação acima de 10% (como agora), você não perde dinheiro como acontece na poupança, por exemplo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as Letras Financeiras, que tal saber um pouco mais também sobre o funcionamento do LCI e do LCA. Confira!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui