Cursos que transformam sua vida financeira
Mais
    InícioNotíciasInvestimentosO que é melhor: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir...

    O que é melhor: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir o valor?

    3.7
    (35)

    Muitos brasileiros sonham com a casa própria, mas sempre surge a dúvida se é melhor comprar um imóvel ou ficar no aluguel. Além disso, será que compensa comprar um imóvel? Ou é melhor investir o valor?

    Publicidade

    Quem decide adquirir um imóvel precisa levar diversos fatores em questão, como por exemplo, perspectivas profissionais, tamanho da família, possibilidade de mudança, entre outros.

    Tanto comprar um imóvel quanto alugar e investir o dinheiro tem as suas vantagens e desvantagens. A seguir, veja quais são elas. Boa leitura!

    Quem aluga nem sempre perde o dinheiro

    É comum pensar que, ao alugar um imóvel, o inquilino esteja perdendo dinheiro. Isso porque você está pagando todo mês uma conta, do qual não irá ter um retorno. Porém, nem sempre isso é verdade.

    A depender dos juros da compra de um imóvel, pode ser que em um determinado momento seja mais vantajoso pagar o aluguel.

    O dinheiro da compra de um imóvel, você poderá utilizá-lo para investir o valor por um tempo. E com os rendimentos do investimento, pode ser até mesmo possível pagar o aluguel e guardar um pouco, para no futuro comprar um imóvel. 

    Publicidade

    Porém, antes de sair investindo o dinheiro da compra da casa ou apartamento é necessário fazer alguns questionamentos.

    Como por exemplo, quanto você deixará de ganhar se comprar o imóvel e não investir o dinheiro. 

    Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

    Se você ainda está na dúvida se é melhor comprar imóvel ou ficar no aluguel, fique tranquilo porque é comum. Mas, para te ajudar, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

    Vantagens de alugar e investir o valor

    Maior mobilidade: comprar um imóvel pode significar ter que ficar morando somente em um lugar, o que pode ser ruim. Isso porque você pode precisar se mudar por causa do trabalho ou para estudar fora, por exemplo.

    Agora quem aluga tem o compromisso de ficar no imóvel até o final do contrato, ou até menos tempo caso esteja disposto a pagar multa.

    Publicidade

    O que irá evitar ter que pagar um financiamento de 20 ou 30 anos em uma casa com o mesmo endereço.

    Necessidade de menos dinheiro: alugar uma casa ou apartamento exige menos dinheiro de imediato do que comprar.

    Já que não é necessário ter o valor da entrada do imóvel. Além de eliminar os custos de transação e impostos ao alugar.

    Mais dinheiro para investir: com a diferença dos valores entre o aluguel e os custos do financiamento é possível investir em aplicações mais acessíveis. E que tenham potencial de geração de renda muito maior.

    Permitindo até que você compre o imóvel que deseja, pagando à vista e com um bom desconto. E o melhor, sem pagar muitos juros.

    Publicidade

    Menos preocupações: aqueles que compram um imóvel para alugar podem ter problemas na gestão e com possíveis atrasos de inquilinos. Além dessas, podem surgir outras situações que geram desconfortos.

    Homem segurando chaves de aluguel de imóvel com casa em miniatura
    É comum as pessoas terem dúvida entre comprar um imóvel ou ficar no aluguel

    Maior liquidez: essa é a capacidade de vender ou resgatar algum ativo. E quanto maior a liquidez, mais fácil é vender ou resgatar.

    Ao investir o dinheiro em fundos imobiliários, ações ou renda fixa, você poderá recuperar o dinheiro mais rápido.

    Caso queira apostar em imóveis, a melhor opção é investir em ativos mais líquidos, como por exemplo, os fundos imobiliários.

    Desvantagens de alugar um imóvel

    Reajuste do aluguel: os contratos de aluguel costumam ter curta duração e os valores acordados também. Com isso, após o término do contrato, é comum que o locador reajuste o valor.

    Dependendo do preço do aluguel, você poderá ter que escolher um novo lugar para morar. Mas, também é possível tentar uma negociação para que o preço do aluguel caiba dentro do seu orçamento.

    Limitações: se você gosta de decoração, pode ser que fique impossibilitado de colocar seu próprio estilo na moradia. Podendo acarretar em conflitos com o locador na hora de realizar algum reparo no imóvel.

    Vantagens de comprar um imóvel

    Investir no que é seu: por mais que essa frase seja utilizada para justificar a compra de um imóvel, ela ainda tem o seu lado verdadeiro. Ao comprar um imóvel, você está investindo na construção de patrimônio a longo prazo.

    Parcelas fixas: diferentemente do aluguel, no qual o reajuste pode ser imprevisível, um financiamento tem juros e valores detalhados. 

    Alguns financiamentos podem apresentar parcelas no qual o valor é reduzido com o tempo, o que pode significar um desconto no valor total do financiamento.

    Imóvel sob medida: ao adquirir um imóvel, você tem a liberdade de decorar o ambiente da forma que desejar, sem a necessidade de consultar o dono.

    + Quais são as cidades mais caras para se viver

    Desvantagens de comprar um imóvel

    Altos custos de transação: é importante saber que a compra de um imóvel não inclui o valor do financiamento. Por isso, é preciso levar em conta os impostos, os custos com documentação, reformas iniciais e custos de corretagem.

    Limitação de gastos e investimentos: por ter altos custos, pagar o financiamento de um imóvel pode trazer limitações no orçamento por um longo período. Podendo diminuir a capacidade de investir em planos, como por exemplo, em viagens.

    Valor da entrada: este é um alto custo na compra de um imóvel, isso porque muitas construtoras chegam a pedir até 40% do valor até o financiamento.

    Sendo assim, para um imóvel de R$100 mil significa que precisará de R$40 mil para a entrada. Valor que você deverá já ter guardado e que deixará de investir em aplicações que sejam mais rentáveis.

    Compromisso e perda de mobilidade: ter um imóvel próprio pode trazer algumas restrições em termos de mobilidade. Além disso, a compra também traz um longo compromisso com o financiamento, que pode chegar a 30 anos.

    Desvalorização do mercado: os imóveis não ficam valorizados para sempre. Quem comprou um apartamento financiado nos últimos anos pode ter arcado com um prejuízo em termos de patrimônio. É necessário ficar atento a essa possibilidade.

    Menor liquidez: ao comprar um imóvel, você estará perdendo liquidez, já que pode levar meses ou até anos para transformá-lo em dinheiro.

    Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens, já se decidiu o que é melhor? Comprar um imóvel ou ficar no aluguel?

    Deixe o seu comentário e divida, conosco e com os demais leitores, a sua opinião sobre o assunto.

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 35

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?

    Redação
    Redação
    O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

    Artigos Relacionados

    Assine nossa newsletter!

    Páginas Populares

    8 COMENTÁRIOS

    1. Também sou partidária da ideia de investir o dinheiro. Principalmente qdo vc já tem certa idade, família já cresceu, e a casa própria acaba sendo um pesadelo em manutenção etc…

      • toda vez q faço um calculo pessimista em relação a se investisse o dinheiro que usaria pra comprar um imovel, vejo que pra quem sabe investir
        o aluguel sai muito mais vantajoso, se levarmos em conta tbm o ciclo natural da vida, fica mais vantajoso ainda:
        1º vc precisa de uma casa pequena pra iniciar carreira profissional e se sustentar
        2º vc precisa uma casa um pouco maior pra ficar conortavel pra constituir familia, nem q seja so vc e o conjuge
        3ª caso queira ter filhos, uma casa maior será necessária
        4º se tiver filhos, e os mesmos crescerem, em um momento a casa “esvazia” e vira um “elefante branco” caro de manter e sem necessidade
        5º vc precisará uma casa menor e mais simples para a velhice, menos trabalho e menos custos

        e nesse meio tempo se enraizar numa cidade tira da pessoa milhares de outras possibilidades melhores

        se vc for uma pessoa “minimalista” e so alugar imovel mobilhado e ter poucos itens para transportar, pode encerrar um contrato de aluguel, passar 1 ano viajando e alugar outro onde bem entender

        fora que casa propria, se vc transfere em vida pra alguem, seja por venda ou doação, paga o maldito ITBI para o governo, caso morra e deixe e herança, os herdeiros terão que pagar pra morar na sua casa (o ITC-MD), ou seja, a casa não é sua

        em caso de desastres, incendios ou problemas similares que impeçam a moradia o risco é sempre do dono, se o imovel é seu e ficou inabitavel? vc terá q desembolsar muito pra ter a casa de volta alem do prejuizo com os bens.

        em caso de imovel alugado? basta procurar outro (o prejuizo em itens pessoais sera o mesmo, mas na moradia será algo facil e menos custoso de resolver)

    2. Boa noite!
      Eu vivo uma novela sem fim e qeria uma dica ou uma ideia talvez alguém possa me ajudar.

      Eu pago aluguel numa casa, mas eu tenho um ap finaciado e q esta alugado.
      O dinheiro do aluguel do ap eu pago o finaciamento dele mesmo.
      Mas meu sonho é comprar uma casa proximo onde moro de de aluguel.
      Sera q compensa eu vender o ap e aplicar o dinheiro pra comprar a casa q qero no futuro?

    3. Noves fora zero! Li todos os comentários! Alcancei a terceira idade e não tenho filhos nem a patroa.
      Aluguel só é bom p quem tem mais de 5 imóveis ( isso sem contar o risco de ficar com os 5 vazios ao mesmo tempo rsrsrs ). Temos dois na tijuca!( 2 quartos sem garagem 80 metros está alugado ), o outro já está com condomínio e IPTU atrasado 2 meses ( 3 quartos, 2 banheiros vaga escritura 89 metros quadrados rua conde de bonfim metrô na porta). Inquilino entregou o imóvel. Moramos numa casa em vila isabel rj..( sem condomínio ). Hj o grande vilão é o condomínio… ( uns passam de r$ 1250, mês) Imóveis na tijuca, simplesmente derreteram de preço… tô vendendo os dois.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    InícioNotíciasInvestimentosO que é melhor: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir...

    O que é melhor: comprar imóvel ou ficar no aluguel e investir o valor?

    3.7
    (35)

    Muitos brasileiros sonham com a casa própria, mas sempre surge a dúvida se é melhor comprar um imóvel ou ficar no aluguel. Além disso, será que compensa comprar um imóvel? Ou é melhor investir o valor?

    Publicidade

    Quem decide adquirir um imóvel precisa levar diversos fatores em questão, como por exemplo, perspectivas profissionais, tamanho da família, possibilidade de mudança, entre outros.

    Tanto comprar um imóvel quanto alugar e investir o dinheiro tem as suas vantagens e desvantagens. A seguir, veja quais são elas. Boa leitura!

    Quem aluga nem sempre perde o dinheiro

    É comum pensar que, ao alugar um imóvel, o inquilino esteja perdendo dinheiro. Isso porque você está pagando todo mês uma conta, do qual não irá ter um retorno. Porém, nem sempre isso é verdade.

    A depender dos juros da compra de um imóvel, pode ser que em um determinado momento seja mais vantajoso pagar o aluguel.

    O dinheiro da compra de um imóvel, você poderá utilizá-lo para investir o valor por um tempo. E com os rendimentos do investimento, pode ser até mesmo possível pagar o aluguel e guardar um pouco, para no futuro comprar um imóvel. 

    Publicidade

    Porém, antes de sair investindo o dinheiro da compra da casa ou apartamento é necessário fazer alguns questionamentos.

    Como por exemplo, quanto você deixará de ganhar se comprar o imóvel e não investir o dinheiro. 

    Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

    Se você ainda está na dúvida se é melhor comprar imóvel ou ficar no aluguel, fique tranquilo porque é comum. Mas, para te ajudar, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

    Vantagens de alugar e investir o valor

    Maior mobilidade: comprar um imóvel pode significar ter que ficar morando somente em um lugar, o que pode ser ruim. Isso porque você pode precisar se mudar por causa do trabalho ou para estudar fora, por exemplo.

    Agora quem aluga tem o compromisso de ficar no imóvel até o final do contrato, ou até menos tempo caso esteja disposto a pagar multa.

    Publicidade

    O que irá evitar ter que pagar um financiamento de 20 ou 30 anos em uma casa com o mesmo endereço.

    Necessidade de menos dinheiro: alugar uma casa ou apartamento exige menos dinheiro de imediato do que comprar.

    Já que não é necessário ter o valor da entrada do imóvel. Além de eliminar os custos de transação e impostos ao alugar.

    Mais dinheiro para investir: com a diferença dos valores entre o aluguel e os custos do financiamento é possível investir em aplicações mais acessíveis. E que tenham potencial de geração de renda muito maior.

    Permitindo até que você compre o imóvel que deseja, pagando à vista e com um bom desconto. E o melhor, sem pagar muitos juros.

    Publicidade

    Menos preocupações: aqueles que compram um imóvel para alugar podem ter problemas na gestão e com possíveis atrasos de inquilinos. Além dessas, podem surgir outras situações que geram desconfortos.

    Homem segurando chaves de aluguel de imóvel com casa em miniatura
    É comum as pessoas terem dúvida entre comprar um imóvel ou ficar no aluguel

    Maior liquidez: essa é a capacidade de vender ou resgatar algum ativo. E quanto maior a liquidez, mais fácil é vender ou resgatar.

    Ao investir o dinheiro em fundos imobiliários, ações ou renda fixa, você poderá recuperar o dinheiro mais rápido.

    Caso queira apostar em imóveis, a melhor opção é investir em ativos mais líquidos, como por exemplo, os fundos imobiliários.

    Desvantagens de alugar um imóvel

    Reajuste do aluguel: os contratos de aluguel costumam ter curta duração e os valores acordados também. Com isso, após o término do contrato, é comum que o locador reajuste o valor.

    Dependendo do preço do aluguel, você poderá ter que escolher um novo lugar para morar. Mas, também é possível tentar uma negociação para que o preço do aluguel caiba dentro do seu orçamento.

    Limitações: se você gosta de decoração, pode ser que fique impossibilitado de colocar seu próprio estilo na moradia. Podendo acarretar em conflitos com o locador na hora de realizar algum reparo no imóvel.

    Vantagens de comprar um imóvel

    Investir no que é seu: por mais que essa frase seja utilizada para justificar a compra de um imóvel, ela ainda tem o seu lado verdadeiro. Ao comprar um imóvel, você está investindo na construção de patrimônio a longo prazo.

    Parcelas fixas: diferentemente do aluguel, no qual o reajuste pode ser imprevisível, um financiamento tem juros e valores detalhados. 

    Alguns financiamentos podem apresentar parcelas no qual o valor é reduzido com o tempo, o que pode significar um desconto no valor total do financiamento.

    Imóvel sob medida: ao adquirir um imóvel, você tem a liberdade de decorar o ambiente da forma que desejar, sem a necessidade de consultar o dono.

    + Quais são as cidades mais caras para se viver

    Desvantagens de comprar um imóvel

    Altos custos de transação: é importante saber que a compra de um imóvel não inclui o valor do financiamento. Por isso, é preciso levar em conta os impostos, os custos com documentação, reformas iniciais e custos de corretagem.

    Limitação de gastos e investimentos: por ter altos custos, pagar o financiamento de um imóvel pode trazer limitações no orçamento por um longo período. Podendo diminuir a capacidade de investir em planos, como por exemplo, em viagens.

    Valor da entrada: este é um alto custo na compra de um imóvel, isso porque muitas construtoras chegam a pedir até 40% do valor até o financiamento.

    Sendo assim, para um imóvel de R$100 mil significa que precisará de R$40 mil para a entrada. Valor que você deverá já ter guardado e que deixará de investir em aplicações que sejam mais rentáveis.

    Compromisso e perda de mobilidade: ter um imóvel próprio pode trazer algumas restrições em termos de mobilidade. Além disso, a compra também traz um longo compromisso com o financiamento, que pode chegar a 30 anos.

    Desvalorização do mercado: os imóveis não ficam valorizados para sempre. Quem comprou um apartamento financiado nos últimos anos pode ter arcado com um prejuízo em termos de patrimônio. É necessário ficar atento a essa possibilidade.

    Menor liquidez: ao comprar um imóvel, você estará perdendo liquidez, já que pode levar meses ou até anos para transformá-lo em dinheiro.

    Agora que você já sabe as principais vantagens e desvantagens, já se decidiu o que é melhor? Comprar um imóvel ou ficar no aluguel?

    Deixe o seu comentário e divida, conosco e com os demais leitores, a sua opinião sobre o assunto.

    O que achou disso?

    Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 35

    Seja o primeiro a avaliar este post.

    Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

    Diga-nos, como podemos melhorar?