Todo brasileiro sonha com a casa própria, porém um grande impasse para a realização desse sonho é o dinheiro da entrada do imóvel.
E é nessa hora que surge a dúvida: “é possível comprar um imóvel sem entrada?”.
A resposta é sim. Quer saber como?
Comprar um imóvel à vista é raro, por isso a maioria das pessoas optam pelo financiamento.
O que acaba envolvendo os bancos ou as construtoras. E é nessa hora que surge a exigência do pagamento da entrada do imóvel.
A alternativa de comprar um imóvel sem entrada é para quem não tem o valor da entrada da casa e/ou apartamento.
Mas para isso, é necessário financiar o valor total das parcelas. Estas irão variar de acordo com a renda mensal familiar.
É importante ressaltar que essa possibilidade é apenas para beneficiários do programa “Minha Casa, Minha Vida” que estão nas faixas 1 e 1,5. O programa vai até a faixa 3.
Quem pode comprar um imóvel sem entrada pelo “Minha Casa, Minha Vida”?
O programa “Minha Casa, Minha Vida” tem como objetivo diminuir o déficit habitacional no país.
Por isso, só as pessoas contempladas na faixa 1 têm a possibilidade de comprar um imóvel sem entrada, já que essas famílias apresentam situações de renda mais precárias.
Enquanto para os beneficiários da faixa 1,5, o programa oferece um subsídio para ajudar a quitar o valor da entrada.
Em alguns casos, dependendo do preço do imóvel desejado, essa vantagem consegue pagar todo o montante inicial.
Além disso, aqueles que são contemplados nessas faixas do programa ainda têm a possibilidade de comprar o imóvel mesmo estando com o nome sujo.
Isso porque tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica não realizam consultas nos órgãos de proteção ao crédito.
Para facilitar a compra do imóvel, as pessoas que estão nas faixas 1 e 2 não precisam comprovar a renda mensal.
Isso porque em muitos casos, as pessoas têm o pedido de aprovação de financiamento do imóvel negado. O motivo na grande parte das vezes é porque não conseguem comprovar renda.
Como comprar um imóvel sem entrada pelo “Minha Casa, Minha Vida”
Você já sabe que para comprar um imóvel sem entrada é preciso estar enquadrado na faixa 1 do programa, além disso também é preciso considerar outros fatores para financiar o imóvel.
Um desses fatores é que o banco analisa o valor do bem e a região onde está localizado.
De acordo com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da renda bruta da família.
Por isso, é importante escolher um imóvel que tenha um valor adequado para não ultrapassar esse limite.
Também é necessário participar de uma espécie de processo seletivo no município que vai contemplar as pessoas que poderão comprar um imóvel sem entrada.
Nessa modalidade é possível realizar o financiamento em, no máximo, 240 meses.
Para participar do sorteio, é preciso estar cadastrado na Prefeitura, já que o programa consiste em uma parceria entre o Governo Federal, a Caixa Econômica e o município.
Sendo assim, a primeira coisa a ser feita é procurar a Prefeitura da sua cidade. Depois, se informe como é realizado o cadastramento para a participação dos programas habitacionais do município.
O procedimento específico vai depender de cada cidade. Vale lembrar que todo o processo poderá levar um tempo e, por isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro.
Serão necessários documentos pessoais e da família, além do que a prefeitura exigir de acordo com o programa e o imóvel a ser financiado.
Pré-requisitos para comprar um imóvel sem entrada
Se você se interessou e se encaixa no perfil para comprar um imóvel sem entrada, ainda precisará preencher alguns pré-requisitos. Confira quais são eles.
Ter mais de 18 anos
Esse é um dos principais pré-requisitos para comprar um imóvel sem entrada pelo “Minha Casa, Minha Vida”.
Se você não for maior de idade, não se desespere. Existe ainda outra alternativa, que é ter sido emancipado legalmente pelos pais.
Não ter outro imóvel próprio
Para comprar uma casa ou um apartamento pelo programa, o requerente não pode ter outro imóvel em seu nome nem ser proprietário.
Além de não poder ser cessionário ou detentor de outro financiamento em nenhum tipo de residência.
Utilizar o imóvel para morar
Essa é uma das regras fundamentais do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Para comprar um imóvel sem entrada é necessário que essa moradia seja adquirida exclusivamente para moradia.
Sendo assim, a pessoa não pode comprar a propriedade para ter rendimentos com a locação, por exemplo.
Além disso, ao comprar um imóvel pelo programa, você não poderá vendê-lo até que o financiamento esteja totalmente pago.
Não ter usado outros programas
Não é possível comprar um imóvel sem entrada se o solicitante tiver sido beneficiado, em um outro momento, por outros programas habitacionais.
Essa é uma forma de tentar ajudar mais pessoas.
Sendo assim, os favorecidos não podem ter recebido qualquer outro benefício vindo de recursos orçamentais com o intuito voltado para a habitação.
Morar ou trabalhar na cidade do imóvel
Esse é um pré-requisito que poucas pessoas conhecem.
Mas para comprar um imóvel sem entrada é necessário que a pessoa more ou trabalhe na cidade em que o imóvel está localizado pelo período de, no mínimo, três anos.