Início Aposentadoria Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

0
(0)

O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados, promovendo a redução das filas. Diversos serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados apenas pela internet.

A nova proposta estabelece que diversos serviços passam a ser realizados pela internet ou com hora marcada. A novidade já está valendo desde a última segunda-feira, dia 23, devendo o interessado acessar o portal “Meu INSS” para realizar a operação desejada. Saiba como planejar sua aposentadoria desde cedo.

Nova consulta ao INSS
Agora é possível fazer uma consulta ao INSS de duas formas: internet ou hora marcada

Antigamente, por exemplo, quem quisesse pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) era só se dirigir até o INSS. Agora é preciso acessar o portal ou efetuar um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.

Para acessar o portal “Meu INSS” é preciso um login e senha. Em entrevista ao G1 do Amapá, a gerente-executivo do INSS, Camecran Silva, informou que é importante seguir as orientações já que esse é um processo que exige atenção.

“Aqueles que comparecerem à agência sem solicitar um dos serviços pela internet serão orientados a fazer o agendamento e receberão a senha do Meu INSS para que possam acessar o serviço online.”

Como criar o login do “Meu INSS”?

Primeiramente, o segurado precisará de paciência nesse processo de criação do acesso ao portal “Meu INSS”, já que não é de extrema facilidade e exige bastante atenção. Embora seja um avanço não precisar mais enfrentar filas, o portal possui suas dificuldades no momento da consulta.

Para fazer o cadastro e ter o primeiro acesso é necessário ter em mãos documentos como RG e CPF, além de outros como carteira de trabalho e contracheques. Assim que acessar a página, navegue até encontrar a opção “login”, no topo do lado direito.

Entenda porque oito em cada dez brasileiros não guarda dinheiro para a aposentadoria.

Feito isso, chegará a vez de o candidato responder a cinco perguntas acerca do histórico previdenciário. O segurado precisará trocar o código de acesso por uma senha de nove caracteres, devendo conter uma letra maiúscula e um número, pelo menos.

Preenchendo todas as informações, o site pedirá permissão para utilizar os seus dados. É preciso ter muita atenção ao digitar ou colocar quaisquer informações. Caso haja uma resposta errada, o segurado precisará aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Entenda como funciona a aposentadoria por idade em 2018.

Serviços realizados pela internet ou aplicativo

– Requerimento de aposentadoria por idade urbana;

– Requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição;

– Requerimento de salário-maternidade urbano;

– Extrato previdenciário (Cnis);

– Simulação de tempo de contribuição;

– Histórico de crédito de benefício;

– Carta de concessão;

– Agendamento de perícia;

– Extrato de empréstimo consignado;

– Extrato de Imposto de Renda;

– Consulta da declaração de benefício – Consta/Nada consta;

– Consultar a revisão de benefício do artigo 29;

– Alterar dados de contato.

Serviços realizados pelo telefone 135

– Pedir aposentadoria por idade urbana;

– Pedir aposentadoria por tempo de contribuição urbana;

– Pedir salário-maternidade urbano;

– Ter informações sobre os serviços da Previdência Social;

– Consultar perícia agendada;

– Verificar data de pagamento de benefício;

– Pedir informações sobre a situação do benefício;

– Atualizar endereço.

Pedido de aposentadoria já podia ser feito online

Embora diversos serviços do INSS sejam feitos a partir de agora pela internet ou por meio de agendamento prévio, os pedidos de aposentadoria já estavam com essa regra valendo. O novo modelo de solicitação está em vigor desde 21 de maio deste ano.

O pedido de aposentadoria pela internet também é feito pelo portal “Meu INSS”. O órgão estima que de 15% a 20% dos pedidos sejam realizados e atendidos imediatamente pela internet. O pedido de aposentadoria pela internet é feito em seis passos. Quer saber como? Confira!

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Trabalhadores podem movimentar FGTS emergencial até 30 de novembro

Os trabalhadores precisam correr para garantir o dinheiro do FGTS emergencial. Isso porque eles têm até 30 de novembro para movimentar a...

Nome sujo: entenda as restrições e seus direitos

O grande volume de compras, excedendo a realidade financeira, pode resultar em péssimos resultados futuros. O brasileiro é um dos melhores no quesito comprar...

Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano

Você piscou e já estamos em novembro. E essa época do ano costuma trazer muitas despesas para as famílias. Até porque com...

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...