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Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

Escrito por: Mateus Carvalho em 27 de julho de 2018

O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados, promovendo a redução das filas. Diversos serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados apenas pela internet.

A nova proposta estabelece que diversos serviços passam a ser realizados pela internet ou com hora marcada. A novidade já está valendo desde a última segunda-feira, dia 23, devendo o interessado acessar o portal “Meu INSS” para realizar a operação desejada. Saiba como planejar sua aposentadoria desde cedo.

Nova consulta ao INSS
Agora é possível fazer uma consulta ao INSS de duas formas: internet ou hora marcada

Antigamente, por exemplo, quem quisesse pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) era só se dirigir até o INSS. Agora é preciso acessar o portal ou efetuar um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.

Para acessar o portal “Meu INSS” é preciso um login e senha. Em entrevista ao G1 do Amapá, a gerente-executivo do INSS, Camecran Silva, informou que é importante seguir as orientações já que esse é um processo que exige atenção.

“Aqueles que comparecerem à agência sem solicitar um dos serviços pela internet serão orientados a fazer o agendamento e receberão a senha do Meu INSS para que possam acessar o serviço online.”

Como criar o login do “Meu INSS”?

Primeiramente, o segurado precisará de paciência nesse processo de criação do acesso ao portal “Meu INSS”, já que não é de extrema facilidade e exige bastante atenção. Embora seja um avanço não precisar mais enfrentar filas, o portal possui suas dificuldades no momento da consulta.

Para fazer o cadastro e ter o primeiro acesso é necessário ter em mãos documentos como RG e CPF, além de outros como carteira de trabalho e contracheques. Assim que acessar a página, navegue até encontrar a opção “login”, no topo do lado direito.

Entenda porque oito em cada dez brasileiros não guarda dinheiro para a aposentadoria.

Feito isso, chegará a vez de o candidato responder a cinco perguntas acerca do histórico previdenciário. O segurado precisará trocar o código de acesso por uma senha de nove caracteres, devendo conter uma letra maiúscula e um número, pelo menos.

Preenchendo todas as informações, o site pedirá permissão para utilizar os seus dados. É preciso ter muita atenção ao digitar ou colocar quaisquer informações. Caso haja uma resposta errada, o segurado precisará aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Entenda como funciona a aposentadoria por idade em 2018.

Serviços realizados pela internet ou aplicativo

– Requerimento de aposentadoria por idade urbana;

– Requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição;

– Requerimento de salário-maternidade urbano;

– Extrato previdenciário (Cnis);

– Simulação de tempo de contribuição;

– Histórico de crédito de benefício;

– Carta de concessão;

– Agendamento de perícia;

– Extrato de empréstimo consignado;

– Extrato de Imposto de Renda;

– Consulta da declaração de benefício – Consta/Nada consta;

– Consultar a revisão de benefício do artigo 29;

– Alterar dados de contato.

Serviços realizados pelo telefone 135

– Pedir aposentadoria por idade urbana;

– Pedir aposentadoria por tempo de contribuição urbana;

– Pedir salário-maternidade urbano;

– Ter informações sobre os serviços da Previdência Social;

– Consultar perícia agendada;

– Verificar data de pagamento de benefício;

– Pedir informações sobre a situação do benefício;

– Atualizar endereço.

Pedido de aposentadoria já podia ser feito online

Embora diversos serviços do INSS sejam feitos a partir de agora pela internet ou por meio de agendamento prévio, os pedidos de aposentadoria já estavam com essa regra valendo. O novo modelo de solicitação está em vigor desde 21 de maio deste ano.

O pedido de aposentadoria pela internet também é feito pelo portal “Meu INSS”. O órgão estima que de 15% a 20% dos pedidos sejam realizados e atendidos imediatamente pela internet. O pedido de aposentadoria pela internet é feito em seis passos. Quer saber como? Confira!

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

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