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    InícioAposentadoriaNova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

    Nova consulta ao INSS: hora marcada ou pela internet

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    O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados, promovendo a redução das filas. Diversos serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados apenas pela internet.

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    A nova proposta estabelece que diversos serviços passam a ser realizados pela internet ou com hora marcada. A novidade já está valendo desde a última segunda-feira, dia 23, devendo o interessado acessar o portal “Meu INSS” para realizar a operação desejada. Saiba como planejar sua aposentadoria desde cedo.

    Nova consulta ao INSS
    Agora é possível fazer uma consulta ao INSS de duas formas: internet ou hora marcada

    Antigamente, por exemplo, quem quisesse pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) era só se dirigir até o INSS. Agora é preciso acessar o portal ou efetuar um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.

    Para acessar o portal “Meu INSS” é preciso um login e senha. Em entrevista ao G1 do Amapá, a gerente-executivo do INSS, Camecran Silva, informou que é importante seguir as orientações já que esse é um processo que exige atenção.

    “Aqueles que comparecerem à agência sem solicitar um dos serviços pela internet serão orientados a fazer o agendamento e receberão a senha do Meu INSS para que possam acessar o serviço online.”

    Como criar o login do “Meu INSS”?

    Primeiramente, o segurado precisará de paciência nesse processo de criação do acesso ao portal “Meu INSS”, já que não é de extrema facilidade e exige bastante atenção. Embora seja um avanço não precisar mais enfrentar filas, o portal possui suas dificuldades no momento da consulta.

    Para fazer o cadastro e ter o primeiro acesso é necessário ter em mãos documentos como RG e CPF, além de outros como carteira de trabalho e contracheques. Assim que acessar a página, navegue até encontrar a opção “login”, no topo do lado direito.

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    Entenda porque oito em cada dez brasileiros não guarda dinheiro para a aposentadoria.

    Feito isso, chegará a vez de o candidato responder a cinco perguntas acerca do histórico previdenciário. O segurado precisará trocar o código de acesso por uma senha de nove caracteres, devendo conter uma letra maiúscula e um número, pelo menos.

    Preenchendo todas as informações, o site pedirá permissão para utilizar os seus dados. É preciso ter muita atenção ao digitar ou colocar quaisquer informações. Caso haja uma resposta errada, o segurado precisará aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

    Entenda como funciona a aposentadoria por idade em 2018.

    Serviços realizados pela internet ou aplicativo

    – Requerimento de aposentadoria por idade urbana;

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    – Requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição;

    – Requerimento de salário-maternidade urbano;

    – Extrato previdenciário (Cnis);

    – Simulação de tempo de contribuição;

    – Histórico de crédito de benefício;

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    – Carta de concessão;

    – Agendamento de perícia;

    – Extrato de empréstimo consignado;

    – Extrato de Imposto de Renda;

    – Consulta da declaração de benefício – Consta/Nada consta;

    – Consultar a revisão de benefício do artigo 29;

    – Alterar dados de contato.

    Serviços realizados pelo telefone 135

    – Pedir aposentadoria por idade urbana;

    – Pedir aposentadoria por tempo de contribuição urbana;

    – Pedir salário-maternidade urbano;

    – Ter informações sobre os serviços da Previdência Social;

    – Consultar perícia agendada;

    – Verificar data de pagamento de benefício;

    – Pedir informações sobre a situação do benefício;

    – Atualizar endereço.

    Pedido de aposentadoria já podia ser feito online

    Embora diversos serviços do INSS sejam feitos a partir de agora pela internet ou por meio de agendamento prévio, os pedidos de aposentadoria já estavam com essa regra valendo. O novo modelo de solicitação está em vigor desde 21 de maio deste ano.

    O pedido de aposentadoria pela internet também é feito pelo portal “Meu INSS”. O órgão estima que de 15% a 20% dos pedidos sejam realizados e atendidos imediatamente pela internet. O pedido de aposentadoria pela internet é feito em seis passos. Quer saber como? Confira!

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    Mateus Carvalho
    Mateus Carvalho
    Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

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    1 COMENTÁRIO

    1. Queria saber e que quando eu ligo no inss pra ve andamento do requerimento fala pfa mim fazer nova consulta o qie quer dizer?

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    O  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou um novo modelo de atendimento, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos segurados, promovendo a redução das filas. Diversos serviços que eram feitos presencialmente passaram a ser realizados apenas pela internet.

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    A nova proposta estabelece que diversos serviços passam a ser realizados pela internet ou com hora marcada. A novidade já está valendo desde a última segunda-feira, dia 23, devendo o interessado acessar o portal “Meu INSS” para realizar a operação desejada. Saiba como planejar sua aposentadoria desde cedo.

    Nova consulta ao INSS
    Agora é possível fazer uma consulta ao INSS de duas formas: internet ou hora marcada

    Antigamente, por exemplo, quem quisesse pedir um extrato de benefícios ou dados de seu Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) era só se dirigir até o INSS. Agora é preciso acessar o portal ou efetuar um agendamento prévio para atendimento nos postos da Previdência.

    Para acessar o portal “Meu INSS” é preciso um login e senha. Em entrevista ao G1 do Amapá, a gerente-executivo do INSS, Camecran Silva, informou que é importante seguir as orientações já que esse é um processo que exige atenção.

    “Aqueles que comparecerem à agência sem solicitar um dos serviços pela internet serão orientados a fazer o agendamento e receberão a senha do Meu INSS para que possam acessar o serviço online.”

    Como criar o login do “Meu INSS”?

    Primeiramente, o segurado precisará de paciência nesse processo de criação do acesso ao portal “Meu INSS”, já que não é de extrema facilidade e exige bastante atenção. Embora seja um avanço não precisar mais enfrentar filas, o portal possui suas dificuldades no momento da consulta.

    Para fazer o cadastro e ter o primeiro acesso é necessário ter em mãos documentos como RG e CPF, além de outros como carteira de trabalho e contracheques. Assim que acessar a página, navegue até encontrar a opção “login”, no topo do lado direito.

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    Feito isso, chegará a vez de o candidato responder a cinco perguntas acerca do histórico previdenciário. O segurado precisará trocar o código de acesso por uma senha de nove caracteres, devendo conter uma letra maiúscula e um número, pelo menos.

    Preenchendo todas as informações, o site pedirá permissão para utilizar os seus dados. É preciso ter muita atenção ao digitar ou colocar quaisquer informações. Caso haja uma resposta errada, o segurado precisará aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para o 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

    Entenda como funciona a aposentadoria por idade em 2018.

    Serviços realizados pela internet ou aplicativo

    – Requerimento de aposentadoria por idade urbana;

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    – Requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição;

    – Requerimento de salário-maternidade urbano;

    – Extrato previdenciário (Cnis);

    – Simulação de tempo de contribuição;

    – Histórico de crédito de benefício;

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    – Carta de concessão;

    – Agendamento de perícia;

    – Extrato de empréstimo consignado;

    – Extrato de Imposto de Renda;

    – Consulta da declaração de benefício – Consta/Nada consta;

    – Consultar a revisão de benefício do artigo 29;

    – Alterar dados de contato.

    Serviços realizados pelo telefone 135

    – Pedir aposentadoria por idade urbana;

    – Pedir aposentadoria por tempo de contribuição urbana;

    – Pedir salário-maternidade urbano;

    – Ter informações sobre os serviços da Previdência Social;

    – Consultar perícia agendada;

    – Verificar data de pagamento de benefício;

    – Pedir informações sobre a situação do benefício;

    – Atualizar endereço.

    Pedido de aposentadoria já podia ser feito online

    Embora diversos serviços do INSS sejam feitos a partir de agora pela internet ou por meio de agendamento prévio, os pedidos de aposentadoria já estavam com essa regra valendo. O novo modelo de solicitação está em vigor desde 21 de maio deste ano.

    O pedido de aposentadoria pela internet também é feito pelo portal “Meu INSS”. O órgão estima que de 15% a 20% dos pedidos sejam realizados e atendidos imediatamente pela internet. O pedido de aposentadoria pela internet é feito em seis passos. Quer saber como? Confira!

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