Muitas dúvidas ainda cercam as pessoas que têm o desejo de abrir uma conta no exterior. Essa vontade vem, geralmente, daqueles que estão pensando em morar fora por algum motivo ou quem viaja para outros países.
Anúncios
Se você ainda não sabe como funciona todos esses procedimentos acompanhe e descubra o que é necessário para abrir a sua conta no exterior mesmo que ainda esteja no Brasil.
Quem pode ter conta no exterior?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter uma conta internacional, desde que atenda às exigências e pré-requisitos deste tipo de operação.
Anúncios
Na maior parte dos países, não é preciso ser cidadão local ou residente para abrir uma conta bancária no exterior.
No entanto, algumas instituições financeiras exigem o vínculo do cliente com o país em que ficam sediadas.
Como abrir uma conta no exterior?
Seja para resolver assuntos estritamente profissionais ou por diversão e entretenimento, uma conta no exterior pode ser útil.
Anúncios
Há pessoas, por exemplo, que buscam depositar parte do seu dinheiro no exterior por precaução mesmo, apenas para não manter todos os bens aqui no Brasil.
A seguir, saiba como funciona para conseguir abrir uma conta no exterior.
1. Escolha um banco
Antes de tudo, verifique quais países possuem um relacionamento com o seu banco nacional.
Quem for cliente do Banco do Brasil, por exemplo, pode solicitar no Brasil Américas (filial norte-americana) a abertura de uma nova conta, por exemplo.
Esse trâmite de abrir uma conta bancária fora e enviar o dinheiro para outros países também podem ser chamados de Offshore.
2. Escolha o serviço online
O serviço pode ser feito perfeitamente online, inclusive, muitas pessoas já realizam as suas transações bancárias e comerciais pela internet sem nenhum tipo de problema.
Existem bancos digitais que atendem a maioria dos países e podem facilitar muito para aqueles que buscam por uma abertura de conta internacional. Geralmente, não há grandes burocracias para efetivar esse tipo de serviço.
Em alguns bancos online não são cobradas taxas de manutenção, você só paga pelos serviços que de fato for utilizar e assim conseguirá enviar e receber valores de qualquer outro banco ao redor do mundo.
3. Atenção aos documentos solicitados
Para criar a sua conta em bancos internacionais é tudo feito de forma bem segura e algumas instituições são mais burocráticas que as outras.
Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa e conversar com o seu atual gerente.
Os documentos que costumam ser solicitados são:
- fotos de um documento de identificação (RG, CNH ou Passaporte);
- comprovante de endereço;
- comprovante de renda.
Não há a necessidade de procurar auxílio de um agente financeiro ou qualquer outro profissional para fazer esse serviço. Ou seja, você pode resolver tudo sozinho de forma online, diretamente com o banco que você for escolher.
Bancos que possuem conta internacional
A lista de bancos que permitem a abertura de conta internacional está em plena expansão. Ela se divide entre instituições nacionais e estrangeiras. Confira alguns dos principais bancos:
1 – Nacionais:
- Banco do Brasil S.A: único banco brasileiro que possibilita aos seus correntistas, inclusive do varejo, a abertura de contas internacionais;
- Banco Bradesco: permite que brasileiros que estão temporariamente no exterior possam receber remessas.
2 – Estrangeiros
- Santander: espanhol, que também opera no Brasil há alguns anos, permite abertura de conta no exterior para pessoas jurídicas;
- N26: alemão, está presente em vários países da Europa e nos Estados Unidos;
- Millenium BCP: português, que exige uma visita em uma das agências nas cidades do Rio de Janeiro ou São Paulo para a abertura da conta;
- Chase: uma das principais instituições financeiras americanas, bastante conhecida pelos brasileiros que vão morar nos Estados Unidos;
- Wells Fargo: famoso banco americano, com uma grande rede de agências espalhadas pelo país.
Quais os benefícios de uma conta no exterior?
Você ainda está em dúvida se realmente deve ou não abrir uma nova conta no exterior? Existem algumas vantagens que talvez façam você tomar essa decisão o quanto antes. Conheça a seguir.
Negócios internacionais
Se você costuma fechar muitos negócios internacionais essa pode ser uma ótima opção de melhorar o relacionamento com seus clientes e parceiros.
As transações podem ser realizadas de onde quer que você esteja, não há limites de países.
Com os cartões de crédito e débito que são fornecidos pelo banco e o seu acesso online você pode fazer o que quiser e quando preferir no que tange a assuntos de recebimento e depósito de valores.
Privacidade
Se você busca por privacidade em seus negócios, os bancos offshore podem ser a opção ideal.
Em alguns casos são oferecidas contas numeradas em que a identidade do titular torna-se anônima e apenas os gerentes possuem acesso aos seus dados.
Garantia
Nos anos 90, a maior parte da população teve seu dinheiro confiscado pelo governo. Com uma conta no exterior você pode garantir que ao menos uma parte da sua reserva não ficará sujeita a isso.
Acesso online
O mundo gira em torno da tecnologia e quem não faz uso da internet hoje em dia pode ser considerado sem uma “identidade”.
Com a abertura de uma conta bancária internacional você pode fazer todos os seus serviços com a comodidade de utilizar apenas um notebook ou até mesmo através do seu próprio celular.
Como funciona a declaração de imposto fora do país?
Tem dúvidas se precisa ou não declarar a sua renda no exterior? Então saiba que depende muito da sua situação.
Caso você continue morando no Brasil, é necessário realizar toda a burocracia que a declaração de IR exige e, a partir disso, também declarar o dinheiro que consta na sua conta internacional.
Em contrapartida, se você já não mora mais no país e sua atual residência fixa fica localizada no exterior, provavelmente você já concluiu a sua declaração referente a sua saída definitiva que também é solicitada pela Receita Federal.
Logo, quando for o momento que você precisará declarar novamente, é necessário que toda a tramitação seja realizada no país em quem você estiver residindo e tudo deve ser feito corretamente de acordo com os prazos legais da legislação.
Gostou do nosso texto sobre como abrir uma conta no exterior? Então continue a visita em nosso site e leia agora mesmo: “Maneiras de transferir dinheiro para o exterior” para ficar ainda mais por dentro do assunto!