InícioNotíciasCartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens

Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens

3.9
(19)

Usar o cartão de crédito no exterior tem vantagens e desvantagens. A comodidade e a segurança, por exemplo, são os pontos positivos.

Por outro lado, o negativo é que ao utilizar o cartão em outro país será cobrado o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, cujo valor é de 6,38% sobre o total da sua compra.

De qualquer forma, é importante lembrar que para usar o cartão de crédito ou débito no exterior, o mesmo deverá ser internacional.

Além de estar devidamente habilitado, ou desbloqueado, para permitir a sua utilização fora do território brasileiro.

Vantagens do cartão de crédito no exterior

Usar o cartão de crédito no exterior tem como principal vantagem a segurança. Isso porque você não precisa andar com grande quantidade de dinheiro.

No caso da perda ou roubo, você pode cancelá-lo sem arcar com compra que não fez.

Outra grande vantagem de usar o crédito são incentivos como milhas, descontos em hospedagens, restaurantes e lojas. São os famosos programas de recompensas.

Pagamento da fatura

O valor da fatura vai depender da cotação da moeda. No caso do cartão de crédito, você vai pagar as despesas com o valor do dia de fechamento da fatura ou da compra, conforme determina resolução do Banco Central.

Com a instabilidade na cotação do dólar no Brasil, as diferenças podem ser bastante significativas.

Contudo, o parcelamento não é possível. Tudo o que você adquirir virá em uma única fatura ou no máximo duas se parte das compras for realizada após a data de fechamento da fatura do cartão de crédito.

Quando o valor total da fatura não é pago, o cliente está automaticamente contratando o crédito rotativo para o valor remanescente. O total de taxas (como IOF) desta modalidade gira em torno de 210% ao ano.

Já com o cartão de débito, o valor é calculado quando a transação é feita e debitada logo da sua conta corrente. Desse jeito, a dica é acompanhar a cotação do dólar e tentar fazer os gastos quando o câmbio for mais conveniente.

+ Veja as cotações do dólar com a ajuda do FinanceOne!

Desvantagens de usar o cartão de crédito no exterior

Para quem utiliza o cartão de crédito no exterior, um dos grandes vilões é a instabilidade do dólar e do câmbio de modo geral. Até porque alguns bancos não costumam deixar claro como será realizada a cobrança no real.

Um exemplo disso, é que algumas instituições financeiras cobram o valor do dólar no dia do fechamento do cartão. Enquanto outras cobram o valor do câmbio no dia da compra e ainda tem as que cobram o valor no dia do vencimento da fatura.

Mão usando máquina de cartão de crédito
Utilizar o cartão de crédito no exterior tem as suas vantagens e desvantagens

Dessa forma, você acaba contando com a sorte para que o valor do câmbio não esteja alto no dia que o seu banco realizar a cobrança da sua compra.

O que fazer em caso de perda do cartão?

Você perdeu o seu cartão de crédito no exterior e não sabe o que fazer? As medidas são praticamente as mesmas se você tivesse perdido em terras nacionais. Mas, para te ajudar, confira as dicas que o FinanceOne separou:

1 – Cancele o cartão

Ligue para a operadora e peça o cancelamento imediato. A maior parte das operadoras aceita ligações a cobrar do exterior ou disponibiliza atendimento gratuito.

O número de telefone fica sempre no verso do cartão, por isso é bom fotografar ou anotar a frente e o verso, bem como todos os seus documentos, e mandar tudo para um e-mail. Essas informações serão muito úteis em determinadas circunstâncias.

2 – Faça um boletim de ocorrência

Procure a delegacia mais próxima para abrir um boletim de ocorrência (BO) logo depois de cancelá-lo. Isso lhe resguardará de maiores complicações.

Com o BO em mãos fica mais fácil comprovar alguma movimentação indevida e anular as despesas antes do fechamento do cartão.

3 – Consulte seus benefícios

Alguns tipos de cartão de crédito oferecem benefícios em casos de emergências. Há operadoras, por exemplo, que entregam um novo cartão até 24h depois do sinistro.

Ou seja, você pode recebê-lo no próprio hotel ou em um posto de atendimento mais próximo.

Outras disponibilizam um saque em dinheiro em uma agência bancária conveniada. Esse valor é cobrado depois na sua fatura, como se fosse uma compra.

4 – Não dependa apenas do cartão

Leve em consideração portar dinheiro em espécie. Isso é útil para pagar pequenas contas, gorjetas e até conseguir descontos em passeios e hospedagens.

Vale a pena usar cartão de crédito no exterior?

Mão segurando notas de euro e dólar

Fazer uso do cartão de crédito internacional é uma comodidade interessante ao consumidor.

No entanto, toda essa facilidade envolve custos adicionais. Nesse momento, você precisa avaliar se tal opção é realmente vantajosa.

Desse modo, pesquise e estude as taxas e a forma de proceder do seu banco nesses casos.

Com as informações em mãos, você poderá desfrutar de uma viagem inesquecível e tranquila, sem medo de surpresas desagradáveis com a chegada de sua fatura.

Dicas para realizar compras com o cartão de crédito no exterior

Se você vai realizar compras no exterior com o seu cartão de crédito, é preciso estar atento a algumas dicas. Confira abaixo!

-> Entre em contato com o seu banco para liberar o uso do cartão de crédito no exterior. Algumas instituições solicitam que você informe em quais países pretende utilizar o cartão, como medida de segurança;

-> Mantenha os mesmos cuidados com o cartão que você já possui: nunca revele a senha do seu cartão e não peça ajuda de desconhecido;

-> Não use somente um cartão para todos os seus gastos. Assim você não é pego desprevenido em caso de emergências;

-> Leve com você os telefones para entrar em contato com a Central de Atendimento do cartão no exterior para caso aconteça algum imprevisto que seja necessário contatá-los.

Este conteúdo te ajudou? Encaminhe para um amigo que esteja precisando dessas dicas! Você também pode ler mais sobre dicas de como não perder dinheiro durante uma viagem internacional.

O que achou disso?

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 19

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui