Início Cartão de Crédito Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens

Cartão de crédito no exterior: vantagens e desvantagens

4.8
(4)

Usar o cartão de crédito no exterior tem vantagens e desvantagens. A comodidade e a segurança, por exemplo, são os pontos positivos.

Por outro lado, o negativo é que ao utilizar o cartão em outro país será cobrado o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras, cujo valor é de 6,38% sobre o total da sua compra.

De qualquer forma, é importante lembrar que para usar o cartão de crédito ou débito no exterior, o mesmo deverá ser internacional.

Além de estar devidamente habilitado, ou desbloqueado, para permitir a sua utilização fora do território brasileiro.

cartão de crédito
Veja aspectos positivos e negativos de usar o cartão de crédito fora do país

Vantagens do cartão de crédito no exterior

Usar o cartão de crédito no exterior tem como principal vantagem a segurança. Isso porque você não precisa andar com grande quantidade de dinheiro.

No caso da perda ou roubo, você pode cancelá-lo sem arcar com compra que não fez.

Outra grande vantagem de usar o crédito são incentivos como milhas, descontos em hospedagens, restaurantes e lojas. São os famosos programas de recompensas.

Pagamento da fatura

O valor da fatura vai depender da cotação da moeda. No caso do cartão de crédito, você vai pagar as despesas com o valor do dia de fechamento da fatura ou da compra, conforme determina resolução do Banco Central.

Com a instabilidade na cotação do dólar no Brasil, as diferenças podem ser bastante significativas.

Contudo, o parcelamento não é possível. Tudo o que você adquirir virá em uma única fatura ou no máximo duas se parte das compras for realizada após a data de fechamento da fatura do cartão de crédito.

Quando o valor total da fatura não é pago, o cliente está automaticamente contratando o crédito rotativo para o valor remanescente. O total de taxas (como IOF) desta modalidade gira em torno de 210% ao ano.

Já com o cartão de débito, o valor é calculado quando a transação é feita e debitado logo da sua conta corrente. Desse jeito, a dica é acompanhar a cotação do dólar e tentar fazer os gastos quando o câmbio for mais conveniente.

+ Veja as cotações do dólar com a ajuda do FinanceOne!

O que fazer em caso de perda do cartão?

1 – Cancele o cartão

Ligue para a operadora e peça o cancelamento imediato. A maior parte das operadoras aceita ligações a cobrar do exterior ou disponibiliza atendimento gratuito.

O número de telefone fica sempre no verso do cartão, por isso é bom fotografar ou anotar a frente e o verso, bem como todos os seus documentos, e mandar tudo para um e-mail. Essas informações serão muito úteis em determinadas circunstâncias.

2 – Faça um boletim de ocorrência

Procure a delegacia mais próxima para abrir um boletim de ocorrência (BO) logo depois de cancelá-lo. Isso lhe resguardará de maiores complicações.

Com o BO em mãos fica mais fácil comprovar alguma movimentação indevida e anular as despesas antes do fechamento do cartão.

3 – Consulte seus benefícios

Alguns tipos de cartão de crédito oferecem benefícios em casos de emergências. Há operadoras, por exemplo, que entregam um novo cartão até 24h depois do sinistro.

Ou seja, você pode recebê-lo no próprio hotel ou em um posto de atendimento mais próximo.

Outras disponibilizam um saque em dinheiro em uma agência bancária conveniada. Esse valor é cobrado depois na sua fatura, como se fosse uma compra.

4 – Não dependa apenas do cartão

Leve em consideração portar dinheiro em espécie. Isso é útil para pagar pequenas contas, gorjetas e até conseguir descontos em passeios e hospedagens.

Vale a pena usar cartão de crédito no exterior?

duvida malha finaFazer uso do cartão de crédito internacional é uma comodidade interessante ao consumidor.

No entanto, toda essa facilidade envolve custos adicionais. Nesse momento, você precisa avaliar se tal opção é realmente vantajosa.

Desse modo, pesquise e estude as taxas e a forma de proceder do seu banco nesses casos.

Com as informações em mãos, você poderá desfrutar de uma viagem inesquecível e tranquila, sem medo de surpresas desagradáveis com a chegada de sua fatura.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Seja o primeiro a avaliar este post.

Redação
O FinanceOne é um site especializado em finanças. Desde 2003, publicamos conteúdos que buscam traduzir desde a influência do mercado financeiro no seu dia a dia até a simples economia dentro de casa. Nossa missão é mostrar que qualquer pessoa pode ter controle financeiro e fazer as escolhas certas. Assim como ter no dinheiro um aliado para viver bem e conquistar seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

5 erros mais comuns ao usar cartão de crédito

Você já se complicou alguma vez utilizando o cartão de crédito? Ficou com preocupação com a fatura do próximo mês? Se a...

6 opções para trabalhar como freelancer aos finais de semana

Está em busca de aumentar a sua renda ou a da sua família nas horas vagas? Uma alternativa é ser freelancer aos...

Descubra 5 ferramentas semelhantes ao PIX

Pagamento via QR Code, transferências rápidas e que podem ser feitas 24 horas por dia, sete dias na semana: o Pix é...

Como calcular quanto você precisa de renda extra

Em tempos de crise econômica, conseguir uma renda extra se torna o objetivo de muitos profissionais. No entanto, algumas pessoas não conseguem...

Como reclamar uma cobrança bancária indevida

Uma das maiores reclamações de consumidores com relação às instituições financeiras é a cobrança bancária indevida. Esse ainda é um problema recorrente, mas que...

4 vantagens do Open Banking para clientes e empresas

Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade...