Início Notícias Empreendedorismo Contabilidade para não contadores: 5 conceitos do dia a dia

Contabilidade para não contadores: 5 conceitos do dia a dia

3
(1)

É comum as pessoas terem dúvidas sobre alguns termos de contabilidade, e não há nada de errado nisso. Porém, não saber esses conceitos pode acabar levando pessoas e empresas à falência.

É importante saber os termos de contabilidade para não contadores.

Além disso, é necessário que as empresas invistam em um controle financeiro efetivo para garantir a saúde e a continuidade do negócio.

Você sabe quais são os principais conceitos de contabilidade para não contadores?

contabilidade-para-não-contadores

Antes de conhecer os cinco principais termos, você precisa entender que saber esses conceitos básicos e suas aplicações pode te ajudar muito.

Isso permite uma maior eficiência na solução das demandas diárias e ajuda a melhorar a qualidade do trabalho. 

Conceitos de contabilidade para não contadores

1) Balanço Patrimonial

Você provavelmente já escutou falar de balanço patrimonial, mas sabe o que significa?

Esse termo é uma demonstração contábil, financeira e econômica que apresenta uma situação da empresa em um determinado período.

O balanço patrimonial é considerado o documento mais importante para a declaração da real situação financeira de uma instituição.

Isso porque ele tem como finalidade fornecer as informações contábeis precisas.

Além de ser um documento fundamental para a gestão e manutenção da saúde financeira da empresa.

2) Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

É um documento usado para mostrar detalhadamente o resultado entre as entradas e saídas do caixa da empresa por um determinado período.

O DFC é parecido com a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), mas a diferença é que no primeiro é levado em conta o dinheiro que entrou de fato, e não apenas o registro da transação.

Vale ressaltar que o DFC não é obrigatório para todas as empresas, somente para aqueles que têm patrimônio líquido superior a R$2 mil.

Porém, para pequenas empresas é uma ferramenta que ajuda no controle interno, avaliando o ciclo financeiro.

Pode ser usado para ajudar a renegociar contratos com fornecedores e clientes, visando a equilibrar as datas de recebimento e pagamento.

Dessa forma, é possível ter sempre capital de giro sem recorrer a empréstimos.

3) Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

Esse é mais um termo de contabilidade para não contadores que você precisa conhecer.

A DRE é um resumo das operações financeiras da empresa em determinado período. O documento auxilia na análise de lucros ou prejuízos da organização.

Ele ainda detalha os resultados, especificando a receita de vendas, os impostos, custos de produção e despesas, entre outros pontos.

4) Patrimônio

É o nome dado ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Ele é importante porque serve como base para o cálculo do balanço patrimonial.

Os exemplos de patrimônio são máquinas, ativos em dinheiro e produtos em estoque.

Usa-se o termo “patrimônio líquido” para o saldo positivo resultante da diferença entre os ativos (bens que podem gerar recursos econômicos no presente ou futuro) e passivos (obrigações financeiras a serem pagas a terceiros).

5) Plano de Contas

Esse é outro termo importante de contabilidade para não contadores. Ele é uma estratégia de categorização e organização das contas da empresa.

No plano de contas, você registra as operações em categorias, que podem estar divididas por conta bancária ou por centro de custo.

As informações são utilizadas como base para a elaboração das demonstrações contábeis citadas acima.

6 dicas para escolher um bom contador para sua empresa

Toda empresa precisa ter um bom contador. É esse profissional que será responsável por cuidar de todas as questões burocráticas do seu empreendimento.

Além disso, ele também ajuda na elaboração dos contratos e cálculos trabalhistas e na melhoria dos sistemas de gestão da empresa.

O contador é o profissional que atua tanto na área financeira e econômica quanto patrimonial. É esse profissional que permite que o seu empreendimento continue funcionando de acordo com a legislação.

Uma das vantagens de ter um bom profissional é a melhor compreensão dos custos e das despesas da empresa. Confira 6 dicas para escolher um bom contador.

O que achou disso?

Deixei sua classificação

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Seja o primeiro a avaliar este post.

Mateus Carvalho
Jornalista de profissão e apaixonado por Marketing Digital. Já foi redator de jornal impresso, atualmente escrevo para o digital e tenho sede por empreender. Escrever é a minha maior paixão e quando não estou digitando estou pensando em digitar. Carioca, vascaíno e apaixonado por memes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Trabalhadores podem movimentar FGTS emergencial até 30 de novembro

Os trabalhadores precisam correr para garantir o dinheiro do FGTS emergencial. Isso porque eles têm até 30 de novembro para movimentar a...

Nome sujo: entenda as restrições e seus direitos

O grande volume de compras, excedendo a realidade financeira, pode resultar em péssimos resultados futuros. O brasileiro é um dos melhores no quesito comprar...

Saiba como se planejar para os gastos de fim de ano

Você piscou e já estamos em novembro. E essa época do ano costuma trazer muitas despesas para as famílias. Até porque com...

Calendário auxílio emergencial: veja datas até final do ano

Se você está esperando o pagamento de alguma parcela, fique atento e veja o calendário auxílio emergencial da Caixa.

Como fica o 13º salário de quem teve jornada de trabalho reduzida?

O fim do ano chegou e com ele a época do pagamento do 13º salário também. Porém, durante 2020 ocorreram algumas mudanças...