InícioNotíciasInvestimentosCopom eleva Selic a 3,50%: como ficam os investimentos?

Copom eleva Selic a 3,50%: como ficam os investimentos?

0
(0)

Em meio à alta inflação brasileira, a taxa básica de juros, a Selic, subiu de 2,75% para 3,50% ao ano. A decisão foi divulgada na quarta-feira, 5, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

“O cenário básico do Copom indica ser apropriada uma normalização parcial da taxa de juros, com a manutenção de algum estímulo monetário ao longo do processo de recuperação econômica. O comitê enfatiza, entretanto, que não há compromisso com essa posição e que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação”, afirmou o Copom em comunicado.

Esse foi o segundo aumento consecutivo no ano. Em março, por exemplo, a Selic foi a 2,75% ao ano. O processo do aumento dos juros, contudo, não deve se encerrar agora. O Banco Central já sinalizou uma nova alta da taxa, na mesma proporção, em sua próxima reunião, que está marcada para junho.

+ O que é Selic e por que se preocupar com ela?

Com o mercado financeiro já pautado pelo possível aumento da Selic nos próximos meses, como ficam os investimentos? Continue a leitura para saber mais!

Como ficam os investimentos com a Selic a 3,50% ao ano?

A taxa Selic é usada como referência de rentabilidade nos investimentos. Quem possui títulos de renda fixa – como poupança ou Tesouro Selic- por exemplo, deve ter ganhos maiores com a alta dos juros.

No caso da poupança, o rendimento mensal aumenta de 0,12% para 0,16%, mas a caderneta continua perdendo para a inflação.

Além disso, as aplicações em renda variável, que é o caso de ações e fundos imobiliários, por exemplo, podem ter efeito contrário. Ou seja, podem não ser tão rentáveis com os juros em alta.

Isso acontece porque a Selic, mesmo a 3,50%, permanece em patamares baixos para o histórico econômico do Brasil.

calculadora com anotações para cálculo da taxa Selic
Taxa Selic tem segundo aumento em 2021

Ou seja, com a inflação acumulada em 6,10%, não há “ganho real” nas aplicações financeiras que paguem taxas próximas à Selic.

Mesmo levando isso em consideração, alguns especialistas continuam indicando os títulos do Tesouro Selic e fundos DI, os quais acompanham a taxa básica de juros, como forma para reserva financeira.

Além disso, também são aconselhados os CDBs de liquidez diária, que rendem próximo ao CDI. Todos possibilitam retirada a qualquer momento e sem grande perda pela variação.

Quais consequências o aumento na taxa Selic pode trazer?

Você sabe quais são as consequências que o aumento da Selic pode trazer? Segundo especialistas, o processo de alta dos juros, o qual deve prosseguir nos próximos meses, traz alguns efeitos. São eles:

Juros dos bancos

Uma taxa básica mais alta acaba gerando reflexos nos juros cobrados pelos bancos, os quais já vêm sendo pressionados pelos “riscos fiscais” – aumento de gastos públicos –. Além disso, também vendo pressionado pela previsão de alta da inadimplência causada, em boa parte, pela pandemia da Covid-19.

Consumo da população

A elevação da taxa de juros também pode influenciar negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos, impactando, assim, o emprego e a renda.

Aplicações financeiras

Outro fator que a alta pode influenciar é no aumento da remuneração das aplicações financeiras no Brasil, estimulando o ingresso de recursos na economia e atenuando as pressões de valorização do dólar.

Dívida pública

O aumento na taxa Selic também gera aumento nas despesas com juros da dívida pública. Segundo analistas, a eventual alta da Selic de 2% para 5,5% ao ano, prevista pelo mercado financeiro para 2021, geraria uma despesa adicional de cerca de R$110 bilhões com juros da dívida, caso se mantenha em 12 meses.

Gostou do nosso texto? Então continue navegando em nosso site e leia agora mesmo: “5 razões para você ficar de olho na Taxa Selic“. Desta maneira, você fica ainda mais por dentro do assunto!

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

Assine nossa newsletter!

Páginas Populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui