Cresce a procura por cursos de games no país | FinanceOne
FinanceOne

Onde suas finanças começam!

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Cresce a procura por cursos de games no país

Quem nunca sonhou em trabalhar com a criação de games que fizeram parte da infância? Esse sonho já é realidade e, inclusive, fonte de renda para muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela escola ZION, é cada vez maior a procura por cursos de games no país.

Somente no primeiro semestre de 2018, houve um aumento de 13% de vagas de estágios na área. Além disso, também foi registrado um crescimento de 73% de novas vagas de emprego para o setor desde 2015.

procura por cursos de games no país
A procura por cursos de games no país vem crescendo mesmo na crise

Com o atual cenário econômico do país, os brasileiros foram obrigados a buscar novas formas de ganhar dinheiro para ajudar ou até mesmo aumentar a renda familiar. Dessa forma, a procura por cursos de games no país também fez com que as pessoas acabassem mudando de profissão.

Você deve estar se perguntando o que pode ter ocorrido para que o mercado de games aquecesse tanto, mesmo na crise, certo? De acordo com Rogério Félix, criador e coordenador da formação ZGames da rede ZION, o medo de que os games façam mal à saúde diminuiu nos últimos anos.

“Hoje temos pesquisas que apontam os benefícios que podemos ter. Isso se soubermos escolher bem o jogo e o tempo que vamos dedicar a ele.”

Cresce a procura por cursos de games no país

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de pessoas que estão a procura de cursos profissionalizantes cresceu em quase 70%, de 2009 até 2017. Os principais motivos que levaram os brasileiros a buscarem esse tipo de formação são dois.

O primeiro é a curta duração da formação, enquanto o segundo é o baixo investimento. Este último é considerado importante devido ao número de desempregados e a crise econômica do Brasil. E a maioria dos que estão realizando a procura por cursos de games no país são os jovens.

O crescimento não é somente no setor de games. O de entretenimento digital, que engloba cinema, design, publicidade e animação, também aumentou, chegando a bater o recorde de estágios e empregos. Por isso, também, o aumento na procura por cursos de games no país.

De acordo com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), somente no primeiro semestre deste ano, as vagas de estágio na área cresceram 13,4% no Brasil. Sendo assim, o número de oportunidades passou de 178.992 no mesmo período em 2017 para 203.062, este ano.

O Brasil tem, atualmente, 369.389 estagiários contratados com uma taxa de 44% de efetivação quando o estudante se forma. E o perfil da maioria desses alunos, em relação a nível de escolaridade é:

– Cursam o ensino superior (77,6%);

– Cursam o ensino médio (18,3%);

– Cursam curso técnico (3,5%) e;

– Cursam educação especial (0,6%).

No Brasil, as oportunidades estão concentradas no estado de São Paulo (62%), seguido de Santa Catarina (8%), Rio de Janeiro (6%), Rio Grande do Sul (5%) e Amazonas (3,5%). E o reaquecimento do setor tem como destaque a inclusão dos alunos das classes D e E.

Perfil de quem procura por cursos de games no país

O especialista Rogério Félix explica que para realizar um curso de games não é necessário ter um pré-requisito de conhecimento.

“Apenas solicitamos que sejam maiores de 12 anos de idade. Acreditamos que nessa faixa etária o aluno já tem conhecimentos de informática e interesse em conhecer o mercado.”

procura por cursos de games no país
Rogério Félix, criador e coordenador da formação ZGames da rede ZION

Além disso, o criador e coordenador da formação ZGames da rede ZION acrescenta que o perfil de quem procura por cursos de games no país são aqueles que gostam de jogos. São os que almejam trabalhar na área de entretenimento, por saberem do potencial que o mercado de games tem.

O e-games, competição internacional de eSports baseada em equipes nacionais, é uma das maiores influências e inspirações. E o Brasil está em 12º lugar na lista de Pro Players com mais dinheiro e premiados do mundo.

A China ocupa o primeiro lugar, seguida dos EUA, Coreia do Sul, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Canadá, Rússia, Ucrânia, França e Reino Unido.

Em relação aos países da América Latina, o Brasil é o que está mais bem posicionado na lista de e-atletas consagrados com relação às premiações. Já o Chile aparece em 47º lugar, enquanto a Argentina está em 51º.

O Rio de Janeiro é um dos estados que vem apresentado um crescimento na procura por cursos de games no país. Como consequência, diversas escolas estão oferecendo cursos de entretenimento digital e qualificação profissional completa. Além de vagas de estágios no setor.

Na contramão do PIB em baixa

Com todos esses números, o mercado brasileiro de jogos eletrônicos está na contramão do PIB em baixa, devido os riscos políticos e as oscilações de câmbio.

Somente em 2017, o país tinha 66,3 milhões de jogadores, de acordo com dados divulgados pela Newzoo. Uma consequência disso foi que a movimentação de negócios foi em torno de US$1,3 bilhão.

Dessa forma, o Brasil já se tornou o 13º no ranking global e é o número 1 entre os latinoamericanos. De acordo com a pesquisa, somente este ano 75,7 milhões de gamers devem gerar US$ 1,5 bilhão em negócios.

De acordo com Rogério Félix, o mercado de games vem se destacando. Ele comenta que hoje, um desenvolvedor de games também atua em outras áreas, como por exemplo a gamificação, aplicativos, sistemas educacionais, entre outros.

O especialista ainda acrescenta que a tendência do mercado no momento é a realidade virtual e aumentada. E que ambas estão cada vez mais abrindo espaço no mercado.

Rogério explica que na formação de desenvolvedores de games da ZION, o aluno aprende a criar games. E o desenvolvimento desses jogos é tanto para plataformas, mobile, PC/Console, VR/Realidade aumentada, além de aprender a comercializar os produtos.

“Assim, após o quarto mês do curso de dois anos, os alunos já têm como comercializar seu jogo em plataformas como Google Play e Apple Store.”

Conheça jogos que ensinam a poupar e investir

Quem não gosta de aprender brincando que atire a primeira pedra. E na educação financeira não precisa ser diferente. Existem diversos jogos que ajudam a ensinar as crianças a pouparem e até mesmo investirem.

Quer saber quais são esses jogos que ensinam a poupar e a investir? O FinanceOne elaborou uma lista com os jogos que você pode usar para ensinar os seus filhos sobre finanças. Confira!

Deixe uma resposta

Receba novidades

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novidades em seu email.

Posts relacionados

11 de outubro de 2018
Como a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio

Você já ouviu falar sobre pesquisa de mercado? Sabe o que é e como funciona? Sabia que a pesquisa de mercado pode ajudar no seu negócio? Para come...

10 de outubro de 2018
12 franquias de alimentação baratas para abrir em 2018

O setor de franquias está crescendo. Segundo o relatório da Associação Brasileira de Franchising, o crescimento foi de 8% de 2016 para 2017. O ano...

5 de outubro de 2018
Vale a pena levar sua empresa para um coworking?

Você provavelmente já escutou falar sobre coworking. Para quem não conhece muito o termo, o coworking é um escritório compartilhado ou colaborati...

1 de outubro de 2018
Freelancer: 5 razões para você ter um CNPJ

Você é freelancer? Se sim, provavelmente já escutou a pergunta: “você tem um CNPJ?”. Muitas empresas buscam profissionais que tenham CNPJ na h...

21 de setembro de 2018
Como conseguir um financiamento para empreender

Empreender no Brasil é “coisa de louco”. São impostos, taxas e muita burocracia, mas as dificuldades devem ser enfrentadas. O financiamento est...

Mais lidos

Cartões de crédito sem anuidade: veja os 10 melhores
Procurando cartões de crédito sem anuidade? Eles definitivamente conquistaram o seu espaço na eco ...
Trabalhar em casa: 28 profissões para ganhar dinheiro
Trabalhar em casa e ganhar dinheiro no conforto do lar é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, o ...
Quais são as moedas mais valorizadas do mundo?
Sabe quais são as moedas mais valorizadas do mundo? Você vai se surpreender! O Real é a terceira ...
Cartão de crédito com aprovação imediata existe?
Quem não quer ter um cartão de crédito hoje em dia para realizar as compras? Muitas instituiçõe ...
10 marcas mais valiosas do mundo em 2018
O ano está chegando quase no fim e as empresas não param de crescer. Para se ter uma ideia, a  p ...







Ebook do FinanceOne

Ebook gratuito investidor iniciante

Quer investir mas não sabe como? O Guia Completo do Investidor Iniciante traz os primeiros passos para você começar a investir e ganhar dinheiro!

BAIXAR AGORA!

Publicidade


     

Guias

Calculadoras