5 dicas para evitar fraude com cartão de crédito | FinanceOne

5 dicas para evitar fraude com cartão de crédito

Escrito por: Camila Miranda em 1 de julho de 2020

Usar o cartão de crédito pode trazer muitos benefícios, inclusive para fazer compras sem sair de casa. No entanto, é necessário ter bastante cuidado. Afinal de contas, existem diversos golpes que são aplicados em cartões.

Por isso, é importante saber como evitar fraude com cartão de crédito.

Há muitos artifícios que podem levar você a ter problemas com o cartão de crédito. A maioria das armadilhas, porém, podem ser prevenidas tomando alguns cuidados básicos.

Quer saber quais são? Continue a leitura deste texto e confira as dicas que trouxemos para você.

fraude
Confira as nossas dicas e saiba como evitar fraude com cartão de crédito

As fraudes de cartão de crédito mais comuns

Antes de falarmos sobre as dicas, vamos mencionar quais são as fraudes mais comuns nos cartões de crédito. Confira!

Clonagem dos cartões

A clonagem nada mais é que uma cópia fiel do cartão de crédito. Com a réplica do cartão em mãos, o fraudador se passa pela pessoa e usa o cartão de forma ilegal.

Em 2019, por exemplo, o Brasil registrou mais de 3 milhões de cartões clonados em um ano. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil.

+ SPC e Serasa: como funciona e qual a diferença?
+ Veja como fazer consulta ao SPC e Serasa pelo celular

Roubo de dados em ligações

Você sabia que dá para fraudar através do telefone?

O golpe funciona assim: o criminoso liga para uma pessoa, se identifica como funcionário do banco ou de qualquer outra instituição financeira e, logo em seguida, solicita para que a pessoa confirme todos os dados do cartão.

Portanto, muita atenção com os telefonemas que você recebe de bancos e instituições.

Envio de boletos falsos

Por fim, a fraude do envio de boletos falsos. Essa é também um golpe com bastante número no Brasil, de acordo com o SPC.

Acontece da seguinte maneira: a pessoa proprietária do cartão recebe por e-mail uma conta muito semelhante à fatura real. Com isso, ela passa a acreditar que aquela conta é verdadeira.

No entanto, caso o pagamento seja efetuado, o dinheiro é enviado para uma conta de criminosos.

Atenção redobrada na hora que solicitar as suas contas de cartões por e-mail, tá bem?

5 dicas para evitar a fraude com cartão de crédito

Agora que você já sabe quais são as fraudes mais comuns com cartão de crédito, chegou a hora de ver cinco dicas para evitar golpes e que você seja mais uma vítima.

Prestando bastante atenção e praticando algumas medidas simples, fica mais fácil evitar a fraude com cartão de crédito.

A seguir, confira as dicas!

1 – Esteja atento quando for utilizar o cartão

Alguns fraudadores aproveitam um momento de distração para anotar informações do seu cartão de crédito. Pensando nisso, tome cuidados ao utilizar o cartão em lojas e caixas automáticos.

Em caixa eletrônico, por exemplo, preste atenção se a máquina apresentar alguma dificuldade. Caso ela esteja com aspecto diferente ou você sentir que está forçando muito para colocar o cartão, procure outro caixa.

Mas se acontecer do cartão ficar preso, não vá embora. Ligue para o número indicado no aparelho do caixa eletrônico.

2 – Preste atenção nas medidas de segurança

Todos os bancos têm medidas de segurança. Além da senha que você costuma usar para aprovar compras, há outras ações que são destinadas para prevenir golpes.

Uma das medidas comuns hoje é a confirmação de compras diretamente pelo celular. Com isso, você recebe um aviso sempre que o cartão de crédito for utilizado e consegue ver o que foi comprado.

+ Saiba como cancelar compra com cartão de crédito

3 – Tenha cuidado na hora de fazer compras online

Muita atenção na hora de fazer uma compra online, viu? Principalmente no período das promoções, como black friday.

Nessa época, é muito comum que apareçam diversas promoções em suas redes sociais. Por isso, certifique-se que são lojas confiáveis antes de fechar qualquer compra.

Para isso, você pode observar se o sistema de e-commerce é protegido por segurança da informação e se outras pessoas já compraram nessa loja.

Caso você não tenha certeza de que se trata de uma empresa 100% confiável, a nossa dica é: abandone essa compra imediatamente.

4 – Desconfie de links e e-mails

A internet é uma das plataformas preferidas para aplicar fraudes. Em vista disso, é extremamente importante que você preste atenção caso queira evitar fraude com o cartão de crédito.

Se você receber alguma mensagem que tenha um link, não clique logo de cara. Pesquise um pouco mais sobre a empresa, por exemplo.

5 – Revise sua fatura sempre que possível

Quer ficar ainda mais esperto para evitar fraudes? Então, a dica é: sempre dê uma olhadinha na fatura do seu cartão, principalmente antes de efetuar o pagamento. Assim, você consegue saber se tem alguma despesa que não foi sua.

Como você pôde ver, há diversas maneiras pelos quais criminosos conseguem fraudar o cartão de crédito. No entanto, tomando algumas medidas simples você pode evitar dores de cabeças, além do prejuízo financeiro.

O que você achou do nosso texto sobre fraude com cartão de crédito? Bom? Então compartilhe-o em suas redes sociais para mais pessoas ficarem atentas.

Camila Miranda

Jornalista com experiências em jornal impresso, webjornalismo e assessoria de imprensa. Atualmente, trabalha com produção de conteúdo e gerenciamento de mídias sociais.

Deixe uma resposta

Precisa converter?

A calculadora de conversão do FinanceOne fornece os últimos valores cotados para diversas moedas. Acesse agora!

Converter agora

Posts relacionados

cartão de crédito
falar de dinheiro em casa
Homem mexendo no celular para consultar as plataformas de afiliados
FGTS rende mais que a Selic