O que é uma startup? Qual a diferença entre esse tipo de empresa e outros?

0
144
imagem 3d de foguete
0
(0)

É muito provável que você já tenha escutado falar em startup. Afinal, o termo está cada vez mais comum nas nossas vidas. Apesar disso, ainda existem dúvidas sobre o que é e da sua diferença para as empresas comuns.

E se você acha que uma startup não está presente no seu dia a dia, está muito enganado. Isso porque muitas empresas começaram dessa forma até ganharem a importância que possuem. 

Um exemplo disso é o Nubank que surgiu justamente como uma startup financeira, mas que, atualmente, é vista como uma grande empresa e é até mesmo comparada com outras instituições financeiras.

Mas, afinal, o que seria uma startup? Como ela funciona e o que a diferencia das demais empresas que já existem e estão há anos no mercado? Para descobrir é só continuar lendo este artigo!

O que é uma startup?

Caso você ainda não saiba, uma startup nada mais é do que uma empresa que está surgindo no mercado e que possui um modelo de negócio escalável e repetível. Mas é claro que também precisa ter uma ideia inovadora e que cause um impacto na sociedade.

E isso vale tanto para um produto quanto para um serviço que resolva o problema de uma parte da população. Vale ressaltar ainda que esse tipo de empresa é considerada de alto risco.

Mas, por qual motivo?

Simples: porque ela simplesmente é um modelo de negócio que ainda não foi testado e que precisa ser aprovado. Além disso, o negócio precisa ser sustentável durante o crescimento da empresa em si. 

Vale lembrar ainda que por ser uma empresa que está no início dificilmente ela trará resultados imediatos, mas ao longo do tempo eles poderão ser positivos. Como foi o caso do Nubank, citado acima.

Outro ponto é que muitas pessoas ligam as startups somente ao mercado de tecnologia ou de finanças, o que é um grande erro. Isso porque esse tipo de empresa pode ser de qualquer ramo, contando que a solução oferecida não exista no mercado.

Quais as características de uma startup?

Como você pôde ver acima, para ser uma startup é necessário que ela se diferencie das empresas tradicionais. Portanto, existem sim alguns “pré-requisitos” que qualificam ou caracterizam esse modelo de negócio.

Pré-requisitos esses que não são tão existentes nas empresas comuns, por exemplo. São eles:

  • Ser repetível e escalável;
  • Requer investimentos;
  • Ser inovadora; 
  • Correr riscos.

Se você conhece uma empresa do mercado que possui esses quatro pontos, certamente ela se enquadra no perfil de uma startup.

Muita gente tem dúvida do conceito repetível e escalável. Na prática, significa entregar um produto ou serviço de maneira ilimitada, com um poder de crescimento com zero impacto no custo da empresa. 

+ Saiba o que um investidor-anjo busca em uma startup

Portanto, uma startup pode se expandir sem necessariamente alterar, afetar ou comprometer o seu modelo de negócio. A sua receita cresce, mas os custos acompanham de forma gradativa.

Qualquer pessoa pode abrir uma startup?

Na prática, sim. Se você conseguir cumprir os requisitos acima, ter como investir ou tirar investimentos e uma proposta inovadora, estará apto a abrir uma startup.

Geralmente, uma startup não costuma ser aberta por apenas uma pessoa, mas por um grupo ou por pelo menos mais de um investidor. 

+ Veja as 25 startups brasileiras com maior potencial de crescimento

Vale destacar ainda que qualquer negócio, de qualquer ramo, pode se adaptar ao modelo de startup. Muitos atrelam startups a empresas de tecnologia, mas isso não é uma premissa ou regra.

O que acontece é que empresas dessa área são abertas com mais frequência no modelo startup, pelo simples fato de que o custo é menor do que em outras áreas. Além disso, expandir o negócio neste formato acaba sendo mais fácil e menos custoso, tanto em questão de tempo e investimento.

Este conteúdo te ajudou? Quer saber mais sobre startup? Deixe um comentário e diga quais são as suas percepções sobre essa proposta de empresa!

Leia também do FinanceOne:

O que achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este assunto não tenha sido útil para você!

Diga-nos, como podemos melhorar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui