Conversor de moedas

Veja a cotação do Dólar Hoje, Euro hoje e Bitcoin hoje.

Dinheiro na NuConta ou poupança: qual rende mais?

Escrito por: Mateus Carvalho em 27 de agosto de 2019

Na hora de guardar o dinheiro, é comum que as pessoas fiquem em dúvida, com tantas opções de investimentos. Além disso, a todo momento está surgindo um novo investimento. E uma das dúvidas que podem surgir é: NuConta ou poupança? Qual dos dois têm mais rendimentos

Para começar, você precisa saber que a NuConta é a conta digital gratuita da Nubank, que tem como uma das funcionalidades “guardar dinheiro”. E é nessa parte que o dinheiro do cliente começa a render.

NuConta

Mas como escolher entre NuConta ou poupança para aplicar o dinheiro? Existem alguns critérios que podem te ajudar a decidir qual dos dois tipos de investimentos é o melhor para você aplicar. Sendo um deles o rendimento de cada um.

É importante frisar que todo brasileiro precisa guardar dinheiro para eventuais problemas que podem surgir. Dessa forma, você não precisará se desesperar por não ter a quantia necessária. Além de não precisar recorrer a empréstimos.

Quem rende mais: NuConta ou poupança

Antes de escolher entre NuConta ou poupança, você precisa saber qual deles rende mais. Isso porque por mais que você queira apenas guardar o seu dinheiro, é importante que mesmo parado ele renda um determinado percentual.

Para começar você deve saber que o rendimento da poupança é, em média, de 4,5% ao ano, de acordo com a Taxa Selic. Vale ressaltar que esses valores são considerados baixos pelos especialistas, tendo em vista que existem outros investimentos que rendem mais.

Enquanto a NuConta rende 100% do CDI, diariamente. E quando o dinheiro é aplicado na conta, ele já começa a render na hora, em títulos públicos. Comparando a NuConta e a poupança o rendimento da primeira é maior que o da segunda.

Além desse alto rendimento, a NuConta não tem taxa. Mas inicialmente o valor pode parecer menor porque o aplicativo do Nubank mostra o saldo líquido do Imposto de Renda e também do IOF. 

Outra diferença entre as duas é que na NuConta o rendimento é diário, enquanto na poupança é mensal. Sendo assim, o rendimento é maior na conta do Nubank, já que o dinheiro irá render um pouco mais do que na poupança. 

Como a NuConta rende

Uma dúvida comum de quem guarda o dinheiro na NuConta é como ele rende. O Nubank não é um banco, mas sim uma Instituição de Pagamento (IP), que é outro tipo de organização supervisionada pelo Banco Central (BC).

Sendo assim, a NuConta não é uma conta corrente, mas sim uma conta de pagamentos. Assim, em vez de ter cobertura do Fundo de Garantidor de Créditos (FGC), as contas de pagamento ficam segregadas do patrimônio da IP responsável, sob o CPF do correntista.

E mesmo sem FGC os recursos deixados em contas de pagamento não se misturam ao patrimônio das IP, mantendo-se a salvo caso a instituição passe por qualquer tipo de apuro financeiro.

Diferentemente do que acontece com os recursos deixados em contas bancárias, que podem ser usadas pelos bancos para concederem crédito aos clientes. Enquanto o dinheiro que fica em contas de pagamento só pode ficar parado no Banco Central ou ser aplicado em títulos públicos,

E é assim que surge o rendimento da NuConta. Isso porque o Nubank escolheu a opção de investir os recursos dos correntistas em títulos públicos federais. Estes ficam custodiados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), possibilitando a isenção de qualquer tipo de taxa.

NuConta ou poupança: conheça as vantagens de cada uma

Para você se decidir entre NuConta ou poupança, separamos algumas vantagens de cada um. Confira!

Vantagens da NuConta

Uma das vantagens da NuConta é não cobrar a taxa de administração. Além de permitir que os clientes realizem transferências da conta para outros bancos sem custo por isso. Outro benefício é a possibilidade de pagar a fatura pela NuConta, dentro do aplicativo.

Essa pode ser uma ótima opção para os clientes que gostam de organizar o dinheiro durante o mês. Você ainda pode acumular o valor das faturas dentro da NuConta, para pagamento após a data de fechamento.

Vantagens da poupança

Um dos benefícios da poupança é a liquidez, já que os valores depositados podem ser sacados a qualquer momento. Porém, mesmo que a liquidez desse investimento seja boa, ela é perdida caso o dinheiro seja sacado antes do aniversário de 30 dias após o depósito.

Esse investimento é isento de taxas administrativas, já que os bancos não cobram por guardar o seu dinheiro. Além de não haver tributos incidentes, como o IOF ou IR, em ganhos de caderneta.

Outro ponto que é levado em consideração pelos investidores é que não há grande risco na realização de investimentos na poupança. As contas com até R$600 mil na poupança são 100% restituídas em casos de liquidação ou falência do banco.

Mateus Carvalho

Jornalista formado pela Unicarioca. Atualmente, repórter da Folha Dirigida e produtor de conteúdo no FinanceOne. Já fui colaborador do Torcedores.com.

Deixe uma resposta

Posts relacionados

ações para investir por um ano
Como investir em debêntures em 2018
Estudar o risco do investimento é importante para não ter prejuízos futuros
como investir na bolsa de valores
dúvidas-dos-investidores